Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAssunção, Marcello Gomes de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:42Z-
dc.date.issued2016-10-31
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Marcello Gomes de. Parâmetros para produção e avaliação de livro didático de história - aprendizagem histórica e a Lei 10.639/2003. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15032-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de parâmetros críticos para produção e avaliação de livros didáticos de História do ensino fundamental que atendam de forma eficaz os ditames da Lei 10.639/2003, ampliada com a Lei 11.645/2008, na especificidade da obrigação do ensino em todos os níveis da educação brasileira da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. É nosso objetivo que a análise e a proposição de parâmetros avaliativos considerem o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças e jovens em favor da construção da consciência histórica crítico/genética, segundo os aportes teóricos e metodológicos da Didática da História. Para alcançarmos os objetivos traçados, fizemos um estudo sobre os parâmetros propostos para o ensino de História da África e dos afro-brasileiros segundo a legislação vigente e que almejam ser aplicados nas escolas. Discutimos como essa proposta de ensino resulta das demandas e pressões exercidas pelos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro que tinha um projeto que buscava incluir na educação brasileira propostas curriculares que inserissem o negro como agente da História. Fizemos uma análise comparativa de coleções didáticas de História aprovadas pelo PNLD, uma aprovada no edital do ano de 2003 – ano da edição da Lei 10.639 - e outra aprovada para o triênio de 2014 a 2016. As coleções escolhidas são de Alfredo Boulos Junior, História: sociedade e cidadania; da editora FTD. Para análise das coleções apoiamo-nos no conceito de materialidade textual abordando os livros didáticos como complexo intertextual que forma a linguagem adotada nesse material, considerando aspectos e elementos do processo de produção das obras e do resultado final presente em textos, representações imagéticas, atividades propostas, links de internet, boxes informativos, indicação de livros etc. Verificamos que ainda são veiculadas visões sobre o negro que não corroboram com o combate ao racismo e os estereótipos presentes no senso comum sobre o continente africano e sobre o povo negro dentro e fora da África. Nesta perspectiva, defendemos que o ensino de História e cultura da África e dos afro-brasileiros devem promover a construção de uma consciência histórica do tipo crítico/genético a partir de uma aprendizagem histórica que permita a construção da competência narrativa por parte dos alunos capacitando-os para dar sentido ao passado e permitindo uma orientação prática na vida presente e futura.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeaching of Historyeng
dc.subjectSchool knowledgeeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectBlack people actioneng
dc.subjectAfrican and african-brazilian people culture in schoolseng
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectSaber escolarpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectHistória e cultura africana e afro-brasileira na escolapor
dc.titleParâmetros para produção e avaliação de livro didático de história - aprendizagem histórica e a Lei 10.639/2003por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study aims at the elaboration of critical parameters for the production and evaluation of History textbooks for elementary school which accurately meet the Law 10.639/2003, enlarged with Law 11.645/2008, in the specificity of the obligation of teaching the following subjects to all levels of the Brazilian educational system: African and native-African history, the struggle of black people in Brazil, the Brazilian black culture and the role of black people in the formation of the national society. . In order to reach the objectives planned, we have carried out a study about the parameters proposed for the teaching of History of Africa and African-Brazilian people in accordance with the current Legislation that is desired to be taught in schools. We discuss how this teaching proposal comes from the demands and pressure by social actions, highlighting the black people action which had a project that aimed at including, in the Brazilian education, curriculum proposals that inserted black people as History agent. The study was carried out from a comparative analysis of History didactics collections of books approved by the National Program of Textbooks (PNLD), one approved in the notice of 2003 - year of the issuing of Law - 10.639 and another approved for the triennium 2014 – 2016. The collections chosen are by Alfredo Boulos Junior, History: society and citizenship; by FTD publishing company. For the analysis of the collections we follow the concept of textual materiality approaching the textbooks as in inter-textual complex which create the language used in this material considering aspects and elements of the production process of these works and final result present in texts, imagistic representations, proposed activities, internet links, information boxes, suggestion of books etc. In our analysis, we have noticed that still there is propagation of views about black people that do not corroborate with the combat of racism and the stereotypes present in common sense about black people and about the African continent. In this perspective, we stand that the teaching of African and AfricanBrazilian people history and culture shall foster the creation of a critical/genetic type of historical awareness from a history-based learning which allows the construction of the narrative competence by part of the students, enabling them to give meaning to the past and allowing practical orientation to present and future life.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID186.049.618-01por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Costa, Warley da
dc.contributor.referee3Alves, Ronaldo Cardos
dc.creator.ID030.276.477-17por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3861076717278807por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.relation.referencesABREU, M., MATTOS, H. Ma. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores”. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, v.21, nº 41, janeiro-junho de 2008. ALBERTI, V. “Algumas estratégias para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras”. In PEREIRA, A. A. & MONTEIRO, A. M. (Orgs.). Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. ALVES, A. J. L. A Conferência de Durban contra o racismo e a responsabilidade de todos. Revista Brasileira de Política Internacional, Rio de Janeiro, v. 45, n. 2, p. 198-223, 2002. ALVES, R. C. Aprender História com sentido para a vida: Consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses. São Paulo: Universidade de São Paulo (Tese de doutorado), 2001. ARANHA, M. L. A. História da educação. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Ed. Moderna, 1996 AZEVEDO. C. M. M. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. BARCA, I. (Org.) ATAS das VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica: perspectivas de investigação em Educação Histórica. Curitiba: Ed UTFPR, 2007. ______. Investigação em Educação Histórica: possibilidades e desafios para a aprendizagem histórica. In: ATAS das VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica: perspectivas de investigação em Educação Histórica. Curitiba: Ed UTFPR, 2007. v.1, p.26-42. ______. Actas das VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Educação e Psicologia – Universidade do Minho, 2008. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. BATISTA, A. A. G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, M. (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Ed Cortez, 2004. ______. Livro didático e saber escolar, 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. BOULOS JUNIOR, A. História: sociedade & cidadania, 1º ano – 1 ed – São Paulo: FTD, 2013. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998. BUFREM, L. S; SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. Os manuais destinados a professores como fontes para a história das formas de ensinar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 22, p. 120-30, jun. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22/art09_22.pdf BURKE, P. História como memória social. In: ______. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 67-89. CAIMI, F. E. História escolar e memória coletiva como se ensina? Como se aprende? In. ROCHA, H. MAGALHAES, M. GONTIJO, R. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, Ed. FGV,2009. P.66. CHALHOUB, S. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. ______ . Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. CHANDA, N. Sem Fronteira: os comerciantes, missionários, aventureiros e soldados que moldaram a globalização. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2011. CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, pp. 177-254, 1990. CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Editora Aique, 1991. CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação. Pelotas. n. 11, abr. 2002. p. 5-24. ______. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, dez. 2004, pp. 549-566. CIAMPI, H. e CABRINI, C. Ensino de história: histórias e vivências. In: CERRI, L. F. (org). O Ensino de História e a Ditadura Militar. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2007 COSTA E SILVA, A. Um rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2003. COSTA, W. Currículo de História e Fixação de sentidos sobre “Negro”: As imagens da escravidão que circulam nos livros didáticos. In: 32ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Caxambu, Anais..., 2009. D´ADESKY, J. Pluralismo Étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. DAVIS. R. Christian Slaves, Muslim Masters: White Slavery in the Mediterranean, The Barbary Coast, and Italy, 1500-1800 (Early Modern History Society and Culture). Palgrave Macmillan, 2003. DEBRET, J. B. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Trad. Sérgio Milliet. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia Limitada; São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1989. (Reconquista do Brasil 3 série especial; vols. 10, 11 e 12). DIOP, C.A. L’unité culturelle de l’Afrique noire. Paris: Présence Africaine, 1959. DORNELLES, A. A tramitação da lei 10.639 de 2003: a construção de uma política pública educacional no Brasil no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Educação. Dissertação (Mestrado) PUC Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010. FARIAS, J., SOARES, C. e GOMES, F. No labirinto das nações: africanos e identidades no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. FONSECA, S. G. Caminhos da História Ensinada. São Paulo: Papirus,1993. ______. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. FONSECA, T. N. de. A história do ensino de História no Brasil: tendências. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. ______. Os heróis nacionais para crianças: ensino de história e memória nacional. In. ROCHA, H., MAGALHAES, M. e GONTIJO, R. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2009. FORQUIN, J. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. In. Teoria e Educação. Porto Alegre, nº 5, 1992. ______. Escola e cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Arte Médicas, 1993. FRANCO, M. L. P. B. O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada. São Paulo: Global, 1982. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997. FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala. São Paulo: Global Editora, 52ª ed. 2013. FREUD, S. Moisés e o monoteísmo. Lisboa: Relógio d´Água. 1990. GABRIEL, C. T. COSTA, W. Currículo de História, Políticas da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis. In. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 191 -211, jan./abr., 2011. ______. A identidade (nacional) na berlinda: uma forma possível de entrar no debate em torno da educação intercultural. In: CANDAU, V. (org.). Cultura(s) e Educação. Entre o Crítico e o Pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. GATTI JUNIOR, D. A escrita escolar da História: Livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru: Edusc, 2004. ______. A escrita brasileira recente No âmbito de uma história das Disciplinas escolares (1990-2008). In. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.42-71, Jan/Jun 2009. GILROY, P. Atlântico negro. Modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34. 2015. GOMES. F. Histórias de quilombolas: mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro, século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 90-109, jan./abr. 2012. GRINBERG, K. O fiador dos brasileiros: cidadania, escravidão e direito civil no tempo de Antonio Pereira Rebouças. São Paulo: Editora Record, 2002 GUIMARÃES, A. S. Racismo e anti-racismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. ______. Classes, raças e democracia. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; Editora 34, 2002. GUIMARÃES, A. S. A. A questão racial na política brasileira (os últimos quinze anos). Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, número 13, volume 2, p. 121-142, 2001. HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003. ________. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. HARKOT-DE-LA-TAILLE, E; SANTOS, A. R. Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. Campinas: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS): dilemas e desafios na contemporaneidade. 2010. Disponível em http://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf HARRIS, J.R. O legado do Egito (org). Rio de Janeiro: Imago, 1993. HARTOG, F. “Tempo, história e a escrita da história: a ordem do tempo”. In.: Revista de História nº 148. 2003. p.12. HEGEL, G. W. F. Filosofia da história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999. HERBRARD, J. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. In Teoria e Educação. Porto Alegre, nº2, 1990. HERNANDEZ, L. L. A África na sala de aula: visita a história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. JACOUD, L. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO, M. (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008. JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. In. Revista brasileira de história da educação n°1 jan./jun. 2001. KARASCH, M. A vida dos escravos no Rio de Janeiro (1808-1850). São Paulo: Cia das Letras, 2000. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU/Edusp, 1987. KOSELLECK, R. Futuro passado: para uma semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto. Editora PUC- Rio, 2006. LEE, Peter. Educação histórica, consciência histórica e literacia histórica. In: BARCA, Izabel. (Org.). Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África. Actas das 7ª Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Educação e Psicologia – Universidade do Minho, 2008. p. 11-32. LIBÂNEO, J.C. Didática: velhos e novos temas. 2002. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hxGmfpndeGLU5wckl5ckVRU2EwQXZPalFvRllDQQ/edit >.Acesso em: 31/09/2016. LIMA, M. As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de história. In. Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, p. 43-57, jul. dez. 2009. Disponível em:http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/viewFile/ 623/417. LOPES, A R. C. Questões para um debate sobre o conhecimento escolar. Ensino de História, v.3, n.3,1999. p. 29-37, LOPES. N. Bantos, malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. MAGALHÃES, M. ROCHA, H. RIBEIRO, J. CIAMBARELA, A. Ensino de História: usos do passado, memória e mídia.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. MATTOS. H., ABREU, M., DANTAS, C. V., MORAES, R. Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a ação política dos afrodescendentes e as representações da cultura brasileira. In: ROCHA, H., REZNIK, L., MAGALHÃES, M. A História na Escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: FGV, 2009. MATTOS, I. R. O tempo saquarema. São Paulo: Hucitec, 2004. MBEMBE, A. As formas africanas de auto-inscrição. Rio de Janeiro: Estudos Afro-Asiáticos, ano 23, nº 1, 2001, pp. 171-209. MONTEIRO, A. M. da C. A História ensinada: algumas configurações do saber escolar. In. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 37-62, 2003. ______. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. ______. PENNA, F. de A. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. In. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr., 2011. MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: 1997. MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. ______. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009. NADAI, E. Ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. In Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, nº 25/26, 1992. NOSELLA, M. L. C. As belas mentiras: A ideologia subjacente aos textos didáticos. 8. ed. São Paulo: Moraes, 1981. OLIVA, A.R. A História da África nos Bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Rio de Janeiro: Estudos Afro-Asiaticos, Ano 25, nº 3, pp. 421-461, 2003 ______. A história africana nas escolas brasileiras: Entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). História. São Paulo, 2009, p.143-172. OLIVEIRA, L. F. Histórias da África e dos africanos na escola. As perspectivas para a formação dos professores de História quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (tese de doutorado), 2010. OLIVEIRA, M. A. O negro no ensino de história. Temas e representações. 1978-1998. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da USP. São Paulo: 2000. PARKER. R.A. Os calendários e a cronologia. In: HARRIS, J.R. O legado do Egito (org). Rio de Janeiro: Imago, 1993. PEREIRA, A. O mundo negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas/ Faperj, 2013. PEREIRA, J.S. Da ruína à aura: convocações da África no ensino de história. In: MAGALHÃES, M., ROCHA, H., RIBEIRO, J., CIAMBARELLA, A. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014. PINSKY, J. (Org). O Ensino de História e a Criação do Fato. (Coleção Repensando o Ensino) 14 ed. São Paulo: Contexto, 2011. REIS, J. C. Tempo Histórico. O tempo histórico como representação. In Teoria & História – tempo histórico, historia do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012 REIS, J. J., SILVA, E. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1989. REIS, J. J. Rebelião Escrava no Brasil: a história do levante dos malês em 1835. São Paulo: Cia das Letras, 2003. ROCHA, H., MAGALHAES, M. S. GONTIJO, R, (orgs). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, Ed. FGV,2009. ROCHA, S.; SILVA, J. À luz da LEI 10.639/03, avanços e desafios: movimentos sociais, negros, legislação educacional e experiências pedagógicas. Revista da ABPN . v. 5, n. 11, jul– out 2013, p. 55-82 ROSEMBERG, F.; PINTO, R. P. (Org.). Raça negra e educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 63 (número especial), p. 1-67, nov. 1987. RIBEIRO, R. M. O. “Tudo isso antes do século XXI”: estruturas e significados em narrativas da História do Brasil por estudantes do Ensino Fundamental. São Paulo: USP (tese de doutorado), 2012. RUSEN, J. Razão histórica: teoria da história - fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001. ________. História Viva: Teoria da História – Formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora UnB, 2007 ________. Razão Histórica: Teoria da História – Fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. ________. JÖRN RÜSEN E O ENSINO DE HISTÓRIA. Organizadores : Maria Auxiliadora Schmidt, Izabel Barca, Estevão de Rezende Martins – Curitiba: Ed. UFPR, 2010. ________. Potencialidades da formação de sentido. Cultura faz sentido – orientações entre o ontem e o amanhã. Rio de Janeiro: Ed Vozes, 2014. SADDI, R. Didática da História como sub-disciplina da ciência Hhistórica. Londrina: História & Ensino, v. 16, nº. 1, 2010. p. 61-80. SANSONE, L. Da África ao afro: uso e abuso da África entre os intelectuais e na cultura popular brasileira durante o séc. XX. Salvador: Afro-Ásia, nº 27, 2002, p.249-269. ________. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil, trad. de Vera Ribeiro, Salvador:Rio de Janeiro, Edufba/Pallas, 2004 SANTOS, B. de S. (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. SANTOS, G.; SILVA, M. (Ed.). Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no Século XXI. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. SANTOS, M. E. Os mouros fatimidas e as aparições de Fátima. Lisboa: Assírio&Alvim, 1995. SEVCENKO. N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. SCHWARCZ, L. Espetáculos das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SCHWARCZ. L. K. M. Os Institutos Históricos e Geográficos. Os guardiões de nossa história oficial. São Paulo, Editora Vértice / Idesp, 1989. SCHWARTZMAN, S; BOMENY, H. M. B.; COSTA, V. M. R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: EDUSP, 1984. SILVA, A. et al. Entre o racismo e a desigualdade: da Constituição à promoção de uma política de igualdade racial (1988-2008). In: JACCOUD, L. (Org.). A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília: IPEA, 2009. p. 19-92. SILVA, A. C. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011 SILVA, E. Dom Obá II d’África, O Príncipe do Povo: vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. SILVA, P. B. G. e BARBOSA, L. M. O pensamento negro em educação no Brasil: expressões do movimento negro. São Carlos. Editora da UFScar, 1997. SILVA, P. V. B. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de língua portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. SILVA, M. A.; FONSECA, S. G. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 60, 2010. SLENES, R. Na senzala uma flor: Esperanças e Recordações da Família Escrava (Brasil Sudeste, Século XIX), Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999 SOUZA, M. “Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades”. In ROCHA, Helenice e outros. A escrita da história escolar. Memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.p.149-164. SOUZA JUNIOR, M. GALVÃO, A. M. de O. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. In. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, set./dez. 2005. THEODORO, M. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008. VASCONCELOS, L. Sociedade e realidade em preto e branco - O país da democracia racial ainda não eliminou o fosso entre brancos e negros. Desafios do Desenvolvimento: Revista do IPEA, Brasília, ed. 17, ano 2, p. 44-51, 2005. VERGER, P. Fluxo e refluxo do trafico de escravos entre o Golfo do Benin e a Bahia de Todos Santos dos séculos XVII e XIX. Salvador: Currupio, 1987. VIANNA, A. M. Cinema, Materialidade Textual e História Cultural: Algumas ponderações críticas sobre a relação História, Cinema, Pesquisa e Ensino. Gnarus, v.2, p.44-49, 2013. ______. O que é letramento histórico crítico-genético? Academia.edu, 2016. Disponível em https://www.academia.edu/22860941/O_QUE_É_LETRAMENTO_HISTÓRICO_CRÍTICO-GENÉTICO (Acesso em 05/09/2016). WAISELFSZ, J. J. Mapa da Violência: homicídios e juventude no Brasil. Rio de Janeiro: CEBELA: FLACSO Brasil, 2013. ______. Mortes MATADAS por Armas de Fogo. Mapa da Violência 2015. Brasília: UNESCO: SEPPIR, 2015 Disponível em http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/mapaViolencia2015.pdf . WEDDERBURN, C. M. Novas bases para o ensino da História da África no Brasil. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nª 10.639/03/ Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasilia: Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. WILLIAMS, E. Capitalismo e escravidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7023/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20944/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27265/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33646/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40072/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46434/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52852/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59330/2016%20-%20Marcello%20Gomes%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2132
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-25T17:08:07Z No. of bitstreams: 1 2016 - Marcello Gomes de Assunção.pdf: 4564307 bytes, checksum: 37bea74d074bfeb76e1b01781289f1c5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-25T17:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Marcello Gomes de Assunção.pdf: 4564307 bytes, checksum: 37bea74d074bfeb76e1b01781289f1c5 (MD5) Previous issue date: 2016-10-31eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Marcello Gomes de Assunção.pdfDocumento principal4.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.