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Tipo do documento: Dissertação
Title: Grau de satisfação dos clientes Estilo Digital do Banco do Brasil: um estudo com clientes de agências do Estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Degree of satisfaction of Estilo Digital clients of the Banco do Brasil: a research with clients from branches of the State of Rio de Janeiro
Authors: Macedo, Bruno Lacerda
Orientador(a): Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Primeiro membro da banca: Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Segundo membro da banca: Afonso, Carla Winter
Terceiro membro da banca: Domingues Júnior, Paulo Lourenço
Keywords: Serviço Bancário;Satisfação do Cliente;Segmento Alta Renda;Banco do Brasil;Banking Service;Customer Satisfaction;High Income Bracket
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 26-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: MACEDO, Bruno Lacerda. Grau de satisfação dos clientes Estilo Digital do Banco do Brasil: um estudo com clientes de agências do Estado do Rio de Janeiro. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O objetivo geral deste estudo foi mensurar o grau de satisfação dos clientes do segmento alta renda do Banco do Brasil em relação aos serviços oferecidos nas agências Estilo Digital do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em duas fases, sendo a primeira de abordagem qualitativa e a segunda de abordagem quantitativa. A primeira fase foi desenvolvida para identificar atributos importantes para a satisfação do cliente bancário. Após a indicação espontânea de 31 atributos do serviço bancário feita por clientes e funcionários do Banco do Brasil, o segundo passo foi levar estes atributos para uma análise de um executivo do BB que junto de sua equipe sugeriu os 12 mais interessantes para serem trabalhados na fase quantitativa. Já a segunda fase teve como objetivo definir qual o grau de importância dos atributos para a satisfação do cliente e o grau de satisfação geral e por atributo, dentre os 12 selecionados para a pesquisa. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritiva, com perguntas estruturadas respondidas por 400 clientes através de questionários coletados de forma presencial e digital. Presencialmente a pesquisa foi realizada em duas agências BB Estilo Digital na cidade do Rio de Janeiro e uma agência Estilo Digital no município de Petrópolis, região serrada do Estado do Rio de Janeiro. Pela forma digital foram enviados e-mails e links via WhatsApp para clientes da agência Estilo Petrópolis, dependência onde o autor do projeto trabalha atualmente. Os resultados da pesquisa indicaram que o cliente está satisfeito com o serviço oferecido nas agências Estilo Digital visto que a nota média na avaliação geral foi 8,64 em uma escala de 1 a 10 e todos os doze atributos ficaram acima da zona de indiferença de 3, em uma escala de 1 a 5. O atributo mais importante para o cliente foi a ‘confiança na instituição’, seguido de ‘facilidade de contato com o gerente’ e ‘simpatia e cordialidade no trato’. Por último em relação ao grau de importância dentre os doze atributos pesquisados ficou o ‘estacionamento próprio ou em condomínio’. Já em relação ao grau de satisfação do cliente Estilo, o atributo no qual os clientes estão mais satisfeitos foi ‘confiança na instituição’, seguido de ‘simpatia e cordialidade no trato’ e ‘facilidade de contato com o gerente’. Na última colocação ficou o atributo ‘estacionamento próprio ou em condomínio’, mesma posição que tinha alcançado na avaliação do grau de importância. Dessa forma, a pesquisa concluiu que os clientes Estilo estão satisfeitos com o serviço oferecido nas agências Estilo Digital, sobretudo nos atributos em que os clientes consideram mais importantes. Adicionalmente, o trabalho constatou que existe uma forte correlação (0,98) entre os atributos mais importantes para a satisfação do cliente com os atributos nos quais os clientes estão mais satisfeitos, mostrando que o Banco do Brasil conhece seu cliente e tem como estratégia focar em soluções que melhorem a satisfação do cliente justamente nos atributos em que estes consideram mais importantes.
Abstract: The general objective of this study was to measure the degree of satisfaction of customers belonging to the high-income segment of the Banco do Brasil regarding services offered by the Estilo Digital branches in the State of Rio de Janeiro. The research was done in two phases, the first using a qualitative approach and the second a quantitative approach. The first phase was developed to identify important attributes related to the satisfaction of the banking customer. After a spontaneous identification of 31 banking service attributes made by customers and employees of the Banco do Brasil, the second step was to present these attributes to a BB executive for analysis, who with the help of a team suggested which were the 12 most interesting ones to work on in the quantitative phase. The objective of the second phase was then to define the degree of importance of the attributes regarding customer satisfaction, and the degree of general satisfaction and by attribute, of the 12 selected for the research. For that purpose, a descriptive type quantitative approach study was done, with structured questions answered by 400 customers through questionnaires collected in person and digitally. The research was conducted at two BB Estilo Digital branches in the city of Rio de Janeiro and one Estilo Digital branch in the municipality of Petrópolis, a mountainous region in the State of Rio de Janeiro. E-mails and links were sent in a digital format via WhatsApp to customers of the Estilo Petrópolis branch, site at which the author of the project works at the present time. The results of the study indicate that the customer is satisfied with the services offered by Estilo Digital branches, since the general evaluation average score was 8.64 on a scale of 1 to 10, and all twelve attributes remained above the indifferent zone of 3, on a scale of 1 to 5. The most important attribute for the client was “trust in the institution”, followed by “ease to contact management” and “courtesy and friendliness during interactions”. Regarding the degree of importance of the 12 attributes studied, the least one was “private parking or in a condominium”. In relation to the degree of satisfaction of Estilo customers, the attribute with which customers were most satisfied was “trust in the institution”, followed by “courtesy and friendliness during interactions” and “ease to contact management”. The attribute “private parking or in a condominium” came in last, the same ranking it received when evaluating the degree of importance. Because of this, the research concluded that Estilo customers are satisfied with the services provided by Estilo Digital, especially regarding attributes customers consider to be the most important. Moreover, the study confirmed there is a strong correlation (0.98) between the most important attributes for customer satisfaction and the attributes that customers are most satisfied with, showing that Banco do Brasil knows their customer base and has a strategy of focusing on solutions to improve customer satisfaction, specifically regarding attributes the customers consider to be the most importante.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15064
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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