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dc.contributor.authorBotelho, Patrícia Carla Vieira Romão
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:00Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:00Z-
dc.date.issued2019-09-01
dc.identifier.citationBOTELHO, Patrícia Carla Vieira Romão. Construindo conhecimento com a horta escolar em uma perspectiva interdisciplinar. 2019. 127 f. Dissertação ( Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituo de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14975-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o tema Construindo conhecimento com a horta escolar em uma perspectiva interdisciplinar e tem como objetivo analisar, em uma perspectiva interdisciplinar, a contribuição da horta escolar como instrumento pedagógico para a construção de conceitos científicos trabalhados a partir de alguns descritores do 8º ano do Ensino Fundamental II. A abordagem teórica centra-se na busca por estabelecer relações entre a situação atual do processo de ensino-aprendizagem em ciências, oferecido hoje no Brasil e novas perspectivas para a construção do conhecimento, como é o caso da horta como proposta pedagógica. Foi realizada uma discussão filosófica dos termos cognatos de ‘disciplina’, a saber, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade tendo como referência Fazenda (2008), Morin (1997; 1998; 2000; 2006; 2008), Japiassu (2006), Sommerman (2006) e Santos (2008), entre outros. A relevância deste tema se deve à necessidade de superação do sistema disciplinar atual que trabalha o conhecimento de forma fragmentada estorvando a compreensão atual globalizada de nossos estudantes em relação à realidade na qual estão inseridos, para a partir daí se posicionarem de maneira crítica, política e transformadora, como protagonistas de sua história. A pesquisa de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso com observação participante teve como sujeitos alunos desta etapa de escolarização e professores das diversas disciplinas e foi desenvolvida em uma escola municipal de Volta Redonda – RJ. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários, observação participante e videogravações para posterior discussão, análise e inferências para futuras práxis mais dinâmicas e efetivas. As análises dos dados obtidos evidenciam que a horta cumpriu sua função como instrumento pedagógico, na medida que serviu para que juntos, estudantes e professores das diversas disciplinas, construíssem o conhecimento em uma abordagem interdisciplinar. Como produto educacional foi produzido um vídeo que apresenta partes das atividades realizadas junto à horta escolar. O que se pretende é que este material sirva de inspiração e base para que outros profissionais da Educação organizem a horta escolar como instrumento pedagógico por um viés interdisciplinar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectHorta escolarpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectScience Educationeng
dc.subjectSchool gardeneng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.titleConstruindo conhecimento com a horta escolar em uma perspectiva interdisciplinarpor
dc.title.alternativeAcquiring knowledge with the school garden in an interdisciplinary perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis Paper addresses the theme “Acquiring knowledge with the school garden in an interdisciplinary perspective”. This proposal aims to analyze, in an interdisciplinary perspective, the contribution of the school garden as a pedagogical tool for the construction of scientific concepts worked from some descriptors of the 8th grade of Elementary School. The theoretical approach focuses on establishing a link between the current situation of the teaching-learning in the Science, currently offered in Brazil and new prospects for the crystallization of knowledge, as the school garden as pedagogical proposal. A philosophical discussion was carried out about of the cognates terms of 'discipline', namely, multidisciplinary, interdisciplinary, transdisciplinary - having as reference Fazenda (2008), Morin (1997; 1998; 2000; 2006; 2008), Japiassu (2006), Sommerman (2006) and Santos (2008) and others. The relevance of this theme is due to the necessity of overcoming the current disciplinary system that works the knowledge of fragmented way preventing the globalized current understanding of our students in relation to the reality in which are inserted, for them to position themselves critically, politically and transformative, as protagonists of their history. The research will be qualitative and will consist of case study as observation, involving students from the 8th grade and teachers from different disciplines and will be developed in a public school of Volta Redonda - RJ. The data were collected through questionnaires, the observing of participants and audio-video recording for further discussion, analysis and any conclusions for its effective and dynamic implementation. The analyzes of data obtained show that the horta has fulfilled its function as a pedagogical instrument, to the extent that served so that together, students and teachers of different disciplines, had acquired the knowledge in an interdisciplinary approach. As educational product was produced a video that shows parts of the activities carried out by the school garden. The intention is that this material will serve as an inspiration and basis for that other education professionals organize the school garden as a pedagogical instrument by an interdisciplinary bias.eng
dc.contributor.advisor1Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee1Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573811122962087por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesALVES, J. G.; PEREIRA, R. H. M.; GARUTTI, S. Confecção de horta orgânica em um colégio estadual de Maringá – Paraná. Disponível em: <http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2011/anais/jessica_goncalves_alves_1.pdf> Acesso em 14 ago 2017. ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978. AUSUBEL, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução do original The acquisition and retention of knowledge, 2000. BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1929/1995. BARDIN, L. apud MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). 28 ed. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BARDIN, L. trad. RETO, L. A., PINHEIRO A. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BINGLE, W. H.; GASKELL, P. J. (1994). 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