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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Educação Ambiental na formação de professores: um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades federais do sudeste brasileiro
Authors: Lessa, Amanda Nogueira
Orientador(a): Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Primeiro membro da banca: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Segundo membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Keywords: Currículo;Educação Ambiental;Criticidade;Licenciatura em Ciências Biológicas;Curriculum;Environmental Education;Criticality;Biology and Science Teacher Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-May-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: LESSA, Amanda Nogueira. A Educação Ambiental na formação de professores: um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades federais do sudeste brasileiro. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como a Educação Ambiental (EA) ocorre nos currículos de sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do Sudeste brasileiro. O viés metodológico utilizado consistiu em uma análise documental que engloba os ementários e os Projetos Políticos de Curso (PPC) de sete Universidades Federais da supracitada região brasileira. Esses documentos foram investigados com base na Análise Textual Discursiva. Verificou-se, nestes documentos curriculares, duas categorias principais: (1) Princípios da Educação Ambiental presentes nos PPC e (2) Perfil almejado do professor de ciências/biologia para a Educação Ambiental. A pesquisa contou, ainda, com a realização de uma revisão sistemática. Essa revisão pretendeu entender como estão acontecendo as pesquisas em Educação Ambiental Crítica na formação de professores no Brasil, no período de 2012 a 2022. Espera-se com essa revisão sistemática, localizar possíveis afinidades ou distanciamentos entre as pesquisas realizadas atualmente e as concepções dos PPC utilizados na parte documental da pesquisa. Reconhecendo as dificuldades de trabalhar a Educação Ambiental Crítica na Educação Básica, propomos, ainda, a confecção de um produto educacional que será um site para o professor com propostas de atividades vinculadas à Educação Ambiental Crítica, que englobem as três unidades temáticas da BNCC: Vida e Evolução, Matéria e energia e Terra e Universo. Diante da crescente necessidade de discutir as questões socioambientais, surgiu o questionamento que instiga essa pesquisa de mestrado: como a Educação Ambiental ocorre nos currículos de formação de professores de Ciências e Biologia, a partir da análise de documentos estruturantes de Universidades Federais do Sudeste Brasileiro? As concepções de Educação Ambiental e perfil profissional docente desses documentos curriculares estão alinhados à revisão sistemática da literatura? Os PPC estão acompanhando as diretrizes acadêmicas mais aceitas na atualidade? Com base na análise dos PPC foi possível constatar diferenças de abordagens na Educação Ambiental. Observou-se a valorização da criticidade, embora ainda exista uma ótica pragmática permeando os discursos, em muitos casos. Constatou-se também que há documentos que especificam como desejam trabalhar a EA, por vezes tratando o meio ambiente na perspectiva socioambiental, englobando a Educação Ambiental Crítica, transformadora e emancipatória. Em outros casos, há ementas que dão menos detalhes sobre como a Educação Ambiental será tratada, e o que se observa é a associação da Educação Ambiental a disciplinas ecológicas e pedagógicas, citando aparatos legais como fundamentação. Nestes casos, a generalização da abordagem pretendida por esses cursos pode conferir ambiguidade sobre as convicções do PPC, gerando possíveis comprometimentos à criticidade na formação dos professores. O desafio à nossa frente se configura, portanto, na luta para a constante reformulação dos currículos, inserindo-os cada vez mais na perspectiva crítica da Educação Ambiental.
Abstract: The objective of this research is to reflect on how Environmental Education (EE) occurs in the curriculum of seven courses for Biology and Science teacher education at Federal Universities in Southeastern Brazil. The methodological bias used consists of a document analysis that encompasses the summaries and Political Course Projects (PCP) of seven Federal Universities in this Brazilian region. These documents are being investigated based on Discursive Textual Analysis. Two main categories were found in these curriculum documents: (1) Principles of Environmental Education present in the PCP and (2) Desired profile of the science/biology teacher for Environmental Education. The research also included a systematic review. This review intends to understand how research on Critical Environmental Education in teacher training in Brazil is taking place, from 2012 to 2022. It is hoped, with this systematic review, to locate possible affinities or distances between the research currently carried out and the conceptions of PCP used in the documentary part of the research. Recognizing the difficulties of working with Critical Environmental Education in Basic Education, we also propose the making of an educational product that will be a website for the teacher with proposals for activities linked to Critical Environmental Education, which encompass the three thematic units of the BNCC: Life and Evolution, Matter and Energy, and Earth and Universe. Faced with the growing need to discuss socio-environmental issues, the questions that instigate this master's research arise: how does Environmental Education occur in the training curricula of Science and Biology teachers, based on the analysis of structuring documents from Federal Universities in Southeast Brazil? Are the concepts of Environmental Education and the teaching professional profile of these curricular documents aligned with the systematic literature review? Are Political Course Projects following the most accepted academic guidelines today? Based on the analysis of the PPC, it has already been possible to observe differences in approaches to Environmental Education. There is an appreciation of criticality, although there is still a pragmatic perspective permeating the speeches, in many cases. It was found that there are documents that specify how they want to work with EE, sometimes treating the environment from a socio-environmental perspective, encompassing Critical, transformative, and emancipatory Environmental Education. In other cases, there are documents that give less detail about how Environmental Education will be treated, and what is observed is the association of Environmental Education with ecological and pedagogical disciplines, citing legal apparatus as a justification. In these cases, the generalization of the intended approach, by these courses, confers ambiguity on the convictions of the PCP, generating commitment to criticality in teacher training. The challenge ahead of us is configured in the struggle for the constant reformulation of the curricula, inserting them more and more in the critical perspective of Environmental Education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15010
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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