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Tipo do documento: Dissertação
Title: Desenvolvimento do INOVA - um modelo para a adoção do Escritório de Processos como mecanismo de inovação organizacional
Other Titles: Development of INOVA - An Process Management Office model as an organizational innovation mechanism
Authors: Faria, Ada Guagliardi
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Terceiro membro da banca: Nogueira, Mauro Oddo
Keywords: Modelo;Gestão de Processos na Administração Pública;Inovação na Administração Pública;Escritório de Processos;INOVA;Model;Process Management in Public Administration;Innovation in Public Administration;Center of Excellence
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 11-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: FARIA, Ada Guagliardi. Desenvolvimento do INOVA - um modelo para a adoção do Escritório de Processos como mecanismo de inovação organizacional. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O presente trabalho apresenta a pesquisa aplicada de gestão de processos na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, sendo esta a unidade de administração central na qual estão concentradas as principais atividades administrativas do Instituto. A Reitoria introduziu a gestão de processos há pouco tempo para atender às exigências dos órgãos de controle, sendo uma forma de melhorar os processos organizacionais, além de obter um maior desempenho nos resultados produzidos. No entanto, para que a gestão dos processos do Instituto possa ser introduzida e consolidada, foi identificado, na literatura, a necessidade de um setor dedicado a realizar as atividades que envolvem o gerenciamento de processos. A criação do Escritório de Processos, atuando no conjunto de atividades que envolvem a gestão de processos, é proposta, no presente trabalho, como uma solução para aumentar a eficiência na questão de processos no IFRJ. O estudo teve como objetivo desenvolver um modelo para adoção de um Escritório de Processos ‒ INOVA ‒ baseado em estudos empíricos do ambiente organizacional do IFRJ, considerando as possíveis barreiras à inovação existentes que possam impactar a implantação de um Escritório de Processos, sendo esse considerado uma inovação organizacional no Instituto Federal. Por meio da implementação do Escritório, poderão ser realizadas inovações de serviço, com a melhoria significativa do serviço prestado e de processo, e com o redesenho e simplificação dos processos. As barreiras apontadas como ocorrentes em processos de implantação de inovação foram encontradas no contexto da gestão de processos, na implementação do Escritório. A pesquisa aponta quais são as melhores soluções para ultrapassar essas barreiras, considerando um modelo para adoção do Escritório de Processos para implantar a gestão de processos e levar inovação ao ambiente organizacional do IFRJ.
Abstract: This work presents the applied research of process management in the Rectory of the IFRJ, where the main administrative activities of the Institute are concentrated and the administrative unit that introduced the management of processes recently to meet the requirements of the control bodies, being a way to improve the organizational processes and as a consequence to obtain a greater performance in the produced results. However, in order for the management of the Institute's processes to be introduced and consolidated, a need has been identified in the literature for a dedicated sector to carry out the activities that involve process management. The creation of the Process Management Office, acting in the set of activities that involve the management of processes is proposed, in the present work, as a solution to increase the efficiency in the question of processes in the IFRJ. The study aimed to develop a model for the adoption of a Process Management Office – INOVA, based on empirical studies of the organizational environment of the IFRJ considering possible barriers to innovation that may impact the implementation of a Office, which is considered an organizational innovation in the Federal Institute. Through the implementation of the Office, service innovations can be realized, with the significant improvement of the service provided and of process, and with the redesign and simplification of the processes. The barriers identified as occurring in innovation deployment processes were found in the context of process management, in the implementation of the office. The research points out the best solutions to overcome these barriers, considering a model for adoption of the Process Management Office to implement process management and bring innovation to the organizational environment of the IFRJ.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15078
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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