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Tipo do documento: Dissertação
Title: Cooperação como ferramenta estratégica de desenvolvimento dos hotéis independentes: um estudo de caso no Vale do Café/RJ
Other Titles: Cooperation as a strategic tool for independent hotels development: a case study in the Vale do Café / RJ
Authors: Medina, Dian de Almeida
Orientador(a): Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Primeiro membro da banca: Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Segundo membro da banca: Olivares, Gustavo Lopes
Terceiro membro da banca: Barbosa, Maria Danielle Passos Ribeiro Campos
Quarto membro da banca: Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Keywords: Cooperação;Hotéis Independentes;Estratégia;Vale do Café;Cooperation;Independent Hotels;Strategy
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 15-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: MEDINA, Dian de Almeida. Cooperação como ferramenta estratégica de desenvolvimento dos hotéis independentes: um estudo de caso no Vale do Café/RJ. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Abstract: O objetivo geral deste estudo foi mensurar a viabilidade da cooperação como ferramenta estratégica de desenvolvimento do hotéis independentes localizados no Vale do Café/RJ. A pesquisa se desenvolveu em duas fases distintas. Na primeira fase buscou-se revisar a literatura afim de aviriguar o estado da arte acerca dos temas, e posteriormente realizou-se uma pesquisa exploratória para obter informações sobre o campo. A partir da pesquisa exploratória foi possivel identificar quais estratégias poderiam ser feitas de maneira cooperada na região do estudo. A primeira fase se encerrou com a elaboração do questionário. Na segunda fase do estudo realizou-se o pré-teste do instrumento de pesquisa, a coleta de dados e, finalizando, o processamento e a análise dos dados. A coleta de dados foi constituída de vinte e uma entrevistas aprofundadas. No estudo foram utilizados dois testes estatísticos, sendo um paramétrico (t de Student) e o outro não paramétrico (Kurskal Wallis). O objetivo destes testes foi verificar se a média dos graus de cooperação, concorrência e confiança entre os hotéis independentes do Vale do Café/RJ eram significativamente diferentes ou se esta diferença era originada somente devido a fatores casuais. Os dois testes provaram que as médias dos graus de cooperação, concorrência e confiança entre as empresas não tinham diferença significativa, podendo ser consideradas iguais. Como parte dos resultados, obteve-se o percentual de viabilidade destas estratégias poderem ser, ou não, realizadas de forma cooperada. Foram consideradas viáveis de serem realizadas de forma cooperada as estratégias com mais de 50% de viabilidade, na opinão dos gestores das empresas pesquisadas. Em resposta ao objetivo geral, a viabilidade de dez estratégias foi mensurada e constatou-se que a cooperação é possível de ser realizada. Em resposta aos outros objetivos intermediários do estudo, são oferecidos resultados referentes a descrição das empresas e dos atores entrevistados, as práticas de cooperação realizadas na região e as dificuldades de se cooperar pela ótica dos gestores. Por fim, o autor propõe práticas que podem ser consideradas pelo gestores para a implementação de uma estrutura de cooperação na região estuda.
Abstract: The aim of this study was to measure the viability of cooperation as a strategic tool for independent hotels located in the Vale do Café / RJ. The research was carried out in two distinct phases. In the first phase we have sought to conduct a literature review to ascertain the state of the art on the studied issues and subsequently held an exploratory research. From the exploratory research was possible to identify which strategies could be made in a cooperative manner in the study area. The first phase ended with the preparation of the questionnaire. In the second phase of the study took place the test of the research tool, data collection and, finishing, processing and analysis of data. Data collection consisted of twenty-one depth interviews. In the study we used two statistical tests, a parametric (t Student) and a nonparametric (Kurskal Wallis). The purpose of these tests was to determine whether the average degree of cooperation, competition and trust among independent hotels in the Vale do Café / RJ were significantly different or if this difference was caused only due casual factors. Both tests proved that the mean degree of cooperation, competition and trust between the companies had no significant difference, and can be considered equal. As part of the results, obtained was the percentage of viability of these strategies can be, or not held in a cooperative manner. They were considered feasible to be carried out cooperatively form strategies with over 50% viability, In the opinion of the managers of the companies surveyed. In response to the general objective, the viability of ten strategies was measured and it was found that co-operation can be performed. In response to other intermediate objetives of the study are provided results for the description of companies and stakeholders interviewed, cooperation practices carried out in the region and the difficulties of cooperation from the perspective of managers. Finally, the author proposes practices that may be considered by the managers for implementing a cooperation structure in the region studied.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15089
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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