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Tipo do documento: Dissertação
Title: Matemática e docência feminina: descortinando alguns aspectos emblemáticos envoltos às relações de poder
Authors: Paula, Lorrayne Ferreira dos Santos de
Orientador(a): Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Primeiro coorientador: Moura, Roseli Alves de
Primeiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Segundo membro da banca: Moura, Roseli Alves de
Terceiro membro da banca: Soares, Zilene Moreira Pereira
Quarto membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Keywords: docência;educação;mulheres;história da Matemática;relações de gênero;teaching;education;women;history of Mathematics;gender relations
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 3-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: PAULA, Lorrayne Ferreira dos Santos de. Matemática e docência feminina: descortinando alguns aspectos emblemáticos envoltos às relações de poder. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Neste trabalho, nosso objetivo é discorrer sobre as relações de poder na sociedade, as quais são também estendidas às relações de gênero, elencando à docência como profissão feminina. Por meio de levantamentos históricos bibliográficos, destacaremos o acesso à educação, formação acadêmica e identidade corporal das mulheres até o século XX, principalmente, englobando as professoras que ensinavam matemática. Inicialmente, tratamos de assuntos cujo início foi no século XIX, momento em que ocorreu a primeira lei educacional do Brasil, esta que foi um marco para a busca de direitos educacionais por mulheres, passando pela mudança do Império para a República chegando ao século XX. Faremos um breve comparativo da educação que estruturava no país com a realidade apresentada em outros países, por exemplo, Itália, França e Prússia. Serão analisadas também as lutas das mulheres nos movimentos feministas que perpassaram no século passado, ressaltando a multiplicidade dos grupos. Examinaremos o período de consolidação das Escolas Normais e a educação das meninas, destacando as diferenças curriculares das escolas femininas e masculinas, direcionando atenção também às turmas mistas e a proposta de coeducação, evidenciando a filosofia educacional vigente da época, chegando até o período de elaboração e consolidação do movimento escolanovista, o qual buscava conjecturar a educação de uma forma mais igualitária. Relacionaremos as mulheres docentes da época com as relações de poder no campo social, político e profissional através do produto educacional que se trata de um perfil no Instagram, já existente, denominado Mathematical Women, cujo objetivo é difundir informações sobre educação, docência, mulheres e matemática, tendo como base acontecimentos históricos e sociais.
Abstract: In this paper, our goal is to discuss the power relations in society, which are also extended to gender relations, including teaching as a female profession. Through historical bibliographical surveys, we will highlight the access to education, academic formation and women's corporal identity until the 20th century, mainly, encompassing female professors who taught mathematics. Initially, we will deal with issues which started in the 19th century, when the first educational law in Brazil was passed, which was a milestone in the search for educational rights for women, passing through the change from the Empire to the Republic and reaching the 20th century. We will make a brief comparison of the education that was structured in the country with the reality presented in other countries, for example, Italy, France and Prussia. We will also analyze the women's struggles in the feminist movements that pervaded the last century, emphasizing the multiplicity of groups. We will examine the period of consolidation of the Normal Schools and the education of girls, highlighting the curricular differences of the feminine and masculine schools, also focusing on the mixed classes and the proposal of co-education, evidencing the educational philosophy in force at that time, reaching the period of elaboration and consolidation of the Scholastic Movement, which sought to conjecture the education in a more equal way. We will relate the women teachers of the time with the power relations in the social, political and professional fields through the educational product, which is an existing Instagram profile called Mathematical Women, whose goal is to spread information about education, teaching, women and mathematics, based on historical and social events.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14995
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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