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Tipo do documento: Dissertação
Title: Discussões acerca da percepção de qualidade na prestação de serviços numa instituição bancária no Município de Nova Iguaçu, RJ
Authors: Rocha, Mirian Cristina Vidal da
Orientador(a): Castro, Maria Cristina Drumond e
Keywords: serviços bancários;modelo de gap;marketing de serviços;banking services;gap model;services marketing
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 27-May-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ROCHA, Mirian Cristina Vidal da. Discussões acerca da percepção de qualidade na prestação de serviços numa instituição bancária no Município de Nova Iguaçu, RJ. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O objetivo central desta pesquisa é entender as problemáticas que circulam a política de relacionamento entre os consumidores e o grupo de profissionais bancários que trabalham em um banco comercial. Nestas interações entre bancários e clientes, a venda de serviços por muitas vezes é feita por métodos questionáveis. Através da utilização da Análise do Modelo de Gap da Qualidade proposto por Berry, Parasuraman e Zeithaml (2014), foi produzida uma reflexão sobre as problemáticas enfrentadas por uma instituição bancária que visem o atendimento das necessidades dos clientes, diante das perspectivas de clientes de alta renda e gerentes que trabalham na instituição bancária. Os objetivos secundários envolvem a verificação de como e quais serviços ofertados atuam na percepção de qualidade dos clientes da instituição analisada. Também será analisado como a participação dos profissionais pode interferir em práticas cotidianas de atendimento ao cliente revendo a eficiência percebida. A pesquisa é de natureza qualitativas e quantitativa não probabilística, realizada por meio de entrevistas com gerentes e clientes, aplicando questionários baseados no modelo proposto, para entender qual são as percepções da qualidade da prestação de serviços nas filiais do banco em estudo em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Os resultados das entrevistas apontam para um plano de ação estipulado por esta pesquisa que visa a curto, médio e longo prazo solucionar os problemas encontrados através dos relatos das entrevistas realizadas com clientes e gerentes para que se possa reformular a estrutura interna da empresa, assim como os canais de comunicação com seu público-alvo e todos os espaços que foram identificados por estarem suscetíveis a uma administração inadequada no banco em estudo.
Abstract: The main objective of this research is to understand the problems that circulate the policy of relationship between consumers and the group of banking professionals working in this institution. In these interactions between bankers and customers, the sale of services is often done by questionable methods. Through the use of the Quality Gap Model Analysis proposed by Berry, Parasuraman and Zeithaml (2014), a reflection was made on the problems faced by a banking institution aimed at meeting customer needs, in view of the prospects of high income clients and managers who work in the banking institution. Secondary objectives involve verifying how and what services are offered in the perceived quality of clients of the analyzed institution. It will also be analyzed how the participation of professionals can interfere in daily customer service practices by reviewing the perceived efficiency. The research is qualitative and non-probabilistic quantitative by means of interviews with managers and clients, applying questionnaires based on the proposed model, to understand the perceptions of the quality of service provision in the subsidiaries of the study bank in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The results of the interviews point to a plan of action stipulated by this research that aims at the short, medium and long term to solve the problems found through the reports of interviews with clients and managers so that the internal structure of the company can be reformulated, as well as the communication channels with its target audience and all the spaces that were identified because they are susceptible to an inadequate administration in the study bank.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15104
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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