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dc.contributor.authorCarvalhaes, Thiago da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:43Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:43Z-
dc.date.issued2021-10-25
dc.identifier.citationCARVALHAES, Thiago da Silva. De leitores a autores: a escrita de diários íntimos como ferramenta metodológica na aula de história. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15036-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta investigar as possibilidades e os limites do uso de diários íntimos na aula de História. Para a realização desta pesquisa, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Partindo de uma atividade de leitura de diários íntimos de jovens que viveram durante a Segunda Guerra Mundial e convidando, posteriormente, os estudantes à escrita diarística, a sequência didática objetivou trazer para a sala de aula da educação básica um debate acerca das narrativas canônicas, da multiplicidade de experiências da História, além de conscientizar os estudantes de seus papéis como produtores da História em seu tempo, assumindo assim um sentido de sensibilização e intervenção. As reflexões aqui presentes são resultado de uma articulação teórica entre escrita de si, diário íntimo e ensino de História, a partir da experiência didática desenvolvida com os estudantes. A pesquisa evidenciou a importância da prática da leitura, da escrita e do trabalho com as subjetividades no ensino de História, considerando sua dimensão ética e estética.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiário íntimopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectIntimate Journalseng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.titleDe leitores a autores: a escrita de diários íntimos como ferramenta metodológica na aula de históriapor
dc.title.alternativeFrom readers to authors: writing intimate diaries as a methodological tool in history classespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work proposes to investigate the possibilities and limits of the use of intimate journals in the History class. To carry out this research, a didactic sequence has been elaborated and applied to a third-year high school class in a public school in the state of Rio de Janeiro. Starting from a work involving the reading of intimate journals of young people who lived during the World War II and later inviting students to diaristic writing, the didactic sequence aimed to bring to the classroom of Basic Education a debate about canonical narratives, the multiplicity of experiences of History, besides raising students awareness of their roles as producers of History in their time, assuming a sense of awareness and intervention. The reflections presented here are the result of a theoretical articulation between self-writing, intimate journals and History teaching, based on the experience developed with the students. The research showed the significance of the practice of reading and writing and working with subjectivities in History teaching, considering its ethical and aesthetic dimension.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria da Glória de
dc.contributor.advisor1ID375.580.800-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824por
dc.contributor.referee1Pereira, Nilton Mullet
dc.contributor.referee1ID469.965.080-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2280-1920por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2674881975631801por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096por
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria da Glória de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824por
dc.creator.ID110.226.297-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7203251617483623por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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