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Tipo do documento: Dissertação
Title: Representação Social da Responsabilidade Social Corporativa: A ótica Acadêmica
Other Titles: The Social representation of the Corporative Social Responsibility: The Academic optics.
Authors: Bernardo Junior, Ronaldo
Orientador(a): Souza, Marcos Aguiar de
Primeiro membro da banca: Guedes, Cezar Augusto Miranda
Segundo membro da banca: Neves, Antonio Maurício Castanheira das
Keywords: Responsabilidade Social;Cidadania Corporativa;Teoria das Representações Sociais;Social Responsibility;Corporate Citizenship;Social Representations Theory
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 17-Jun-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: Bernardo Junior, Ronaldo. Representação Social da Responsabilidade Social Corporativa: A ótica Acadêmica. 2010. [66 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: A Responsabilidade Social Corporativa surgiu para atender as demandas da sociedade, uma vez que as organizações extrapolaram o papel de agente econômico e passaram a atuar como agentes no desenvolvimento social. Pensar somente no lucro imediato passou a constituir uma visão míope do papel a ser desempenhado pelas empresas, e por isso o tema vem sendo praticado por diversos tipos de organizações e influenciando nas demandas relacionadas à formação de lideranças que sejam capazes de compreender suas dimensões. É nesse contexto que o presente estudo tem o objetivo de investigar como a Responsabilidade Social Corporativa é compreendida pelos universitários. Para tanto, utiliza a Teoria das Representações Sociais para analisar o fenômeno em 169 estudantes de cursos ligados à gestão empresarial. Os resultados apontam que o tratamento conferido ao assunto pela academia gera dissonâncias, sugerindo que a abordagem não esteja sendo suficiente para criar conceitos e pensamentos estratégicos sobre o assunto.
Abstract: Corporate Social Responsibility has emerged to meet the demands of society, since organizations extrapolated the role of economic agent and began to act as agents in social development. To think only in immediate profits now constitute a myopic role to be played by the firms, and so the issue has been practiced by many types of organizations and influencing the demands related to the formation of leaders who are able to understand its dimensions. It is in this context that the present study aims to investigate how Corporate Social Responsibility is understood by the students. The theory of social representations is used to analyze the phenomenon of students in 169 courses related to business management. The results show that the treatment given to the subject by the Academy generates dissonance, suggesting that the approach is not sufficient to create concepts and strategic thinking on the subject.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15049
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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