Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15024
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Juliana Pereira de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:40Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:40Z-
dc.date.issued2018-10-09
dc.identifier.citationCARVALHO, Juliana Pereira de. Mulheres na encruzilhada da Educação. Imagens e representações de Pombagiras e seu diálogo com ensino de História. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15024-
dc.description.abstractA presente dissertação discute as representações e imagens de Pombagiras e seu diálogo com o ensino de História. As referências teóricas que justificam a inserção das Pombagiras de Umbanda no ensino de História se baseiam nos estudos curriculares pós-estruturalistas da pedagogia feminista, na pedagogia da imagem, bem como nas dinâmicas de interações culturais. Desenvolve-se uma historicização do campo umbandista, buscando suas origens culturais e as cosmovisões dos mais diversos povos que compõem o panteão umbandista. Visa-se contribuir para a inserção de novas epistemologias e possibilidades para desconstrução e superação do preconceito em torno das imagens de Pombagiras, fomentando o debate em torno do preconceito afro-religioso e concomitantemente do machismo na sociedade e na escola. Procede-se com a análise iconográfica, fazendo-se uma historicização das Pombagiras, visando a construção de uma sequência didática, caracterizando assim o produto final dessa pesquisa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPombagirapor
dc.subjectUmbandapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectIconografiapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectCultura visualpor
dc.subjectIconographyeng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectVisual Cultureeng
dc.titleMulheres na encruzilhada da Educação. Imagens e representações de Pombagiras e seu diálogo com ensino de Históriapor
dc.title.alternativeWomen in Education crossing: Pombagiras' images and representations and their dialogues with History teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research discusses the representations and the images of Pombagiras and their dialogue with History teaching. The theorical references which justify the insertion of Pombagiras of Umbanda in History teaching are based on post structuralism curricular studies about feminism pedagogy, on image pedagogy as well as on dynamics of cultural interactions. A historicization of Umbanda’s field is developed, searching for its cultural origins and for the worldviews of the most different peoples which compose the Umbanda’s pantheon. The aim is to contribute for the insertion of new epistemologies and possibilities for deconstruction and overcoming the prejudice around Pombagiras images, fomenting a debate around the afro-religious prejudice and, at the same time, around the machism in the society and in the school. The procedure happens with an iconographic analysis, an historicization of Pombagiras, aiming the construction of a didactic sequence, this way, characterizing the final product of this research.eng
dc.contributor.advisor1Valle, Arthur Gomes
dc.contributor.referee1Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.referee2Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee3Zaccaria, Tadeu dos Santos
dc.creator.ID105.241.097-96por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2045413198748420por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65885/2018%20-%20Juliana%20Pereira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4834
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-07-06T20:01:09Z No. of bitstreams: 1 2018 - Juliana Pereira de Carvalho.pdf: 3088784 bytes, checksum: d34225a2582fe79e17a39a605852a903 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-06T20:01:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Juliana Pereira de Carvalho.pdf: 3088784 bytes, checksum: d34225a2582fe79e17a39a605852a903 (MD5) Previous issue date: 2018-10-09eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Juliana Pereira de Carvalho.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.