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dc.contributor.authorBernardo Junior, Ronaldo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:58Z-
dc.date.issued2010-06-17
dc.identifier.citationBernardo Junior, Ronaldo. Representação Social da Responsabilidade Social Corporativa: A ótica Acadêmica. 2010. [66 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15049-
dc.description.abstractA Responsabilidade Social Corporativa surgiu para atender as demandas da sociedade, uma vez que as organizações extrapolaram o papel de agente econômico e passaram a atuar como agentes no desenvolvimento social. Pensar somente no lucro imediato passou a constituir uma visão míope do papel a ser desempenhado pelas empresas, e por isso o tema vem sendo praticado por diversos tipos de organizações e influenciando nas demandas relacionadas à formação de lideranças que sejam capazes de compreender suas dimensões. É nesse contexto que o presente estudo tem o objetivo de investigar como a Responsabilidade Social Corporativa é compreendida pelos universitários. Para tanto, utiliza a Teoria das Representações Sociais para analisar o fenômeno em 169 estudantes de cursos ligados à gestão empresarial. Os resultados apontam que o tratamento conferido ao assunto pela academia gera dissonâncias, sugerindo que a abordagem não esteja sendo suficiente para criar conceitos e pensamentos estratégicos sobre o assunto.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResponsabilidade Socialpor
dc.subjectCidadania Corporativapor
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispor
dc.subjectSocial Responsibilityeng
dc.subjectCorporate Citizenshipeng
dc.subjectSocial Representations Theoryeng
dc.titleRepresentação Social da Responsabilidade Social Corporativa: A ótica Acadêmicapor
dc.title.alternativeThe Social representation of the Corporative Social Responsibility: The Academic optics.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCorporate Social Responsibility has emerged to meet the demands of society, since organizations extrapolated the role of economic agent and began to act as agents in social development. To think only in immediate profits now constitute a myopic role to be played by the firms, and so the issue has been practiced by many types of organizations and influencing the demands related to the formation of leaders who are able to understand its dimensions. It is in this context that the present study aims to investigate how Corporate Social Responsibility is understood by the students. The theory of social representations is used to analyze the phenomenon of students in 169 courses related to business management. The results show that the treatment given to the subject by the Academy generates dissonance, suggesting that the approach is not sufficient to create concepts and strategic thinking on the subject.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID544431806-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee1Guedes, Cezar Augusto Miranda
dc.contributor.referee2Neves, Antonio Maurício Castanheira das
dc.creator.ID092699197-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9959237461416075por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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