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dc.contributor.authorSurcin, Carla Patrícia Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:38Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:38Z-
dc.date.issued2019-05-29
dc.identifier.citationSURCIN, Carla Patrícia Ferreira. O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docente. 2019. 255 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15019-
dc.description.abstractRESUMO: A presente dissertação discute os desafios e possibilidades da atuação do docente de história, em sala de aula, quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Partimos da hipótese de que, através da Educação em Direitos Humanos, deve ser possível superar a constante violação de direitos e a exclusão social objetivando uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a dignidade humana seja respeitada e acessível a todos. Nesse sentido, a disciplina História tem muito a colaborar para a propagação de valores relativos ao tema e para que o propósito da medida socioeducativa, que é a ressocialização dos jovens, seja alcançado por meio da criação de um sentimento de pertencimento e de identidade. Assim, apresenta-se uma proposta prática de um Curso de Extensão, dividido em dois módulos, por meio da Educação a Distância, intentando contribuir a formação continuada dos docentes de história.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCidadania e Direitos Humanospor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMedida Socioeducativapor
dc.subjectTeaching Historyeng
dc.subjectCitizenship and Human Rightseng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocio-educational Measureeng
dc.titleO professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation discusses the challenges and possibilities of the history teacher’s performance in the classroom, when a student is present in compliance with socio- educational measures from a human rights perspective. Understanding these as a historical constrution, practices and methods are justified by normative and legal devices that foster the presence of such principles in the school environment. We asume that through human rights and social exclusión by aiming for a fairer and more egalitarian society in which human dignity is respected and accesible to all. In this sense, History as a school subject has much to contribute to the propagation of values related to the theme and so that the purpose of the socio-educational measure, which is the resocialization of the young, be reached. Thus, a practical proposal for an Extension Course, divided in two modules, through Distance Education, is presented, trying to contribute to the continuing education of the teachers of history.eng
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 035.569.887-04por
dc.contributor.advisor2Azevedo
dc.contributor.referee1Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee3Cabral, Maria Aparecida
dc.creator.IDCPF: 097.962.607-27por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276150636659779por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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