Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSingh, Eni José Gomes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:00Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:00Z-
dc.date.issued2019-09-26
dc.identifier.citationSINGH, Eni José Gomes. Implantação de um sistema agroflorestal em uma escola de Ensino Médio: uma análise sobre políticas públicas curriculares e suas implicações no cotidiano escolar. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14974-
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a relação entre currículo e prática através de um projeto escolar, a fim de estabelecer relações com uma perspectiva epistemológica de currículo e de ensinar Biologia. Como objetivos específicos busca compreender o projeto escolar a partir dos contextos de influência, produção de texto, contexto da prática, contexto de resultados e estratégia política; refletir a prática à partir da mescla entre currículo por habilidades, currículo interdisciplinar ou por temas transversais e valorização dos saberes cotidianos; elaborar e implementar um projeto escolar agroecológico que amplia saberes baseado no currículo em espiral por habilidades do estado de São Paulo. Para isso foi utilizada uma perspectiva teórica que, articulada à dimensão empírica, permitiu fazer apontamentos sobre a relação entre contextos sociais e a prática curricular. Este trabalho contou com referenciais teóricos que incluem os estudos curriculares, nos trabalhos de Ball e Bowe (1992 e 1994) e Mainardes (2009) a respeito dos ciclos de políticas. A metodologia, de natureza qualitativa, foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com 10 alunos do Ensino Médio. As entrevistas foram respondidas para posterior análise de dados das respostas dos sujeitos da pesquisa. As análises se organizaram em torno dos seguintes eixos: dados de caracterização socioeconômicas; percepção sobre a importância da educação ambiental e a preservação do meio ambiente. Estas análises evidenciaram que a maioria dos alunos se valeu de sua referência cotidiana para definir em uma visão generalista, como ser social. Sobre as concepções de ordem social e econômica a maioria se identifica dependente dos pais. A partir da análise dessas concepções dos alunos e, orientada pelo referencial teórico, elaboramos um caderno didático que propõe uma abordagem da educação ambiental mais articulada através de uma sequência didática que poderá subsidiar todos os que se interessam pelo assunto, as possibilidades de estudo e aplicabilidade em sala de aula ampliando as conexões (cognitivas, culturais, sociais, tecnológicas e ambientais) que o conhecimento científico e tecnológico pode proporcionar à vida do cidadão. A implementação desse projeto a um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio possibilitou uma análise de suas potencialidades relativas à mobilização de conceitos de biologia, a explicitação de conhecimentos prévios e articulação com os conhecimentos científicos de outros temas como sistemas agroflorestais e o ambiente fazendo revelar um movimento de reconstrução de conhecimentos pelos alunos evidenciados pelos questionamentos por eles propostos ao longo da atividade. Além disso, o projeto permitiu a abordagem da questão da saúde inserida em um contexto social que abrange desde os aspectos de saúde pública até aqueles, pertinentes a própria ciência, pois a escola articula saberes dentro de um contexto social e cultural. Este estudo possibilitou uma metodologia de ensino que pode ser utilizada em diversos contextos sociais. Além disso, evidenciamos a importância de uma prática voltada ao incremento de ações com maior sentido em que o conceitual se une à prática em uma perspectiva mais abrangente e articulada superando visões prescritas, que possibilitem a formação dos alunos em idade de escolhas, uma ampliação de olhares e como prática social.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectProjecteng
dc.titleImplantação de um sistema agroflorestal em uma escola de Ensino Médio: uma análise sobre políticas públicas curriculares e suas implicações no cotidiano escolarpor
dc.title.alternativeImplementation of an agroforestry system in a high school: an analysis of public policies and curriculum implications in daily school lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe main objective of this work was to reflect on the relationship between curriculum and practice through a school project, to establish relationships with an epistemological perspective of curriculum and to teach Biology. And as specific objectives understand the school project from the contexts of influence, text production, context of practice, context of results and political strategy; reflect the practice from the mix between curriculum by skills, interdisciplinary curriculum or by transversal themes and appreciation of everyday knowledge; develop and implement a school project that expands knowledge based on the spiral curriculum by skills of the state of São Paulo. For this purpose, a theoretical perspective was used that articulated to the empirical dimension allowed making notes on the relationship between social contexts and curricular practice. This work had theoretical references that include the curriculum studies, in the works of Ball and Bowe (1992 and 1994) and Mainardes (2009) regarding the policy cycles. The methodology, of a qualitative nature, was carried out through semi-structured interviews with 10 high school students. The interviews were answered for further analysis of data from the answers of the research subjects. The analyses were organized around the following axes: socioeconomic characterization data; perception about the importance of environmental education and the preservation of the environment. These analyses showed that most students used their daily reference to define in a generalist vision, how to be social. Regarding the conceptions of social and economic order, most of them identify themselves as dependent on their parents. From the analysis of these conceptions of students and guided by the theoretical framework, we developed a didactic notebook that proposes a more articulated approach to environmental education through a didactic sequence that may subsidize all those who are interested in the subject, the possibilities of study and applicability in the classroom expanding the connections (cognitive, cultural, social, technological and environmental) that scientific and technological knowledge can provide to the life of citizens. The implementation of this project to a group of students in the 1st year of high school enabled an analysis of its potentialities relating to the mobilization of concepts of biology, the explanation of prior knowledge and articulation with scientific knowledge of other topics such as agroforestry systems and the environment revealing a movement of reconstruction of knowledge by students evidenced by the questions proposed by them throughout the activity. In addition, the project allowed the approach to the issue of health inserted in a social context that covers from the aspects of public health to those relevant to science itself, because the school articulates knowledge within a social and cultural context. This study enabled a teaching methodology that can be used in various social contexts. In addition, we highlight the importance of a practice aimed at increasing actions with greater meaning in which the conceptual joins the practice in a more comprehensive and articulated perspective overcoming prescribed views, which enable the training of students in age of choices, a broadening of views and as a social practice.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1IDCPF: 013.981.117-67por
dc.contributor.advisor-co1Vianna, Marcio Albuquerque
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 034.105.227-27por
dc.contributor.referee1Azevedo, Maicon Jeferson Costa
dc.contributor.referee2Vieira, Bruno Matos
dc.creator.IDCPF: 849.630.267-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756742262075589por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesARMANDO, M.S. BUENO, Y.M. ALVES, E.D.S. CAVALCANTE, C.H. Agrofloresta para agricultura familiar. Circular Técnica, Brasília v.16, p. 1-11, dez. 2002. AZEVEDO, M. Base Nacional Curricular Comum: elementos para o debate. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, n.8, p. 54-62, 2015. AZEVEDO, M. Que lugar pertence à biologia na formação técnica de nível médio? Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. In: AYRES, A.C.M.; MATOS, M.; LIMA-TAVARES, D. (Org.). Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. Curitiba: Prismas, 2015, p.303-316. BALL, S. BOWE, R. Subject departments and ‘implementation’ of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, v. 24, n. 2, p. 97-115, mar. 1992. BALL, S. Education reform: a critical and post-structural approach. Open University Press: Buckinghan, 1994. _______, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisas crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional, Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p.10-32, jul./dez. 2006. BOBBITT, J. F. O currículo. Lisboa: Didática, 2004. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997. ______. Base Nacional Comum Curricular - Proposta Preliminar – 3ª Versão, Brasília, 2017. ______. IV CONFERÊNCIA DAS CIDADES. A cidade cidadã: as diversas formas de superação da violência, 2002. ______. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. Seção 1. ______. Medida Provisória nº 746 de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. Acesso em jan. 2018. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília, 2016. ______. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias / Orientações curriculares para o Ensino Médio: volume, Brasília, 2008. ______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1999. ______. Ministério da Educação. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica. Brasília, 2006. ______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN. Brasília, 2000. CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. DUSSEL, I. O currículo híbrido: domesticação ou pluralização das diferenças? In: LOPES, A. C. MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p. 55-77. ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Proposta Curricular do estado de São Paulo- Biologia Ensino Médio. São Paulo, 2008. GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyn. Petrópolis: Vozes, 2013. ______, I. F. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, mai./ago. 2007. ______, I. F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995. LOPES, A. C. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem fronteiras, v. 5, n. 2, p. 33-52, jul./dez. 2006. ______, A.C. Política de Currículo: Recontextualização e Hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, p.50-64, jul./dez. 2005. ______, A.R.C. MACEDO, E. Apresentação. In: LOPES, A.R.C. e MACEDO, E. (Orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p.7-12. ______, A.R.C. ________, E. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A.R.C. MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: Debates Contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p.13-54. ______, A.R.C. Políticas de Currículo: Mediação por Grupos Disciplinares de Ensino de Ciências e Matemática. In: LOPES A.R.C. MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: Debates Contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p.55-77. MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau v.1, n.2, p.94-105, mai/ago. 2006b. ______, J. A abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p.47-69, jan./abr. 2006a. ______, J. e MARCONDES, M.I. Entrevista com Stephen Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. ______, J. FERREIRA, S. TELLO, C. (2011). Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.J. MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 222-247. ______, J. JEFFREY, D.C. As contribuições de Stephen J. Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões. Campinas, 2013. Slides apresentados no Seminário "Diálogos com a Pesquisa – As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões". MARQUES, C. A. GONÇALVES, F.P. ZAMPIRON, E. COELHO, J.C. MELLO, L.C. OLIVEIRA, P.R.S. LINDEMANN, R.H. Visões de meio ambiente e suas implicações pedagógicas no ensino de química na escola média. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2043-2052, 2007. MARTINS, I.P. VEIGA, M.L. Uma análise do currículo da escolaridade básica na perspectiva da educação em ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1999. MINAYO, M.C.S. MIRANDA, A.C. Saúde e ambiente sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. MOREIRA, A.F.B. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, Marisa V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 11-36. ______, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. São Paulo: Papirus, 1990. MORIN, E. 1921- Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005. ______, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. MORIN, E. Epistemologia da Complexidade. In: SCHNITMAN, D. F. (org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p.274-286. ______, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015. ______, E. O problema epistemológico da complexidade. Mira-Sintra: Europa América, 2002. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, 1992. PORRÚA, J. C. PÉREZ-FROIZ, M. (1993). Epistemologia y Formación deI Profesorado. In: Encontro Nacional de Docentes de Ciências da Natureza, 1993 Anais[...]. Universidade de Aveiro, 1993, p.64-72. REVEL, Jacques (Org.). Jogos de escala: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998. SHIVA, V. Abraçar la Vida: Mujer, Ecologia y Supervivencia. In: SHIVA, V. Staying alive- Women, Ecology and Development. Madri: Horas e Horas. 1991, p. 19-75.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68099/2019%20-%20Eni%20Jos%c3%a9%20Gomes%20Singh.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5367
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-13T18:54:37Z No. of bitstreams: 1 2019 - Eni José Gomes Singh.pdf: 6027100 bytes, checksum: 77af9710731b6c31c012a0bdd0bcc98a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-13T18:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Eni José Gomes Singh.pdf: 6027100 bytes, checksum: 77af9710731b6c31c012a0bdd0bcc98a (MD5) Previous issue date: 2019-09-26eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Eni José Gomes Singh.pdf5.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.