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dc.contributor.authorLeme, Claudio de Oliveira Paes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:10Z-
dc.date.issued2018-06-26
dc.identifier.citationLEME, Claudio de Oliveira Paes. Análise do processo de obtenção de embalagens e da alternativa de integração vertical: estudo de caso numa empresa de cosméticos. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15077-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa consistiu em identificar oportunidades de melhoria de desempenho em uma empresa de cosméticos, por meio de análise comparativa entre o processo atual de obtenção de embalagens – efetuado por compra e o processo alternativo – que propõe sua produção interna, considerando as percepções dos gestores da empresa sobre os aspectos propulsores e restritivos pertinentes aos modelos (processos). A análise do atual processo de obtenção de embalagens de polietileno e a elaboração de modelos de integração vertical (ou produção interna), como alternativa para sua obtenção, constituíram etapas preliminares do estudo. Por sua vez, a interação entre o referencial teórico e as considerações dos gestores quanto à aplicação prática da estratégia alternativa destacou a integração vertical parcial ou híbrida como o modelo potencialmente capaz de proporcionar a melhoria de desempenho organizacional. Pois, as percepções dos gestores foram altamente favoráveis à fabricação própria de embalagens de polietileno, ao passo que, dentre os autores abordados na literatura consultada, a integração vertical híbrida emerge como modelo capaz de otimizar os recursos organizacionais, por combinar os benefícios que cada estratégia oferece. Portanto, a conclusão do estudo foi de que a estratégia de integração vertical parcial ou híbrida apresenta-se como uma oportunidade de inovação incremental potencialmente capaz de promover a melhoria dos objetivos de desempenho (confiabilidade, custo, flexibilidade, qualidade e rapidez) da empresa objeto de estudo, no que consiste à obtenção de embalagens.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectembalagempor
dc.subjectintegração verticalpor
dc.subjectstrategyeng
dc.subjectpackingeng
dc.subjectvertical Integrationeng
dc.titleAnálise do processo de obtenção de embalagens e da alternativa de integração vertical: estudo de caso numa empresa de cosméticospor
dc.title.alternativeAnalysis of the process of obtaining packages and the vertical integration alternative: case study in a cosmetics companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of the research was to identify opportunities for performance improvement in a cosmetics company, through a comparative analysis of the current process of obtaining packaging - made by purchase and the alternative process - that proposes its internal production, considering the perceptions of the managers on the propelling and restrictive aspects relevant to the models (processes). The analysis of the current process of obtaining polyethylene packages and the elaboration of vertical integration models (or internal production), as an alternative to obtain them, were preliminary stages of the study. In turn, the interaction between the theoretical reference and the managers' considerations regarding the practical application of the alternative strategy highlighted partial or hybrid vertical integration as the model potentially capable of improving organizational performance. For managers' perceptions were highly favorable to their own manufacture of polyethylene packaging, while among the authors discussed in the literature consulted, hybrid vertical integration emerges as a model capable of optimizing organizational resources by combining the benefits that each strategy offers. Therefore, the conclusion of the study was that the strategy of partial or hybrid vertical integration presents itself as an incremental innovation opportunity potentially able to promote the improvement of the performance objectives (reliability, cost, flexibility, quality and speed) of the target company in the acquisition of packaging.eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.advisor1ID080151197-66por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8194523141613358por
dc.contributor.referee1Olivares, Gustavo Lopes
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee3Rocha, Henrique Martins
dc.creator.ID009274187-89por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446826618133875por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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