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dc.contributor.authorSoares, Fernanda Guilherme Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:07Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:07Z-
dc.date.issued2021-04-30
dc.identifier.citationSOARES, Fernanda Guilherme Pereira. Ilustração botânica: uma proposta de sinergia entre ciência e arte para a educação em ciências. 2021. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14992-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou investigar como a arte, por meio da Abordagem Triangular, pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. Para isso, foi elaborada uma proposta didático-pedagógica utilizando a sinergia entre ciência e arte, por meio da Ilustração Botânica, para desenvolver a educação artística e a educação científica simultaneamente através da contextualização dos saberes, da leitura de imagens e da produção artística. Este estudo foi realizado em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino por meio de atividades em sala de aula e de uma visita mediada no Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM). Nessa visita foi realizada uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de artes e ciências em que os alunos desenvolveram Ilustrações Botânicas de espécies de plantas presentes na área do salão de festas do SRBM, resultando em vinte e quatro ilustrações. A inserção desse espaço não-formal de educação objetivou complementar e desenvolver os conhecimentos produzidos em sala de aula e que os alunos pudessem conhecer e identificar a paisagem como um patrimônio cultural nacional. Os dados obtidos nesta pesquisa foram coletados através de um questionário utilizado como préteste e de duas formas de pós-teste, que consistiram na prova bimestral de artes e de redações que foram solicitadas aos alunos. Para validar esses dados foi realizada uma análise de conteúdo, utilizando a categorização por temas com abordagem qualitativa. Os resultados desta pesquisa indicam que a sinergia entre ciência e arte tem o potencial de romper com a fragmentação do conhecimento e, através da Abordagem Triangular, pode promover uma educação contextualizada, afetiva e significativa, possibilitando que os alunos produzam novos significados aos seus conhecimentos prévios sobre ciência e arte e, assim, possam alcançar melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência e Artepor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subjectIlustração Botânicapor
dc.subjectIlustração Científicapor
dc.subjectRoberto Burle Marxpor
dc.subjectScience and Arteng
dc.subjectBotany Teachingeng
dc.subjectBotanical Illustrationeng
dc.subjectScientific Illustrationeng
dc.titleIlustração botânica: uma proposta de sinergia entre ciência e arte para a educação em ciênciaspor
dc.title.alternativeBotanical illustration: a proposal for synergy between science and art for science educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to investigate how art, through the Triangular Approach, can contribute to the development of scientific knowledge. To this end, a didactic-pedagogical proposal was developed using the synergy between science and art, through Botanical Illustration, to develop art education and science education simultaneously through the contextualization of knowledge, image reading and artistic production. This study was carried out in a 7th grade class of a private elementary school through classroom activities and a mediated visit to the Roberto Burle Marx Cultural Center (SRBM). During this visit an interdisciplinary activity was carried out between the arts and science subjects in which the students developed Botanical Illustrations of plant species present in the SRBM party room area, resulting in twenty-four illustrations. The insertion of this non-formal educational space aimed to complement and develop the knowledge produced in the classroom and that the students could get to know and identify the landscape as a national cultural heritage. The data obtained in this research were collected through a questionnaire used as a pre-test and two forms of post-test, which consisted of a bimonthly art test and essays that were requested from the students. To validate this data, a content analysis was performed, using theme-based categorization with a qualitative approach. The results of this research indicate that the synergy between science and art has the potential to break the fragmentation of knowledge and, through the Triangular Approach, can promote a contextualized, affective and meaningful education, enabling students to produce new meanings to their previous knowledge about science and art and thus achieve better results in the teaching-learning processes.eng
dc.contributor.advisor1Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.advisor1ID053.379.037-99por
dc.contributor.referee1Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.referee2Siqueira, Andrea Espinola de
dc.contributor.referee3Souza, Marcelo da Costa
dc.contributor.referee4Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.creator.ID151.639.907-21por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6717471715063645por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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