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dc.contributor.authorNascimento, Adriano Araujo do
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:02Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:02Z-
dc.date.issued2020-03-30
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Adriano Araujo do. Ensino de função polinomial do 1º Grau em uma turma de 9º ano: Alguns olhares para a aprendizagem mediada por tecnologias. 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14981-
dc.description.abstractEssa dissertação teve como objetivos elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática sobre Função e Função Polinomial do 1º Grau, utilizando como estratégias pedagógicas para o enriquecimento interativo de atividades propostas no Facebook e com o aplicativo GeoGebra para smartphone. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 9º do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal localizada no bairro de Marechal Hermes, zona norte do Rio de Janeiro. Na coleta de dados foram usadas as seguintes estratégias: as transcrições de áudios capturadas durante a realização das atividades, o diário de campo do pesquisador, as fichas de respostas de atividade, as interações no Facebook e demais produções dos discentes. A análise aponta que a realização de atividades em grupos é uma dinâmica muito proveitosa para o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes, pois suscitam conjecturas e conhecimentos que possibilitam a apropriação de conceitos matemáticos durante o processo de aprendizagem discente. Trata-se, portanto, de uma inovação que foca no aprendizado potencializado por recursos diversos em uma prática que incentiva a reflexão e a colaboração. No que diz respeito a utilização do Facebook observamos potencialidades, mas é imprescindível o acompanhamento do professor em espaços virtuais, argumentando e interagindo com os alunos durante todo o processo. Quanto ao GeoGebra para smartphone, no escopo dessa pesquisa, seu uso não atingiu os objetivos esperados. De forma geral a sequência didática elaborada e proposta pode ser considerada eficiente para os objetivos esperados. Foi possível perceber um aprimoramento conceitual dos estudantes frente às situações propostas ao longo da intervenção, observado o aperfeiçoamento desde os conhecimentos preliminares até a apropriação novas ideias e conceitos sobre Função. O trabalho coletivo por meio de ações como observar, discutir e avaliar situações evidenciou a importância da fala de cada participante dos grupos de alunos, exercendo assim papel ativo em seu aprendizado. A sequência didática foi o produto educacional gerado pela presente pesquisapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunção do 1º Graueng
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectPolynomial Function degree 1steng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectFacebookeng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.titleEnsino de função polinomial do 1º Grau em uma turma de 9º ano: Alguns olhares para a aprendizagem mediada por tecnologiaspor
dc.title.alternativePolynomial function degree 1st in 9th grade: some observation for a learning proccess guided through technologieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims at developing, aplying and analyzing a didatic sequency on Function and Polynomial Function of the 1st Degree, using Facebook and an application called GeoGebra para smartphone as teaching strategies in order to an interactive enrichment of proposed activities. The investigation subjects of this research are the students of 9th grade class at a Public Elementary School in Marechal Hermes, North Zone in the city of Rio de Janeiro. Transcriptions gathered during the activities, a field diary, answers cards related to the activity, the interactions at Facebook and other material produced by the students are the strategies used to collect data. The analysis points out that workgroup is a very useful dynamics to the students, for the social cognitive development of the students because they elicit conjectures and knowledge to enable the ownership of mathematical concepts during the students learning process. This is therefore an innovation that focuses on learning empowered by diverse resources in a practice that encourages reflection and collaboration. With regard to the use of Facebook, it is possible to observe potential, but the teacher is an essential character in virtual spaces, arguing and interacting with the students throughout all the process. Turning to GeoGebra for smartphone, in the scope of this research, its use did not achieve the expected goals. In general, the didactic sequence elaborated and proposed can be considered effective for the expected goals. It was possible to perceive a conceptual improvement of the students in face of the proposed situations throughout the intervention, observing the improvement from the preliminary knowledge to the appropriation of new ideas and concepts on Function. The collective work through actions such as observing, discussing and evaluating situations highlighted the importance of the speech of each participant of the groups of students, thus playing an active role in their learning. The didactic sequence was the educational product generated by this current researcheng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee2Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592por
dc.contributor.referee3Silva, Wellerson Quintaneiro da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4375501205650919por
dc.creator.ID104.638.907-60por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035059221822343por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesBAIRRAL, Marcelo A. A Educação Matemática em ambientes virtuais. In: X ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA, 7 e 9, 2010, Salvador. Anais... Bahia: Universidade Católica de Salvador, p.8, 2010. __________________. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais à distância. Seropédica - RJ: Edur, 2007. __________________. Alguns contributos teóricos para análise da aprendizagem matemática em ambientes virtuais. Paradigma, Ribeirão Preto, SP, v. 20, n. 2, p. 197-214, 2005. __________________. Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de Matemática. Educar em Revista: Editora UFPR, Curitiba, PR, n. especial, p. 173-189, 2011. _____________________. O potencial comunicativo e o caráter pedagógico dos Blogs. In: Tecnologias da Informação e Comunicação na formação e Educação Matemática, p. 69-84, 2009. BAIRRAL, Marcelo; SILVA, Bruno. 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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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