Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15005
Tipo do documento: Dissertação
Title: Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola
Other Titles: Activity notebook, environmental and scientific literacy: citizen perspectives at school
Authors: Salles, Fernanda Soton Ferreira
Orientador(a): Machado, Lígia Cristina Ferreira
Primeiro membro da banca: Machado, Lígia Cristina Ferreira
Segundo membro da banca: Guimarães, Mauro
Terceiro membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Keywords: Alfabetização Científica;Educação Ambiental;problemas socioambientais;Scientific Literacy;Environmental Education;socio-environmental problems
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SALLES, Fernanda Soton Ferreira. Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola, 2023, 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Diante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa sobre o mundo em que vivem e a consciência da importância de exercer a cidadania. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as contribuições de um caderno de atividades para o processo de construção do conhecimento científico dos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, do Colégio Estadual São João, localizado no município de Queimados, RJ. Esse material pedagógico, denominado Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas, aborda o tema Educação Ambiental na perspectiva da Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolve a coleta de dados através de um questionário para levantamento das concepções prévias dos alunos e dividido em três eixos: Significando o Meio Ambiente, que tem o propósito de verificar os conceitos que os alunos possuem sobre o meio ambiente; Meio Ambiente e seus problemas, que visa a analisar a visão que os alunos tem acerca dos problemas ambientais do local onde vivem e suas causas; Vida Cotidiana e Ambiente, que deseja averiguar a relação dos alunos no dia a dia com o meio ambiente. As análises do questionário evidenciaram que o tema “meio ambiente”, embora seja essencial à vida de todo ser humano, é conhecido de forma superficial ou até mesmo é resultado de uma associação equivocada. A análise das repostas dos alunos trouxe elementos importantes que permitiram aprofundar o tema desta pesquisa através das atividades sugeridas no Caderno de Atividades Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas. A análise dessas atividades demonstrou uma importância desse material pedagógico para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, trazendo reflexões, aproximando os alunos da importância e da realidade ambiental que estamos vivendo. Sendo uma ferramenta para contribuir com a formação de cidadãos alfabetizados ambientalmente.
Abstract: Considering the current scenario of a big environmental crisis, which threatens not only the nature, but also humans life, a need of a teaching practice arises, one that pioritizes developing in students a reflective, critical, questioning and investigative posture about the world and the consciousness of the importance of practicing citizenship rights. This work aims to investigate the contributions of an activity book in the process of building a scientific knowledge among students, in a third-year secondary school class, the point of this research, at a public school located in Queimados/ RJ. This pedagogical material, called For an Environmental Literacy at Schools, addresses the Environmental Education topic from the perspective of Scientific Literacy, theoretically based on a dialogue between the ideas and concepts of Attico Chassot and Paulo Freire. It refers to a qualitative research that involves the collection of data through a questionnaire to survey the students’ previous conceptions, divided into three axes: Meaning the Environment, to verify the concepts students have about the environment; Environment and its problems, aiming to analyze the reading students have about the environmental problems from the place where they live and their causes; Daily Life and Environment, to find out how students relate to the environment on a day-to-day basis. The analysis of the questionnaire showed that the theme “environment”, although essential to every human being, is superficially known or even the result of a mistaken association. The analysis of the students responses brought relevant evidence that allowed deepening the theme of this research through the activities suggested in the Activity Book For an Environmental Literacy at Schools, which was organized from five activities. The carrying out and subsequent analysis of these activities demonstrated the importance of this pedagogical material to collaborate with the teaching and learning process at schools, enabling reflections and bringing students closer to the importance and environmental reality that humans are facing. It constitutes, therefore, a didactic material that can contribute to the formation of environmentally literate citizens.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15005
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Fernanda Soton Ferreira Salles.pdf4.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.