Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14962
Tipo do documento: Dissertação
Title: O papel da feira de ciências na alfabetização científica: uma análise a partir da experiência de uma escola estadual do Sul Fluminense
Other Titles: The role of the Science Fair in Scientific Literacy: an analysis based on the experience of a State School in the South Fluminense
Authors: Santos Filho, Paulo Mariano
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Vianna, Márcio de Albuquerque
Segundo membro da banca: Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Keywords: Feiras da Ciência;Ensino Médio;Perspectiva Multidimensional;Alfabetização Científica;Science Fairs;High School;Multidimensional Perspective;Scientific Literacy.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SANTOS FILHO, Paulo Mariano. O papel da feira de ciências na alfabetização científica: uma análise a partir da experiência de uma escola estadual do Sul Fluminense. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018
Abstract: No presente trabalho é apresentado o projeto de pesquisa com vistas à defesa no mestrado. O estudo se caracteriza em dois eixos principais: primeiramente buscar através da pesquisa subsídios para a compreensão do significado das Feiras de Ciências no Ensino das Ciências para ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mais especificamente no Colégio Estadual João Köpke, onde tais atividades acontecem desde 2008. O segundo eixo se concentra na possibilidade de construir em conjunto com a comunidade escolar, um novo patamar de realizações relativas ao empreendimento das Feiras de Ciências, que possa contribuir para a educação básica. As Feiras de Ciências estudantis têm uma tradição de mais de cinco décadas, acontecendo no Brasil e América Latina desde a década de 1960 como uma oportunidade para estudantes apresentarem suas produções científicas escolares. Em geral, esses eventos são apresentados a um público diverso daquele que compõe o ambiente de suas salas de aula. Diante da importância das feiras científicas e seu espaço na alfabetização científica, é necessário compreender a forma como elas acontecem na escola em estudo. Assim, surgiu o seguinte questionamento: qual o papel da feira de ciências no processo de alfabetização científica dos alunos na educação básica?Para o desenvolvimento da pesquisa propomos analisar a oportunidade que as Feiras de Ciências possam representar no sentido de construirmos atividades que promovam uma alfabetização científica numa perspectiva multidimensional e também propomos desenvolver, como produto da dissertação, um “caderno” com princípios e orientações de elaboração de Feiras de Ciências nesta perspectiva.
Abstract: In the present work is presented the research project with a view to qualification in the masters. The study is characterized in two main axes: firstly to search through the research subsidies for the understanding of the meaning of Science Fairs in Science Teaching for high school of the state public network of Rio de Janeiro, specifically in the João Köpke State College, where such activities have been taking place since 2008. The second axis focuses on the possibility of building together with the school community a new level of achievements related to the Science Fair venture in this educational institution. The Student Science Fairs have a tradition of more than five decades, happening in Brazil and Latin America since the 1960s as an opportunity for students to present their scientific school productions. In general, these events are presented to an audience other than the one who makes up the classroom environment. Given the importance of scientific fairs and their place in scientific literacy, it is necessary to understand how they happen in the school under study. Thus, the following question arose: what is the role of the science fair in the process of scientific literacy of students of basic education? For the development of the research we propose to analyze the opportunity that the Science Fairs can represent in order to build activities that promote a scientific literacy in a multidimensional perspective and also propose to develop, as a product of the dissertation, a "notebook" with principles and guidelines for the elaboration of Science Fair in this perspective.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14962
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Paulo Mariano dos Santos Filho.pdf2018 - Paulo Mariano dos Santos Filho1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.