Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15055
Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas de Gestão do Conhecimento em organizações de ensino: um diagnóstico do sistema de educação a distância do IFRJ
Other Titles: Practices of Knowledge Management in teaching organizations: a diagnosis of the IFRJ distance education system
Authors: Calmeto, Thiago Luis Lopes
Orientador(a): Cribb, André Yves
Primeiro membro da banca: Cribb, André Yves
Segundo membro da banca: Drumond e Castro, Maria Cristina
Terceiro membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Quarto membro da banca: Sousa, Manoel Alexandre Silvestre Friques de
Keywords: Gestão do Conhecimento;Conhecimento Organizacional;Organizações de Ensino;Educação a Distância;Knowledge Management;Organizational Knowledge;Public Educational Organizations;Distance Education
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 2-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: CALMETO, Thiago Luís Lopes. Práticas de Gestão do Conhecimento em organizações de ensino: um diagnóstico do sistema de educação a distância do IFRJ. 2020. 155 F. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: O contexto de evolução constante da sociedade traz consigo a influência de diversos fatores nos níveis político, social, econômico, cultural e tecnológico, o que enseja mudanças e adaptações a cada momento histórico. A era do conhecimento trouxe com ela a necessidade de reação rápida a estas mudanças, fazendo com que pessoas, organizações e nações passem por transformações a todo tempo. Nesse sentido, organizações públicas e privadas devem estar preparadas para estas mudanças, com a adoção de novos modelos de gestão para que se mantenham vivas e atuantes na sociedade contemporânea, onde o conhecimento é o principal recurso estratégico a ser gerido, de modo a alcançar, com seus produtos e serviços, vantagem competitiva, eficiência e desempenho organizacional. Com essa tendência, as organizações públicas, inclusive as de ensino, também passaram a reconhecer a importância de valorizar o conhecimento para a consecução de seus objetivos. Do mesmo modo, as organizações de ensino que trabalham com educação a distância (EaD), modalidade crescente no Brasil, focam na atualização de conhecimentos para se manterem competitivas e inovadoras, aplicando estes conhecimentos no seu contexto educacional e organizacional. Dessa forma, a Gestão do Conhecimento (GC) surge como aliada dessas organizações, como uma ferramenta estratégica capaz de fazer com que o conhecimento gerido agregue valor às ações, processos, produtos e serviços, a partir da aplicação de práticas que fomentem os processos de criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento em nível individual, de grupos e organizacional. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo diagnosticar as práticas de GC aplicadas no sistema de EaD do IFRJ. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa e quantitativa, natureza exploratório-descritiva e aplicada, a partir de um estudo de caso único, com pesquisas de campo, bibliográfica e documental. Os sujeitos foram os colaboradores do sistema de EaD do IFRJ (composto pelo Núcleo de Educação a Distância e polos de apoio presencial), e aqueles com interesse nas ações desenvolvidas em EaD, sendo, portanto, uma amostragem intencional. Para a coleta, utilizou-se de observações, questionários e roteiro de entrevistas semiestruturadas, para identificar as práticas e examinar como ocorrem os processos de GC no universo pesquisado. Os resultados mostraram que há poucas práticas de GC aplicadas dentre as existentes na literatura, e que os processos de GC são críticos, ocorrem de forma esporádica e aleatória, e carecem de atenção. Concluiu-se, portanto, que a GC é praticada de forma incipiente, informal e não efetiva no universo pesquisado, não havendo um projeto formal de GC. A partir destes resultados, foram propostas recomendações para a adequação e implementação efetiva da GC no sistema de EaD do IFRJ, por entender que a formalização de sua prática neste universo pode contribuir com a organização no desenvolvimento da modalidade EaD em todos os aspectos que a envolve, como também na busca e alcance do objetivo estratégico de consolidar a EaD como modalidade de ensino.
Abstract: The context of constant evolution of society brings with it the influence of many factors on the political, social, economic, cultural and technological levels has led to changes and adaptations at each historical moment. The age of knowledge has brought with it the need for rapid reaction to these changes, causing people, organizations and nations to undergo transformations all the time. In this sense, public and private organizations must be prepared for these changes, with the adoption of new management models to remain alive and active in contemporary society, where knowledge is the main strategic resource to be treated and managed, so as to achieve, with its products and services, competitive advantage, efficiency and organizational performance. With this trend, public organizations, including educational organizations, have also come to recognize the importance of valuing knowledge for the achievement of its goals. In this sense, the educational organizations that work with Distance Education (DE), a growing modality in Brazil, focus on updating knowledge to remain competitive and innovative, applying this knowledge in their educational and organizational context. Thus, Knowledge Management (KM) emerges as an ally of these organizations, as a strategic tool capable of making managed knowledge add value to actions, processes, products and services, through the application of practices that put forward the processes of knowledge creation, storage, sharing and application at individual, group and organizational levels. Therefore, the present research aimed to diagnose the KM practices applied in the IFRJ DE system. The research presents a qualitative and quantitative approach, exploratory, descriptive and applied nature, based on a single case study, starting from field, bibliographic and documentary research. The research subjects were the collaborators of the IFRJ DE system (composed by DE department and face-to-face distance learning centers), and those who are interested in the actions developed in DE by the organization, thus being an intentional sampling. For the data collection, it was used observations, questionnaire and script of semi-structured interviews, to identify the practices and examine how the KM processes occur in this research place. The results showed that there are few KM practices applied in the literature, and that KM processes are critical, occur sporadically and randomly, and need attention. It was concluded, therefore, that KM is practiced in an incipient, informal and ineffective way in the researched universe, and there is no formal KM project. Based on these results, some recommendations were proposed for the adequation and effective implementation of KM in IFRJ DE system, as it understands that the formalization of its practice can contribute to the organization in the development of the DE in all aspects that involve it, as well in the pursuit and achievement of the strategic objective of consolidating DE as a teaching modality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15055
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Thiago Luis Lopes Calmeto.Pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.