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dc.contributor.authorSantos, Leandro Bulhões dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:45Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:45Z-
dc.date.issued2022-09-21
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Bulhões dos. Pedagogia antirracista: uma proposta de formação continuada de professores para o enfrentamento do racismo institucional na escola. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15039-
dc.description.abstractO presente trabalho de dissertação, no âmbito do Ensino de História, investiga os conceitos de racismo com ênfase em sua expressão institucional e suas manifestações na instituição escolar. Aprecia a formação docente com relação ao tema e conceitos da educação antirracista observando a literatura recente sobre as temáticas e propõe uma abordagem para a formação continuada no espaço escolar. Questiona como a História, enquanto campo de conhecimento e disciplina escolar pode contribuir para a reflexão sobre as Relações Étnico- Raciais na formação de professores de outras áreas que não somente as Ciências Humanas, com uma articulação formativa organizada na e pela instituição escolar e destaca as relações de interdisciplinaridade que podem ser construídas nesse processo. Avalia as ações de formação continuada propostas pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) com a temática das Relações Étnico-Raciais e do Antirracismo e questiona seus avanços e retrocessos. Como incidência, propõe e executa um curso de formação docente em serviço para o Antirracismo e para a Educação das Relações Étnico-Raciais utilizando uma metodologia qualitativa, colaborativa e de participação ativa com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Como resultados, apresentamos a estruturação do curso, os materiais, bibliografias e outros recursos utilizados, além de observarmos mudanças nas falas, posturas e encaminhamentos adotas pelos docentes frente aos desafios da luta contra o racismo institucional e que indicam assumirem uma postura mais compromissada com esse campo de lutas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispor
dc.subjectFormação Docente em Serviçopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectAnti-racismeng
dc.subjectEthnic-Racial Relations Educationeng
dc.subjectIn-Service Teacher Trainingeng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.titlePedagogia antirracista: uma proposta de formação continuada de professores para o enfrentamento do racismo institucional na escolapor
dc.title.alternativeAnti-racist pedagogy: a proposal for continuing education for teachers to combat institutional racism in schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation work, in the scope of History Teaching, research the concepts of racism with emphasis on its institutional expression and its manifestations in the school institution. Appreciates teacher training in relation to the theme and concepts of anti-racist education, observing the recent literature on the themes and proposes an approach to continuing education in the school space. It question how History, as a field of knowledge and school subject, can contribute to the reflection on Ethnic-Racial Relations in the training of teachers in areas other than the Human Sciences, with a formative articulation organized in and by the school institution and highlights the interdisciplinarity relationships that can be built in this process. It evaluates the continuing education actions proposed by the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) with the theme of Ethnic-Racial Relations and Anti-racism and questions its advances and setbacks. As an incidence, it proposes and executes an in-service teacher training course for Anti-racism and for the Education of Ethnic-Racial Relations using a qualitative, collaborative methodology and active participation with the support of Information and Communication Technologies. As a result, we present the structuring of the course, the materials, bibliographies and other resources used, in addition to observing changes in the speeches, postures and referrals adopted by the teachers in the face of the challenges of the fight against institutional racism and that indicate that they assume a more committed posture with this fighting field.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID186.049.618-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096por
dc.contributor.referee1Borges, Roberto Carlos da Silva
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9373-748Xpor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638289717015836por
dc.contributor.referee2Guimarães, Geny Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854por
dc.contributor.referee3Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3ID186.049.618-01por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096por
dc.creator.ID116.872.617-41por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433447979426491por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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