Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, André Luiz Correa da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:42Z-
dc.date.issued2016-09-27
dc.identifier.citationPEREIRA, André Luiz Correa da Silva. Usos possíveis da história local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamental. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15033-
dc.description.abstractA pesquisa investigou usos possíveis da História Local na construção de conhecimento histórico em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, a partir da verificação de aprendizado sobre temporalidade. O objetivo principal se concentrou na relação entre o estudo do local, problematizado como espaço mais próximo da realidade do aluno, e as noções de tempo associadas às dinâmicas sociais presentes nos conteúdos ensinados nesta fase de escolaridade. A hipótese subjacente que permeia todo o trabalho, desde sua abordagem teórica até as proposições de utilização prática, diz respeito à estreita correspondência entre domínio das noções de tempo e ensino de história. A pesquisa inicialmente delimitou questionamentos na elaboração de conceitos sobre História Local presentes na historiografia, face aos desafios de interpretar as múltiplas formulações sobre o significado da passagem do tempo. Em um segundo momento, visando compreender melhor as interações entre o conhecimento prévio dos alunos sobre a história da sua cidade e as ideias desenvolvidas acerca da ação do tempo sobre a vida humana, a pesquisa incluiu o planejamento e execução de uma Unidade de Ensino com duas turmas de sexto ano. Este trabalho utilizou estratégias didáticas diversificadas, porém complementares, incluindo algumas práticas inspiradas em etnografia escolar, estudo de caso e atividades em forma de aula-oficina, levadas a efeito no início do ano letivo. Desta forma, foi possível evidenciar e analisar as impressões dos alunos acerca dos temas propostos, o nível de conhecimento sobre os conteúdos e as ideias referentes às várias modalidades temporais mobilizadas por eles. Na sua parte final, a pesquisa aponta possíveis usos para o ensino de História Local, incluindo também algumas proposições para professores de quinto ano. Esta dimensão propositiva engloba todo o trabalho descrito nesta dissertação, uma vez que a mesma está direcionada preferencialmente ao professor de sexto ano que poderá realizar um trabalho similar, tomando como referência as reflexões desta pesquisa, em todas as suas etapas teóricas e práticas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLocal Historyeng
dc.subjectTemporalityeng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectHistory Knowledgeeng
dc.subjectHistória Localpor
dc.subjectTemporalidadepor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectConhecimento Históricopor
dc.titleUsos possíveis da história local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePossible uses of Local History and temporality learning in the construction of a historical knowledge in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research has investigated possible uses of Local History in the construction of a historical knowledge in students of the sixth year of elementary school, by the reconnaissance of temporality learning. The main objective is focused on the relationship between the study of the local and temporality, questioned as a closer space to the reality of the student, and the notions of time associated with social dynamics present in the contents taught in this school phase. The underlying hypothesis that pervades all the work, from its theoretical approach to the propositions of practical use, concerns the narrow correspondence between the domain of notions of time and history education. The research initially delimited questionings at the developing of concepts about Local History present in historiography, face the challenges of interpreting multiple formulations about the meaning of the passage of time. In a second stage, to better understand the interactions between the previous knowledge of the students about the history of their city and the ideas developed about the action of time in human life, the survey included the planning and running of a Teaching Unit with two groups of sixth year. This study used diversified teaching strategies, but complementary, including some practices inspired by school ethnography, case studies and activities in the form of classroom-workshop, carried out at the beginning of the school year. Thus, it was possible to point and analyze the impressions of the students about the proposed themes, the knowledge level about the contents and the ideas related to the several time arrangements mobilized by them. In its final part, the research points to possible uses for the teaching of Local History, also including some propositions for the teachers of fifth year. This propositional dimension encompasses all the work described in this paper, since that it is preferentially directed to teachers of the sixth year that will perform a similar work, taking as a reference the reflections of this research, in all its theoretical and practical steps.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria da Glória de
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria da Glória de
dc.contributor.referee2Magalhães, Felipe Santos
dc.contributor.referee3Rocha, Helenice Aparecida Bastos
dc.creator.ID824.260.827-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3189099443429926por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.relation.referencesBRASIL. LDB. Lei Federal nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Secretaria Especial de Editorações e Publicações do Senado Federal, 2005. PLETSCH, Márcia Denise. GLAT, R. O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica. In: Revista Iberoamericana de Educación, nº 41/2. Disp. em: http://www.rieoei.org/experiencias. MARTINS, Marcos Lobato. História regional. In: PINSKY, Carla Bássanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2010. NOVAIS, Fernando. Aproximações: estudos de história e historiografia. São Paulo: Cosac Naify, 2005. BARROS, José d’Assunção. História, região e espacialidade. Revista de História Regional, v. 10, n.º 1, p. 96-97, 2005. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br Le GOFF, Jacques. Centro/Periferia. In: Le GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2002. BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrâneo à época de Filipe II. Lisboa: Dom Quixote, 1983. NEVES, Joana. História local e construção da identidade social. Revista Saeculum, Universidade Federal da Paraíba, p. 22, jan/dez. 1997. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br ROMERO, Luis Alberto. Volver a la Historia – Su enseñanza em el tercer ciclo da E.G.B. 2.ª Edição. Buenos Aires: Aique, 2007. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009. SAMUEL, R. História local e história oral. Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, v.10, n.º 19, 1989. Disponível em: http://www.anpuh.org/revistabrasileira/view TOCQUEVILLE, Alexis de. O antigo regime e a revolução. São Paulo: Martins Fontes, 2009. FEILLET, Alphonse. Apud. GOUBERT, Pierre. História Local. Revista Arrabaldes, Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, ano 1, n.º 9, 1988. NUNES, Graça Maria Soares. A história regional e local: contributos para os estudos das identidades locais. Cadernos de Sociomuseologia, n.º 8, 1996. GRAÇA FILHO, Afonso de Alencastro. História, região & globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CAIMI, Flavia Eloisa. “Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo?” In: Explorando o Ensino de História. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. MONTEIRO, Pedro Meira. EUGÊNIO, João Kennedy. Introdução: Um espírito (in)consútil. In: Sérgio Buarque de Holanda: perspectivas. Organização: Pedro Meira Monteiro e João Kennedy Eugênio. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2008. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BITTENCOURT, Circe. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. CARDOSO, Ciro Flamarion. História e paradigmas rivais. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Apresentação: Heliana Angotti Salgueiro; tradução Cely Arena. São Paulo: Ed. da USP, 2001. TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses, vol. 3, n. 6, jul.-dez. de 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses. BARROS, José D’ Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2004. LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992. DELACROIX, Christian et al. Historiographies. Concepts et débats. Paris: Gallimard, 2010. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e religião na Grécia Antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006. BARBOSA, Vilma de Lurdes. Ensino de História Local: redescobrindo sentidos. Saeculum. Revista de História. João Pessoa, jul./dez. 2006. ARISTÓTELES. Arte Poética. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2007. BRESCIANNI, Maria S. M. História e historiografia das cidades, um percurso. In: FREITAS, M. C. de. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. MANGARATIBA. Conteúdos programáticos de História para o Ensino Fundamental – Anos Finais: Componentes curriculares para o 6.º Ano de escolaridade. Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba, 2015. KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. SANTIAGO, Pedro. CERQUEIRA, Célia. PONTES, Maria Aperecida. Por dentro da história. Manual do Professor: 6.º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Escala Educacional, 2012. RESNIK, Luís. Qual o lugar da História local? Artigo publicado em 2003. Disponível em: http://www.historiadesaogoncalo.pro.br/txt_hsg_artigo_03.pdf PIRRENE, Henri. As cidades da Idade Média. Ensaio de história econômica e social. São Paulo: Publicações Europa-América, 1973. LE GOFF, J. Por amor às cidades. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. FRANCO JR., Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 5.ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. TREPAT, Cristòfol. Gomes, Pilar. El tempo y el espacio em la didática de las ciências sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona/GRAÓ. 2002. MARICATO, E. Habitação e Cidade. São Paulo: Atual, 1997. ROLNIK, R. O que é cidade. 6.ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26.ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SANTOS, Joaquim Justino Moura dos. História do lugar: um método de ensino e pesquisa para as escolas de nível médio e fundamental. Publicado em: História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro. Vol. 9(1):105-24, jan.-abr. 2002. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2004. CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sabio ai saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, s.d. CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. in Teoria&Educação n° 2. Porto Alegre: Pannonica Editora, 1990. DEVELAY, M. De l'Apprentissage à l'enseignement. Pour une épistémologie scolaire. Paris: ESF Éditeur, 1992. FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. in Teoria&Educação n° 5. Porto Alegre: Pannonica Editora, 1992. GOODSON, I. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. in Teoria & Educação n° 2. Porto Alegre: Pannonica, 1990. LOPES, A.R.C. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e mediação didática. In: Educação&Rcalidade. 22(1):95 -1l2.jan-jun.1997. MONIOT, H. Didactique de L'Histoire. Paris, Edition Nathan, l993. LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª. Ed., São Paulo: Cortez, 2012. ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Papirus Editora. Disponível em: https://bloglinguagenseeducacao.files.wordpress.com/2014/10/etnografia-da-pratica-escolar-marli-eliza-d-a-de-andre.pdf. STAKE, R.E. Case study methods in educational research: Seeking sweet water. In: JAEGER, R.M. Complementary methods in education. Aera, 1988. ALVES, Ronaldo Cardoso Alves. Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses. São Paulo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP: 2011. RIBEIRO, Regina Maria de Oliveira. A máquina do tempo: representações do passado, história e memória na sala de aula. São Paulo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP: 2006. BARCA, Isabel. Investigação sobre o pensamento histórico dos alunos. In: O pensamento histórico dos jovens – ideias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga, UMINHO, 2000. BARCA, Isabel. Aula-Oficina: do projecto à avaliação. In Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica – Para uma Educação Histórica de Qualidade. Braga, UMINHO/IEP/CIED, 2004. KOSELLECK, Reinhart. Introdução e Estratos do tempo. In: Estratos do tempo: estudos sobre história. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014. KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. VIGOSTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007. SIMÕES, Darcília. Considerações sobre a fala e a escrita: Fonologia em nova chave. São Paulo: Ed. Parábola, 2006. FAGUNDES, José Evangelista. A história local e seu lugar na história. Natal: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral, memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014. VIGOTSKY, Liev. LURIA, Alexander. LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. BITTENCOURT, Circe. (Org.). SCHIMIDT, Maria A. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Brasiliense, 2008. SENE, Eustáquio de. MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Scipione, 2012.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5983/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6588/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15452/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21754/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28138/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34516/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40904/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47260/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53682/2016%20-%20Andr%c3%a9%20Luiz%20Correa%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2125
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-24T18:20:46Z No. of bitstreams: 1 2016 - André Luiz Correa da Silva Pereira.pdf: 910053 bytes, checksum: 3f8480a44c55122a78f79b17ebb76945 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-24T18:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - André Luiz Correa da Silva Pereira.pdf: 910053 bytes, checksum: 3f8480a44c55122a78f79b17ebb76945 (MD5) Previous issue date: 2016-09-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - André Luiz Correa da Silva Pereira.pdfDocumento principal865.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.