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dc.contributor.authorOliveira, Ingrid da Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:08Z-
dc.date.issued2022-02-21
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ingrid da Silva de. Percepção ambiental na Educação: uma análise a partir de revisão sistemática de literatura. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14994-
dc.description.abstractVisto que, nas últimas décadas, o homem estabeleceu uma relação recursista com a natureza, visando somente sustentar o padrão produtivista capitalista, o planeta vem apresentando modificações que implicam, não somente na exaustão dos seus recursos, mas também afetam a qualidade de vida do ser humano, ameaçando o futuro. Diante disso, há uma preocupação mundial em estabelecer práticas que colaborem para a construção de uma sustentabilidade socioambiental, e faz-se necessário o desenvolvimento e aplicação de metodologias educacionais que promovam uma consciência ambiental na população. Corroborando com essa necessidade, a própria população credita na educação a resolução dos problemas ambientais, o que foi constatado em uma pesquisa realizada pelo Ministério de Meio Ambiente intitulada de O que o brasileiro pensa da ecologia, onde está a afirmação “a crença de que a educação é a grande saída é consensual e entusiasticamente defendida por todos” (CRESPO e LEITÃO 1993, p.172). Partindo da premissa da importância do processo de ensino-aprendizagem focado na maior participação do aluno, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura nacional sobre percepção ambiental nas escolas e verificar como esses estudos estão colaborando para o planejamento e desenvolvimento das práticas de educação ambiental no âmbito escolar. O procedimento adotado para conduzir o estudo foi a revisão sistemática de literatura, onde foram coletados artigos científicos na base de Periódicos Capes, e, como resultado dos 125 trabalhos analisados, somente 27 enquadravam-se nos critérios de inclusão estabelecidos, constatando-se que os artigos de estudos de percepção ambiental com público-alvo de não escolares representam 78% da amostra analisada. Os trabalhos foram classificados de acordo com as macrotendências políticas-pedagógicas da educação ambiental no Brasil, seguindo a classificação de Layrargues e Lima (2014), tendo como resultado uma maioria deles podendo ser classificada na tendência Conservacionista, mesmo partindo de referenciais teóricos críticos. Os resultados apontam que os trabalhos de percepção ambiental realizados na escola, em sua maioria, foram estudos teóricos, apenas realizando o levantamento das percepções ambientais dos alunos, apenas 7 trabalhos orientam o desenvolvimento de práticas em educação ambiental. Os 7 estudos primários selecionados como práticos foram reagrupados a partir de uma metodologia de metassíntese qualitativa, organizando em categorias criadas a partir da identificação das principais semelhanças e diferenças.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectTestes de percepçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectPerception testseng
dc.subjectSchooleng
dc.titlePercepção ambiental na Educação: uma análise a partir de revisão sistemática de literaturapor
dc.title.alternativeEnvironmental perception in Education: an analysis based on a systematic literature revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSince, in recent decades, man has established a recursist relationship with nature, aiming only to sustain the capitalist productivist pattern, the planet has been showing changes that not only imply the exhaustion of its resources, but also affect the being's quality of life. human, threatening the future. In view of this, there is a worldwide concern to establish practices that contribute to the construction of social and environmental sustainability, and it is necessary to develop and apply educational methodologies that promote environmental awareness in the population. Corroborating this need, the population itself credits education with solving environmental problems, which was found in a survey carried out by the Ministry of the Environment entitled What Brazilians think about ecology, which states “the belief that education is the great way out is consensually and enthusiastically defended by all” (CRESPO and LEITÃO 1993, p.172). Based on the premise of the importance of the teaching-learning process focused on greater student participation, the objective of this research work was to carry out a systematic review of the national literature on environmental perception in schools and to verify how these studies are collaborating for the planning and development of environmental education practices in the school environment. The procedure adopted to conduct the study was a systematic literature review, where scientific articles were collected in the Capes Periodicals database, as a result of the 125 studies analyzed, only 27 met the established inclusion criteria, noting that the articles from environmental perception studies with a target audience of non-schoolers represent 78% of the analyzed sample. The works were classified according to the political-pedagogical macrotrends od environmental education in Brazil, following the classification of Layrargues and Lima (2014), with the result that most of them can be classified in the Conservationist trend, even starting from critical theoretical references. The results show that the environmental perception works carried out at the school, for the most part, were theoretical studies, only carrying out a survey of students’ environmental perceptions, only 7 works guide the development of practices. The 7 primary studies selected as practical were regrouped based on a methodology of qualitative metasynthesis, organizing into categories createad from the identification of the main similarities and differences.eng
dc.contributor.advisor1Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.advisor1ID053.379.037-99por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.contributor.referee1Vieira, Bruno Matos
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dc.contributor.referee1ID053.379.037-99por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee3Barzano, Marco Antonio Leandro
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3273-9216por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944217557693131por
dc.creator.ID139.521.427-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3012178024671349por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesBRASIL. LEI No 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 2 p. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Parecer CNE/CP nº 14/2012. DOU. 15.6. 2012. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades culturais na escola. Práticas coletivas na escola, 2013. MARIN, Andréia Aparecida; TORRES OLIVEIRA, Haydée; COMAR, Vito. A educação Ambiental num contexto de complexidade do campo teórico da percepção. Interciência, v. 28, n. 10, p.616-619, 2003. PALMA, Ivone Rodrigues. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. 2005. PEDRINI, Alexandre; Costa, Érika Andrade; GHILARDI, Natália. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, p. 163-179, 2010. RAMOS, A. F.; HOEFFEL, J. L. M. A população regional e a APA Fernão Dias/MG um estudo sobre Percepção Ambiental, no Município de Camanduacaia/MG. OLAM-Ciência & Tecnologia, ano XI, v. 11, n. 2, p. 148-177, 2011. REIGOTA, Marcos. A Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 539-570, 2010. Santos, Mariane C.; FLORES, Mônica D.; ZANIN M. Trilhas interpretativas instrumento pedagógico e inclusivo para educação ambiental. XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Campus Universitário da Unicruz, Cruz Alta, Brasil, 2011. SOARES, Bernardo Elias Correa; NAVARRO, Marli Albuquerque; FERREIRA, Aldo Pacheco. Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade. Ciências & Cognição, v. 2, 2004. TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Mediação, 2006. TUAN, Y. F. TOPOFILIA: Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. 150 p. Tradução: Lívia de Oliveira, S. Paulo: Difel, Difusão Editorial, AS Brasil, 1980.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6605
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-05-19T14:22:53Z No. of bitstreams: 1 2022 - Ingrid da Silva de Oliveira.Pdf: 2857024 bytes, checksum: ab81f6907c873ef80204160b78509b5b (MD5)eng
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