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dc.contributor.authorPaula, Lorrayne Ferreira dos Santos de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:08Z-
dc.date.issued2023-04-03
dc.identifier.citationPAULA, Lorrayne Ferreira dos Santos de. Matemática e docência feminina: descortinando alguns aspectos emblemáticos envoltos às relações de poder. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14995-
dc.description.abstractNeste trabalho, nosso objetivo é discorrer sobre as relações de poder na sociedade, as quais são também estendidas às relações de gênero, elencando à docência como profissão feminina. Por meio de levantamentos históricos bibliográficos, destacaremos o acesso à educação, formação acadêmica e identidade corporal das mulheres até o século XX, principalmente, englobando as professoras que ensinavam matemática. Inicialmente, tratamos de assuntos cujo início foi no século XIX, momento em que ocorreu a primeira lei educacional do Brasil, esta que foi um marco para a busca de direitos educacionais por mulheres, passando pela mudança do Império para a República chegando ao século XX. Faremos um breve comparativo da educação que estruturava no país com a realidade apresentada em outros países, por exemplo, Itália, França e Prússia. Serão analisadas também as lutas das mulheres nos movimentos feministas que perpassaram no século passado, ressaltando a multiplicidade dos grupos. Examinaremos o período de consolidação das Escolas Normais e a educação das meninas, destacando as diferenças curriculares das escolas femininas e masculinas, direcionando atenção também às turmas mistas e a proposta de coeducação, evidenciando a filosofia educacional vigente da época, chegando até o período de elaboração e consolidação do movimento escolanovista, o qual buscava conjecturar a educação de uma forma mais igualitária. Relacionaremos as mulheres docentes da época com as relações de poder no campo social, político e profissional através do produto educacional que se trata de um perfil no Instagram, já existente, denominado Mathematical Women, cujo objetivo é difundir informações sobre educação, docência, mulheres e matemática, tendo como base acontecimentos históricos e sociais.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdocênciapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectmulherespor
dc.subjecthistória da Matemáticapor
dc.subjectrelações de gêneropor
dc.subjectteachingeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectwomeneng
dc.subjecthistory of Mathematicseng
dc.subjectgender relationseng
dc.titleMatemática e docência feminina: descortinando alguns aspectos emblemáticos envoltos às relações de poderpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this paper, our goal is to discuss the power relations in society, which are also extended to gender relations, including teaching as a female profession. Through historical bibliographical surveys, we will highlight the access to education, academic formation and women's corporal identity until the 20th century, mainly, encompassing female professors who taught mathematics. Initially, we will deal with issues which started in the 19th century, when the first educational law in Brazil was passed, which was a milestone in the search for educational rights for women, passing through the change from the Empire to the Republic and reaching the 20th century. We will make a brief comparison of the education that was structured in the country with the reality presented in other countries, for example, Italy, France and Prussia. We will also analyze the women's struggles in the feminist movements that pervaded the last century, emphasizing the multiplicity of groups. We will examine the period of consolidation of the Normal Schools and the education of girls, highlighting the curricular differences of the feminine and masculine schools, also focusing on the mixed classes and the proposal of co-education, evidencing the educational philosophy in force at that time, reaching the period of elaboration and consolidation of the Scholastic Movement, which sought to conjecture the education in a more equal way. We will relate the women teachers of the time with the power relations in the social, political and professional fields through the educational product, which is an existing Instagram profile called Mathematical Women, whose goal is to spread information about education, teaching, women and mathematics, based on historical and social events.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.advisor-co1Moura, Roseli Alves de
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee2Moura, Roseli Alves de
dc.contributor.referee3Soares, Zilene Moreira Pereira
dc.contributor.referee4Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7743714475094330por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73303/2023%20-%20Lorrayne%20Ferreira%20dos%20Santos%20de%20Paula.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6608
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-19T16:35:36Z No. of bitstreams: 1 2023 - Lorrayne Ferreira dos Santos de Paula.pdf: 1466419 bytes, checksum: 0158b26064035445639f8e0a0350f740 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-19T16:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Lorrayne Ferreira dos Santos de Paula.pdf: 1466419 bytes, checksum: 0158b26064035445639f8e0a0350f740 (MD5) Previous issue date: 2023-04-03eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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