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dc.contributor.authorReis, Renata Ornellas Felisberto de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:59Z-
dc.date.issued2019-09-25
dc.identifier.citationREIS, Renata Ornellas Felisberto de Lima. Razões para se qualificar no setor público: diretrizes fundamentadas na motivação para aprender e carreira dos servidores técnicos administrativos em educação da UFRRJ. 2019. 262p. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15050-
dc.description.abstractA Gestão Estratégica de Pessoas no setor público vem sendo construída ao longo dos anos, a partir da valorização das competências profissionais individuais para o desenvolvimento profissional e de carreira. A força de trabalho das IFES, composta por servidores docentes e Técnicos Administrativos em Educação – TAE, é regida pela Lei 8.112/1990, e os servidores TAE em específico também por um plano de cargos e salários da Lei 11.091/2005 – PPCTAE. Servidores ingressam no setor público mediante aprovação em concurso público autorizado para um cargo de nível de qualificação pré-estabelecido. Desde 2008 com a adesão da UFRRJ ao Programa de Reestruturação e Expansão da Educação nas Universidades Federais - REUNI, se abriram concursos públicos para ingresso de servidores e atender ao crescimento de cursos de graduação e pós-graduação nessa IFES. Nesses concursos se observou que os servidores TAE aprovados que tomam posse detinham qualificação acima da requerida na descrição de cargo do concurso e que após o ingresso continuam a se qualificar. Nesse contexto, nesta pesquisa aplicada de cunho interpretacionista qualitativa se identificam razões do servidor TAE da UFRRJ para buscar se qualificar acima do mínimo requerido na carreira que a Instituição lhe oferece e desenvolver suas competências profissionais e sua carreira. A coleta de dados empíricos foi realizada por levantamento de documentos institucionais, físicos e virtuais, e por entrevistas semiestruturadas com roteiro junto aos servidores TAE dos cargos de Assistente em Administração e Administrador, ingressantes de concursos realizados após a adesão ao REUNI pela UFRRJ em 2008. A análise dos dados empíricos foi efetuada mediante análise de conteúdo categorial. Como resultado identificou-se quatorze razões na perspectiva dos entrevistados, tais como estar predisposto à qualificação, considerar a qualificação um meio de trilhar carreira no setor público, e suas competências profissionais resultarem de sua qualificação formal, e lhe dá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. Portanto, foram formuladas sete diretrizes, tais como criação de um Banco de Talentos interno, planos para agrupamento e utilização das competências dos servidores, capacitação gerencial, políticas de retenção do servidor TAE, capazes de subsidiar um plano de identificação das competências individuais e da percepção de carreira dos servidores TAE da UFRRJ, propiciadoras da Gestão de pessoas por Competências nessa IFESpor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão estratégica de pessoas no setor públicopor
dc.subjectMotivação para o trabalhopor
dc.subjectQualificação e carreira no setor públicopor
dc.subjectServidor técnico administrativo em educaçãopor
dc.subjectInstituição federal de educação superiorpor
dc.subjectPublic sector strategic human resource managementeng
dc.subjectWork motivationeng
dc.subjectPublic sector qualification and career developmenteng
dc.subjectAdministrative technician in educationeng
dc.subjectHEIeng
dc.titleRazões para se qualificar no setor público: diretrizes fundamentadas na motivação para aprender e carreira dos servidores técnicos administrativos em educação da UFRRJpor
dc.title.alternativeReasons to qualify in the public sector guidelines based on motivation to learn and career of the UFRRJ'S education administrative technical servantseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherStrategic People Management in the public sector has been built over the years, based on individual´s professional competencies relevancy for professional and career development. The Higher Education Institutions-HEIs workforce, composed of teaching and education administrative technicians–EAT staffs, is managed by Law nr. 8,112/1990, and specifically EAT servants, also managed by a position and salary plan under Law nr. 11.091/2005 – called PPCTAE. Servers enter the public sector upon approval of an authorized public exam for a pre-established qualification level position. Since 2008 with the adhesion of UFRRJ to the Restructuring Program and Education Expansion at Federal Universities - REUNI, public exams have been opened for new servers’ admission and to attend the growth of undergraduate and postgraduate courses in this HEI. In these public exams, it was observed that the TAE-approved servers who took office owned a qualification above that required in the job description of the exam and that after entry they continue to qualify. In this context, in this applied qualitative interpretivist research, we identify the reasons of the UFRRJ EAT server to continue on seeking to qualify above the minimum required in the career that the institution offers and develop their professional skills and career. Empirical data collection was carried out by institutional, physical and virtual documents review, and semi-structured interviews with script. Interviewees were EAT servers holding the positions of education administrative assistant and administrator, who entered after 2008 when UFRRJ joined the REUNI program. The empirical data analysis was performed by categorical content analysis. As a result, fourteen reasons were identified from the perspective of respondents, such as being predisposed to qualification, considering qualification as a means of pursuing a career in the public sector, and their professional skills resulting from their formal qualification, and giving them the opportunity to apply the knowledge gained. . Therefore, seven guidelines were formulated, such as the creation of an internal Talent Bank, plans for pooling and utilizing server competencies, managerial training, TAE server retention policies, which can support a plan for identifying individual skills and perception of UFRRJ EAT servers, which provide People Management by Competences in this HEIeng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee1ID672.690.957-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee2Marques, Deise Luce de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774909034956423por
dc.contributor.referee3Calderón, Patricia Asunción Loaiza
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896812229474435por
dc.creator.ID115.815.117-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0971579440564643por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesABRÚCIO, F. L. Os Avanços e os Dilemas do modelo pós-burocráticos à luz da experiência internacional recente. Reforma de Estado e Administração Pública Gerencial. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2006. Capítulo 7, p.173-199. ALVES FILHO, A.; BORGES, L. O. A Motivação dos Profissionais de Saúde das Unidades Básicas de Saúde. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 4, p. 984-1001, 2014. AMARAL, R. M. Gestão De Pessoas Por Competências Em Organizações Públicas. XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Paulo: 2006. BALASSIANO, M.; VENTURA, E. C. F.; FONTES FILHO, J. R. Carreiras e cidades: existiria um melhor lugar para se fazer carreira? Rev. adm. contemp., Curitiba, v.8, n.3, p.99-116, Sept.2004. BALASSIANO, M.; COSTA, I. S. A. (Org.) Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2013. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BARNEY, J.B. 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