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dc.contributor.authorFalcão, Rodrigo Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:39Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:39Z-
dc.date.issued2018-11-29
dc.identifier.citationFALCÃO, Rodrigo Pereira. Sobre o tempo: noções de temporalidade no ensino médio através de canções populares brasileiras. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15022-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar a possibilidade de se ensinar noções de temporalidade para alunos do Ensino Médio com o auxílio de canções populares brasileiras. A proposta nesta pesquisa consiste em discutir as possibilidades e usos da canção popular brasileira no ensino de História, analisando a produção teórica sobre o tema, elaborar uma sequência didática que permita trabalhar noções de temporalidades, com alunos do Ensino Médio, através de canções previamente selecionadas, a ser aplicada no CIEP 156 Dr. Albert Sabin, situado em Seropédica – RJ, e analisar os resultados dessa experiência. Buscando refletir sobre como ampliar as formas de se tratar a questão do tempo na sala de aula, construindo o conhecimento histórico escolar considerando o conhecimento prévio dos alunos e suas sensibilidades e, com isso, reafirmando o espaço da escola como um local importante de produção de saberes.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMemória e identidadepor
dc.subjectTemporalidadepor
dc.subjectCanção popularpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectMemory and Identityeng
dc.subjectTemporalityeng
dc.subjectPopular songeng
dc.titleSobre o tempo: noções de temporalidade no ensino médio através de canções populares brasileiraspor
dc.title.alternativeAbout time: notions of temporality in teaching medium through Brazilian popular songseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents a research on teaching and learning of the school subject History and aims to investigate the possibility of teaching notions of temporality to high school students using popular Brazilian songs. The research consists of discussing the possibilities and uses of the Brazilian popular song in the teaching of History, analyzing the academic production on the theme, elaborating a didactic sequence to work notions of temporalities to be used with students of High School, using previously selected songs, to be applied at CIEP 156 Dr. Albert Sabin, located in Seropédica - RJ, and analyze the results of this experiment. This work aims to study forms of broaden the ways of dealing with the question of Time in the History classroom, building a historical knowledge considering the students' former knowledge and their sensibilities, and confirming school as an important place of knowledge production.eng
dc.contributor.advisor1Magalhães, Felipe Santos
dc.contributor.advisor1ID02439650790por
dc.contributor.referee1Magalhães, Felipe Santos
dc.contributor.referee1ID02439650790por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096por
dc.contributor.referee3Oliveira, Márcia Ramos de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5104473139206788por
dc.creator.ID09892823761por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807791334616217por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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dc.subject.cnpqHistóriapor
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