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dc.contributor.authorGomes, Anna Luiza Portugal Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:40Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:40Z-
dc.date.issued2021-04-29
dc.identifier.citationGOMES, Anna Luiza Portugal Pereira. História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio. 2021.145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15026-
dc.description.abstractInvestiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de História e quatro obras didáticas para o ensino médio no século XX e XXI. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada no ensino de História, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina nas obras analisadas. A pesquisa concluiu com reflexões sobre a importância de se pensar o ensino de História a partir das experiências silenciadas no sul global em diálogo com a educação libertadora de Paulo Freire. O resultado das reflexões deste trabalho é apresentado através de material dedicado às professoras e professores com cinco propostas de atividades a ser desenvolvidas em aulas de História, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricularpor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.titleHistória do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médiopor
dc.title.alternativeHistory of American History Teaching. The decolonial view on the presence of Latin America in high school textbookspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherInvestigates the History of History teaching in search of the presences and absences of Latin American History in High School in Brazil from a decolonial perspective. This is a research about the History curriculum and schoolbooks for high school in the 20th and 21st centuries. The objective is to identify how much and in which way Latin American History is approached in History teaching, specifically in High School. It was observed the maintenance of the absence of Latin American History in the analyzed books. The research concluded with reflections about the importance of thinking about history teaching based on the silenced experiences in the global south in dialogue with Paulo Freire's liberating education. The result of the reflections of this work is presented through material dedicated to teachers with five proposals of activities to be developed in history classes, aligned with the BNCC documenteng
dc.contributor.advisor1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697por
dc.contributor.referee1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096por
dc.contributor.referee3Kuperman, Esther
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4733-699Xpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9441660940898332por
dc.creator.ID122.915.237-75por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8022432276252698122.915.237-75por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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