Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Valéria de Paula
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:09Z-
dc.date.issued2017-07-14
dc.identifier.citationSilva, Valéria de Paula. Gestão do conhecimento pessoal para a melhoria dos resultados de projetos a partir de lições aprendidas: um estudo de caso com gestores tecnológicos em um centro de P&D. 2017. [ 151 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15074-
dc.description.abstractA velocidade com que acontecem as mudanças tecnológicas e as constantes demandas de mercado por soluções inovadoras e por um desenvolvimento tecnológico sustentável têm se configurado como grandes desafios para as empresas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), cujo conhecimento e potencial criativo estão entre os seus principais ativos. Soma-se a este cenário as exigências cada vez mais rígidas pelo cumprimento de requisitos legais e padrões de qualidade que assegurem que as metas da organização estejam em conformidade com os instrumentos reguladores. Sendo assim, as organizações precisam aprimorar seus modelos de gestão tecnológica para que sejam capazes de responder rapidamente a essas mudanças, seja por meio do desenvolvimento de projetos de inovação ou pela melhoria dos processos de P&D. Neste sentido, diversos mecanismos de gestão vêm sendo adotados para apoiar este processo. Por esta razão, a gestão do conhecimento pessoal (GCP) associada à prática de lições aprendidas se apresenta como importante ferramenta para desenvolver e aperfeiçoar os processos organizacionais visando à melhoria dos resultados dos projetos de P&D. Partindo deste entendimento, o presente estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: como os gestores tecnológicos, utilizam a Gestão do Conhecimento Pessoal para aprimorar os resultados dos projetos de P&D, a partir de Lições Aprendidas? Para buscar responder a esta questão foram realizadas pesquisas de campo no ambiente de P&D do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Miguez de Mello (CENPES), além de estudos em bases teóricas nas seguintes área de conhecimento: gestão do conhecimento (GC), gestão do conhecimento organizacional (GCO), gestão do conhecimento pessoal (GCP), lições aprendidas (LAs) e gestão tecnológica do portfólio de P&D. O presente estudo é de caráter descritivo, utilizando pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, tratados de forma qualitativa e tem como principais resultados achados nos campos de lições aprendidas em gestão de projetos, compartilhamento do conhecimento e contribuições para os resultados dos projetos de P&D. Espera-se que este estudo traga contribuições nos campos de gestão do conhecimento pessoal, lições aprendidas e melhoria de resultados em projetos de P&D, tais como a sistematização do aprendizado por meio da adoção de Comunidades de Prática (COPs) ou soluções integradoras que promovam o compartilhamento do conhecimento em rede.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do Conhecimento Pessoalpor
dc.subjectLições Aprendidaspor
dc.subjectGestão de Portfóliopor
dc.subjectP&Dpor
dc.subjectPersonal Knowledge Managementeng
dc.subjectLessons Learnedeng
dc.subjectPortfolio Managementeng
dc.subjectR&Deng
dc.titleGestão do conhecimento pessoal para a melhoria dos resultados de projetos a partir de lições aprendidas: um estudo de caso com gestores tecnológicos em um centro de P&Dpor
dc.title.alternativePersonal Knowledge Management to improve project results through lessons learned: a case study with technology managers at a R & D centereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe speed with which technological changes take place and the constant market demands for innovative solutions and for sustainable technological development have become major challenges for Research & Development (R & D) companies whose knowledge and creative potential are among their main assets. In addition to this scenario are the increasingly strict requirements for compliance with legal requirements and quality standards that ensure that the organization's goals are in compliance with the regulatory instruments. Therefore, organizations need to improve their technology management models so that they are able to respond quickly to these changes, either by developing innovation projects or by improving R & D processes. In this sense, several management mechanisms have been adopted to support this process. For this reason, the personal knowledge management (PKM) associated to the practice of lessons learned is presented as an important tool to develop and improve organizational processes aiming to improve the results of R & D projects. Based on this understanding, the present study was guided by the following research question: how do technological managers use Personal Knowledge Management to improve the results of R & D projects, based on Lessons Learned? In order to answer this question, field research was conducted in the R & D environment of the Leopoldo Miguez de Mello Research and Development Center (CENPES), as well as theoretical studies in the following areas of knowledge: knowledge management (KM), organizational knowledge management (OKM), personal knowledge management (PKM), lessons learned (LLs) and technological management of the R & D portfolio. The present study is descriptive, using bibliographical research, documentary, field research and single case study. The data were collected through semi-structured interviews, treated in a qualitative way and have as main results found in the fields of lessons learned in project management, knowledge sharing and contributions to the results of R & D projects. It is hoped that this study will bring contributions in the fields of personal knowledge management, lessons learned and results improvement in R & D projects, such as systematization of learning through the adoption of Communities of Practice (POPs) or integrative solutions that promote sharing networked knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.advisor1ID80496229753por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee3Sousa, Francisco José Batista de
dc.creator.ID82546720759por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7387912816288617por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAAKER, D. A.; KUMAR, V. DAY, G. S. Pesquisa de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004 745 p. ARMBRECHT, F. M. et al. Knowledge management in research and development. Research- Technology Management, v. 44, n. 4, p. 28-48, 2001. ALMEIDA, M .F. L.; MELO, M. A. C. Desenvolvimento tecnológico sustentável na perspectiva empresarial: a experiência da Petrobras. In: SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE GESTÃO TECNOLÓGICA, 11., 2005, Salvador. Anais... Salvador: ALTEC, 2005. p. 54- 54 ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005. 400 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2005. ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do Conhecimento no contexto de organizações atuantes no Brasil: uma mudança em direção ao conceito de “Gestão de Contextos Capacitantes”. Caderno de Ideias, Fundação Dom Cabral, Rio de Janeiro, ano 7, n.17, out. 2007. ANGELONI, M.T.; DAZZI, M.C.S. A era do conhecimento. In: VIDIGAL, R. da Silva; NEVES, A. (Orgs.). Gestão de empresas na era do conhecimento, Lisboa: Edições Silabo, 2003. p. 41-66. ANNUAL Study of Intangible Asset Market Value from Ocean Tomo, LLC. 2015. Ocean Tomo, Chicago, Mar. 2015. Disponível em:<http://www.oceantomo.com/2015/03/04/2015- intangible-asset-market-value-study/>. Acesso em: 23 jun. 2017. APSHVALKA, D.; WENDORFF, P. A. Framework of personal knowledge management in the context of organisational knowledge management. In: EUROPEAN CONFERENCE ON KNOWLEDGE MANAGEMENT (ECKM), 6th., 2005, United Kingdom. Proceedings... United Kingdom: Academic Conferences Limited, Reading, 2005. p. 34-41. ARGYRIS, C. Double loop learning in organizations. Harvard Business Review, p. 115-124, Sep–Oct, 1977. ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning: a theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978. BARCEIRO, R. B.; ANTÔNIO, J. A. C. Implementação da gestão do conhecimento: um estudo de casos em uma empresa de energia. In: RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, M. V. (Org). Gestão do Conhecimento e inovação nas empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011. p. 70-91 BARBIERI. J. C.; ÁLVARES, A. C. T.; CAJAZEIRA. J. E. R. Gestão de ideias para inovação continua. Porto Alegre: Bookman, 2009. BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2014. BARROSO, A. C. O.; DIDIO, R. J. Uma reflexão sobre estratégia, competitividade e conhecimento. Prodam Tecnologia, ano 2, n. 2, p.1-19, abr.-jun. 2009. Disponível em: <http://www.prodam.sp.gov.br/revista/pdfs/Art02_02.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2013. BECKMAN, T. A methodology for knowledge management. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCIENCE AND TECHNOLOGY FOR DEVELOPMENT AI AND SOFT COMPUTING CONFERENCE, 1997, Alberta, Alberta: Banff, Canada, 1997. BEDFORD, D. A. D. Enabling personal knowledge management with collaborative and semantic technologies. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, v. 38, n. 2, p. 32-39, 2012. BIASOLI-ALVES, Z. M. M.; DIAS DA SILVA, M. H. G. F. Análise qualitativa de dados de entrevista. Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia, n. 1, p. 61-69, 1992. BLAIR, M. (2006) Personal Knowledge Management: An approach to understanding what you know and need to know through conversation and story. [S.l.]: Pelerei, 2006. CARDOSO, M. A. Estratégia tecnológica e competitividade: o caso da Marcopolo. 2000. 91f. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. CARVALHO, R. Q., SANTOS, G. V.; BARROS, M. C., Neto. Funil de inovação aplicado à gestão estratégica de projetos de P&D focados no desenvolvimento de tecnologias: uma experiência no setor elétrico brasileiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 35, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011. CAVALCANTI, F. R. P. Gestão de Portfólio de Projetos: Fundamentos e Aplicação em Organização de P&D. In: CONGRESSO TECNOLÓGICO INFOBRASIL, 2, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Infobrasil, 2011. CAVALCANTI, M. Conhecimento e desigualdade. In: Vidigal da Silva, R.; Neves, A. (Orgs.). Gestão de empresas na era do conhecimento. Lisboa: Edições Silabo, 2003. p. 67-77. CAVALIERI, A.; RIBEIRO, P. C. A estrutura do gerenciamento de projetos. In: DISMORE, Paul Campbell (Sup.); CAVALIERI, A. (Org.). Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro base de preparação para certificação PMP. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. p.1-15. CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. CHATTI, M. A. Knowledge Management: a personal knowledge network perspective. Journal of Knowledge Management. v. 16, n. 5, p. 829-844, 2012. CHOO, C. W. A. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. CHRISTENSEN, C. M.; OVERDORF, M. Meeting the challenge of disruptive change. Harvard Business Review, p. 66-76, Mar.-Apr. 2000 CLELAND, D.I.; IRELAND, L.R. Gerenciamento de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. COOPER, R. G.; Edgett, S. J.; & Kleinschmidit, E. J. Portfolio Management: Fundamental to New Product Success. Product Development Institute, n. 12, 2001. Working Paper. CORRADO, C.; HULTEN, C.; SICHEL, D. Measuring Capital and Technology: An Expanded Framework. In: CORRADO, C.; J. HALTIWANGER, J.; SICHEL, D (Eds). Measuring capital in the new economy, Studies in Income and Wealth. Chicago: The University of Chicago, v. 65, 2005. CORTADA, J. W. Where did knowledge workers come from? In: CORTADA, J. W. Rise of the knowledge worker. United Kingdom: Bwtterworth-Heinemann, 1998. p. 3-21 COSTA, M. D.; KRUKEN, L.; ABREU, A. F. Gestão da informação ou gestão do conhecimento? Revista ACB, Santa Catarina, v. 5, n. 5, 2000. COSTA, W. C. F.; DE TOLEDO, J. C. Lições Aprendidas no desenvolvimento de produtos: Proposta de incorporação em revisões de fase. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - CBGDO, 9., Anais... Porto Alegre, 2011. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014. DAVENPORT, T. H.; GLASER, G. Just-in-time delivery comes to knowledge management. Harvard Business Review, p. 107-111, Julho. 2002. DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Working knowledge: how organizations manage what they know. Boston, Mass: Harvard Business School Press, 1998. DAVENPORT, T. D.; MARCHAND, D. A.; DICKSON, T. Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004. DOBBINS, M.; ROBESON, P.; CILISKA, D.; HANNA, S.; CAMERON, R.; O’MARA, L.; DECORBY, K.; MERCER, S. A description of a knowledge broker role implemented as part of a randomized controlled trial evaluating three knowledge translation strategies. Implementation science,v. 4, n. 23, p. 1-9, 27 abr. 2009. DRUCKER, P. F. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993. DRUCKER, P. F. A organização do futuro: como prepara hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997. _____________. Knowledge-worker productivity: The biggest challenge. California Management Review, v. 41, n. 2; p. 79-94, winter 1999. _____________. Prática da administração de empresas. Cengage Learning Editores: São Paulo, 1981. DUARTE, E. N.; SILVA, A. K.; COSTA, S. Q. Gestão da informação e do conhecimento: práticas de empresa excelente em gestão empresarial extensivas a unidades de informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 97-107, 2007. EFIMOVA, L. Understanding personal knowledge management: a weblog case. Enschede, The Netherlands: Telematica Instituut, 2005. FERENHOF, H. A.; FORCELLINI, F. A.; VARVAKIS, G. Lições aprendidas: agregando valor ao gerenciamento de projetos. Revista de Gestão e Projetos – GeP, v. 4, n. 3, p. 197-209, set. /dez. 2013. FIGUEIREDO, P. N. Aprendizagem tecnológica e performance competitiva. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. FRAND, J.; HIXON, C. Personal Knowledge Management: who, what, why, when, where, how?, disponível em: www.anderson.ucla.edu/faculty/jason. frand/researcher/speeches/PKM.htm. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIBSON, G.; CALDAS, C. H.; YOHE, A. M.; WEERASOORIYA, R. An analysis of lessons learned program in the construction industry. Construction Industry Institute Research Report 230-11. Austin: University of Texas, 2007. 251p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. GUIMARÃES, A. A.; Lamas, J. E.; Boscolo, P. G. Gestão do conhecimento em áreas de P&D: estudo de caso em empresas brasileiras de grande porte. 2007. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Departamento de Conhecimento, Tecnologia e Inovação, Fundação Instituto de Administração, São Paulo, 2007. HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995. HIGGISON, S. Your say: personal knowledge management. Inside Knowledge, v. 7, n. 7, p. 1-14, 2004. HITT, M. A.; HOSKISSON, R. E.; IRELAND, R. D. Administração estratégica. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2008. JAIN, P. Personal knowledge management: the foundation of organizational knowledge management. South African Journal of Libraries and Information Science, South Africa, v. 77, n. 1, p. 1-14, 2011. KERZNER, H. Gestão de Projetos: as melhores práticas. Tradução Lene Belon Ribeiro. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006. 824 p. LEITE, L. F. Inovação o combustível do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. LUNARDI, G. L.; FRIO, R. S.; BRUM, M. de M. Tecnologia da informação e sustentabilidade: levantamento das principais práticas verdes aplicadas à área de tecnologia. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 4, n. 2, p. 159-172, dez. 2011. LUZIO, F. F. Fazendo a estratégia acontecer: como criar e implementar as iniciativas da organização. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. MADEIRA, G. S.; PEREIRA, M. Conhecimento e decisão: a gestão do conhecimento pessoal para a tomada de decisões corporativas. Revista Gestão Industrial, Paraná, v. 6, n. 4, p. 1-32, 2010. MALHOTRA, Y. Deciphering the knowledge management hype. The Journal for Quality & Participation. Cincinnati, Ohio, v. 21, n. 4, p. 58-60, July/Aug. 1998 MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MAURO, P. A.; BURMANN, F.N.; CLEMENTE, A. A.; CLEMENTE, R. G.; CRUZ, D. K. da. O papel dos technology brockers na facilitação da inovação aberta: uma análise de tipos, características e funcionalidades modelo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 31., 2011, Belo Horizonte, MG. Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: desafios da engenharia de produção na consolidação do Brasil no cenário econômico mundial. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_tn_sto_142_896_19277.pdf> Acesso em: 27 jun. 2017. MATHESON, D.; MATHESON, J. The smart organization: creating value through strategic R&D. Boston, Mass: Harvard Business Press. 1998. MEREDITH, J.R.; MANTEL, S. J. Administração de projetos: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2003. MIGUEL, L. A. P.; TEIXEIRA, M. L. M. Valores organizacionais e criação do conhecimento organizacional inovador. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 36-56, jan. /mar. 2009. MIKKOLA, J. H. Portfolio management of R&D projects: implications for innovation management. Frederiksberg, Denmark: Copenhagen Business School, Department of Industrial Economics and Strategy. 2001. p. 423-435. MILTON, N. The lessons learned handbook: practical approaches to learning from experience. Oxford, UK: Chandos Publishing, 2010. NONAKA I.; KROGH, G. V. Perspective: tacit knowledge and knowledge conversion: controversy and advancement in organizational knowledge creation theory. Organization Science, v. 20, n. 3, p. 635-652, May-June 2009. NONAKA, I.; KONNO, N. The concept of ‘ba’: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, v. 40, n. 3, p. 40-54, spring 1998. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008 OCDE. Manual de Frascati: proposta de práticas exemplares para inquéritos sobre investigação e desenvolvimento experimental. Portugal: F. Iniciativas 2002. OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3rd edition. Paris, France: OECD Publishing, 2006. OCDE. The knowledge-based economy. Paris: OECD Observer, 1996. p.102. PAULEEN, D. J. Personal knowledge management: putting the person back into the knowledge equation. Online Information Review: the international journal of digital information research and use, England, v. 33, n. 2, p. 221–224, 2009. PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Org.). Personal knowledge management: individual, organizational and social perspectives. In: DAVENPORT, T. H. Personal knowledge management and knowledge worker capabilities. Farnham Surrey, England: Gower Publishing Limited, 2011. p. 635-652. PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Org.). Personal knowledge management: individual, organizational and social perspectives. In: ______. The nature and value of personal knowledge management. Farnham Surrey, England: Gower Publishing Limited, 2011. PEDROSO, C.; PAULA, I. C.; SOUZA, J. S. Análise comparativa de ferramentas de gestão de portfólio: um estudo de caso na indústria alimentícia. Produção, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 4, p. 637-650. set./dez. 2012. PETROBRAS. Relatório de administração 2014. Rio de Janeiro: Petrobras, 2014. PETROBRAS. Relatório de administração 2015. Rio de Janeiro: Petrobras, 2015. PETROBRAS. Relatório de tecnologia 2014. Rio de Janeiro: Petrobras, 2014. PIZZANI, L.; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria Bello; HAYASHI , Maria Cristina Piumbato Innocentini . A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp. br/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/522/pdf_28> Acesso em: 20 abr. 2016. PMBOK A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ed. USA: PMI. Project Management Institute. Four Campus Boulevard, Newton Sq, Pennsylvania USA, 2013. POLANYI, M. The tacit dimension. Routledge & Kegan Paul: London, 1966. POR, G. Nurturing systemic wisdom through knowledge ecology. The systems thinker, v. 11 n. 8, p. 1-5, Oct. 2000. PORTER, M. The competitive advantage of nations. London: Free Press, 1990. PORTO, G.; COSTA, R. P. Abordagens da inovação. In: PORTO, G. (Org.). Gestão da ilha e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2013. p. 45-77 PRADO, P.; COHEN, E. Transferência de conhecimento e lições aprendidas no desenvolvimento de projetos: um estudo de caso para compreensão do processo. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA – SEGeT, 9., 2012, p. 1-14. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamentos de Projetos: Guia PMBOK. 5.ed. Pennsylvania: Campus Boulevard, 2013. QUANDT, C. O. et al. Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no setor elétrico brasileiro. Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, n. 2, p. 243-255, 2008. RAMOS FILHO, A. C. Lições aprendidas como alavancador do conhecimento organizacional: Um estudo de casos com aquisições internacionais. In: RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, M. V. (Org). Gestão do conhecimento e inovação nas empresas. Rio de Janeiro: QUALITYMARK, 2011. p.179-199. RAZMERITA, L.; KIRCHNER, K.; SUDZINA, F. Personal knowledge management: the role of Web 2.0 tools for managing knowledge at individual and organizational levels. Online Information Review, v. 33, n. 6, p. 1021-1039, 2009. REIS, D. R. Gestão da inovação tecnológica, São Paulo: Manole Ltda, 2004. Rodriguez, M. V. R. Gestão empresarial: organizações aprendizes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágios e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1999. ROUSSEL, P. A; SAAD, K. N.; BOHLIN, N. Pesquisa & Desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 1992. SANTIAGO JR., José Renato Sátiro. Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004. SANTOS, M. C. B. G.; PINHO M. Estratégias tecnológicas em transformação: um estudo da indústria farmacêutica brasileira. Rev. Gestão & Produção, v 19, n 2, p. 405-418, 2012. SARTORI, Fabio. J.; SOARES, Sergio D. Sistema tecnológico da Petrobras: do poço ao posto. In: CONFERÊNCIA PANAMERICANA DE END, 4., 2007, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: AAENDE, 2007. SÁ-SILVA, J.R.; ALMEIDA, C.D.; GUINDANE, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev. Bras. Hist. Cienc. Soc., v.1, n.1, p.1-15, 2009. SCHINDLER, M.; EPPLER, M. J. Harvesting project knowledge: a review of project learning methods and success factors. International Journal of Project Management, v. 21, n. 3, p. 219-228, 2003. SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16. ed. RSILVA EL. A pesquisa e suas classificações. In: SILVA, E.l.; MENEZES E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p. SILVA, R.; SOFFNER, R; PINHÃO, C. A era do conhecimento. In: SILVA, Vidigal; NEVES, A. (Orgs.). Gestão de empresas na era do conhecimento. Lisboa: Edições Silabo, 2003. p. 41-66. SOARES, F. R.; QUADROS, R. Avaliação do processo de gerenciamento de portfólio de projetos de P&D: caso CEMIG. In: SEMINARIO DE GESTIÓN TECNOLÓGICA, 12. 2007, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires: ALTEC, 2007. SOUSA, P. A.; RAMOS FILHO, A. C.; VASCONCELOS, C. H. Gestão do Conhecimento Pessoal: Definições e Proposições para uma Nova Agenda de Pesquisa. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO TECNOLÓGICA, 11., 2014, Resende. Anais... Resende: Rialidebr, 2014. SOUSA, P. A. Gestão do conhecimento pessoal dos docentes de cursos em administração: um estudo comparativo entre uma universidade tradicional e uma universidade corporativa. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. STAKE, R. Pesquisa qualitativa. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2011. ___________. Case studies. In: Denzin NK, Lincoln YS (Org). Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. TARAPANOFF, K. Gestão do Conhecimento: conceitos e modelos. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UnB, 2001, p.143-163. STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artimed, Bookman, 2008. TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial - uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2001. THOMAS, D. R. A general inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. American Journal of Evaluation. v. 27, n. 2, Jun. 2006. TISSEN, R.; ANDRIESSEN, D.; DEPREZ, F. L. Value-based knowledge management: Creating the 21st century company: Knowledge intensive, people rich. Amsterdam: Addison- Wesley Longman. 1998. TIWANA, A. The knowledge management toolkit: practical techniques for building a knowledge management system. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall PTR, 2000. TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; MENDES, G. H. S.; JUGEND, D. Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte. Gestão & Produção, v. 15, n. 1, 2008. TROCHIM, W. M. K. Outcome pattern matching and program theory. Evaluation and Program Planning. v.12, p.355-366, 1989.io de Janeiro: Best Seller, 2004. VASCONCELLOS, E.; SAIA, J. R. Integração entre P&D e estratégia da empresa: o caso Polialden. Revista de Administração, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 62-72, jul./set., 1993. VASCONCELOS, F. C.; CYRINO, A. B. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 20-37, out. /dez. 2000. VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n. 7, p. 60-84, 2008. VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2006. _______________. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. VILLARDI, B. Q.; LEITÃO, S. P. Organização de aprendizagem e mudança organizacional. Revista de Administração Pública, v. 34, n. 3, p.53-70, 2000. WEBER, R. et al., I. Intelligent lessons learned systems. International Journal of Expert Systems Research & Applications, v. 20, n.1, p. 17-34, 2001. WHEELWRIGHT, S. C. Manufacturing strategy: defining the missing link, Strategic Management Journal, v. 5, n. 1, p. 77-91, 1984. WEN, Y. F. An effectiveness measurement model for knowledge management. Knowledge- Based Systems, v. 22, n. 5, p. 363–367, 2009. WIIG, K. M. Application of Knowledge Management in Public Administration. Texas: Knowledge Research Institute, 2000. WRIGHT, K. Personal knowledge management: Supporting individual knowledge worker performance. Knowledge Management, Research and Practice, v. 3, n. 3, p. 156–165, 2005. YAMAOKA, E. J. Organização e Representação do Conhecimento: uma proposta de arquitetura. In: CARVALHO I. M.; et al (Org.) Gestão do Conhecimento uma estratégia empresarial. Brasília: Serpro, 2006. p. 15-46 YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. ZHANG, Z. Personalising organisational knowledge and organisationalising personal knowledge, Online Information Review, v. 33, n. 2, p. 237-56, 2009. ZHEN, L.; SONG, H. T.; HE, J. T. Recommender systems for personal knowledge management in collaborative environments. Expert Systems with Applications, v. 39, n. 16, p. 12536–12542, 2012.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64447/2017%20-%20Val%c3%a9ria%20de%20Paula%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4484
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-03-30T13:23:52Z No. of bitstreams: 1 2017 - Valéria de Paula Silva.pdf: 4116204 bytes, checksum: 3fe5af86a097c246c03cf1634c15f542 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T13:23:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Valéria de Paula Silva.pdf: 4116204 bytes, checksum: 3fe5af86a097c246c03cf1634c15f542 (MD5) Previous issue date: 2017-07-14eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Valéria de Paula Silva.pdfValéria de Paula Silva4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.