Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlvim, Gilmara Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:55Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:55Z-
dc.date.issued2018-06-27
dc.identifier.citationALVIM, Gilmara Ferreira. O uso da fotografia e a percepção ambiental: a educação ambiental através de uma sequência didática. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14960-
dc.description.abstractA crise ambiental vem se agravando ao longo do tempo devido a um modelo antropocêntrico de utilização dos recursos do meio ambiente para manutenção de um modelo econômico e urbano-industrial, o qual gera degradação ambiental e injustiças sociais. Tal processo de crise se intensifica devido ao distanciamento das relações entre homem e natureza que, muitas vezes, é mantida por propostas de ensino tradicionais que defendem uma visão utilitarista e reducionista do meio ambiente. A partir desse cenário, a Educação Ambiental, na vertente crítica, tem tido o papel de questionar, através da reflexão e crítica, o presente modelo e suas consequências para o meio ambiente. Neste contexto, o presente estudo busca investigar, através de uma sequência didática com abordagem de Educação Ambiental Crítica, o potencial do uso da fotografia como recurso didático-pedagógico no processo de ensino aprendizagem. O uso da fotografia em projetos de Educação Ambiental pode ser um recurso importante para avaliar a percepção ambiental e o levantamento de concepções iniciais dos estudantes para posterior problematização e construção do conhecimento científico, levandose em conta as questões que envolvem a realidade do estudante. Dessa maneira, atividades com o uso da fotografia podem ser realizadas ultrapassando as barreiras físicas da sala de aula, e contribuindo para um trabalho mais criativo, crítico, dinâmico e prazeroso. A fotografia já é utilizada como recurso pedagógico em diversas disciplinas escolares, devido ao seu potencial didático de associar a linguagem oral e visual. Este estudo foi realizado com estudantes de uma turma do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio público no interior do estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa é classificada como qualitativa e o método utilizado para coleta de dados foi a observação participante. Os dados foram coletados através de questionário e observações registradas no diário de bordo da professora durante as atividades em nove aulas de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Também foram feitos registros fotográficos e gravação em áudio ao longo das atividades da sequência didática. O estudo apontou que a utilização da fotografia como recurso didático-pedagógico contribuiu de forma significativa para estimular a percepção ambiental dos estudantes envolvidos na presente pesquisa, havendo com o uso da fotografia a oportunidade para problematizar diversos problemas socioambientais do cotidiano dos estudantes e promover uma melhor construção dos conceitos da temática ambiental por parte dos discentes. A pesquisa evidenciou que, o uso de um recurso tecnológico como a fotografia na prática docente contribui para que o aprendizado seja um processo mais natural, menos passivo e estimulante da autonomia dos estudantespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciências.por
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleO uso da fotografia e a percepção ambiental: a educação ambiental através de uma sequência didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe environmental crisis has been worsening over time due to an anthropocentric model of utilization of the resources of the environment to maintain an economic and urban-industrial model, in which environmental degradation and social injustices are generated. This crisis process is intensified due to the distance between the relations between man and nature that is often maintained by traditional teaching proposals that defend a utilitarian and reductionist view of the environment. From this scenario, Environmental Education, in the critical area, has had the role of questioning, through reflection and criticism, the present model and its consequences for the environment. In this context, the present study seeks to investigate, through a didactic sequence with a Critical Environmental Education approach, the potential of the use of photography as a didactic-pedagogical resource in the learning teaching process. The use of photography in Environmental Education projects can be an important resource to evaluate the environmental perception and the survey of initial conceptions of the students for later problematization and construction of scientific knowledge, taking into account the questions that involve the reality of the student. In this way, activities with the use of photography can be accomplished by overcoming the physical barriers of the classroom, and contributing to a more creative, critical, dynamic and enjoyable work. Photography is already used as a pedagogical resource in several school disciplines, due to its didactic potential of associating oral and visual language. This study was carried out with students of a class from the second segment of Elementary School, from a public school in the interior of the state of Rio de Janeiro. This research is classified as qualitative and the method used for data collection was participant observation. The data were collected through a questionnaire and observations recorded in the teacher's logbook during the activities in nine classes of an interdisciplinary didactic sequence involving the disciplines of Science, Geography and Portuguese Language. Photographic records and audio recording were also made throughout the activities of the didactic sequence. The study pointed out that the use of photography as a didactic-pedagogical resource contributed significantly to stimulate the environmental perception of the students involved in the present research, with the use of photography as an opportunity to problematize various socio-environmental problems of students' daily life and to promote a better construction of concepts of the environmental theme by the students. The research evidenced that the use of a technological resource such as photography in teaching practice contributes to the learning process being a more natural, less passive and stimulating process of students' autonomy.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.advisor1ID069.812.787-07por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858por
dc.contributor.referee1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.referee2Siqueira, Andréa Espinola de
dc.contributor.referee3Fonseca, Lana Cláudia de Souza
dc.creator.ID099.310.987-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7406291801808332por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesBAKTHIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. Ed. HUCITEC, 2006. 193 p. BARBOSA, Leila Cristina Aayama; PIRES, Dario Xavier. O uso da fotografia como recurso didático para a educação ambiental: uma experiência em busca da educação problematizadora. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, pp. 69-84, 2011. BARRA DO PIRAÍ. História. Disponível em: <http://www.barradopirai.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id= 6&Itemid=121>. Acesso em: 06 ago. 2016. BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade: Cadernos pedagógicos e culturais, Niterói, v. 21, n. 72, p.11-31, ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 73302000000300002&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 maio 2017. BRASIL. Constituição (1999). Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321>. Acesso em: 10 maio 2017. ____________. (2012). Parecer nº 14, de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Ambiental. Brasília, DF, 15 jun. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955- pcp014-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 mar. 2017. BORDENAVE, J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 4. Ed. 1982. 312 p. CALDEIRA, Bárbara Maria Santos. Repensando o fazer histórico: a fotografia e seu papel didático na sala de aula. Opsis, Goiás, v. 7, n. 9, p.341-355, jul. 2007. Semestral. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9348>. Acesso em: 27 abr. 2017. CARDOSO, Fernanda Serpa et al. A complexidade e a interdisciplinaridade: breves reflexões nos contextos histórico e atual do ensino. Práxis, Volta Redonda, v. 9, n. 18, p.33- 41, dez. 2017. Semestral. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/search/search?simpleQuery=a+complexidade+ e+a+interdisciplinaridade&searchField=title>. Acesso em: 13 abr. 2018. CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2000. 120 p. CAVALCANTE, Joelia S. et al. A fotografia como ferramenta no ensino de ecologia. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa: 2014. p. 1 - 12. Disponível em: <www.sinect.com.br/2014/down.php?id=3191&q=1>. Acesso em: 15 maio 2014. BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. Ed. HUCITEC, 2006. 193 p. BARBOSA, Leila Cristina Aayama; PIRES, Dario Xavier. O uso da fotografia como recurso didático para a educação ambiental: uma experiência em busca da educação problematizadora. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, pp. 69-84, 2011. BARRA DO PIRAÍ. História. Disponível em: <http://www.barradopirai.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id= 6&Itemid=121>. Acesso em: 06 ago. 2016. BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade: Cadernos pedagógicos e culturais, Niterói, v. 21, n. 72, p.11-31, ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 73302000000300002&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 maio 2017. BRASIL. Constituição (1999). Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321>. Acesso em: 10 maio 2017. ____________. (2012). Parecer nº 14, de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Ambiental. Brasília, DF, 15 jun. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955- pcp014-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 mar. 2017. BORDENAVE, J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 4. Ed. 1982. 312 p. CALDEIRA, Bárbara Maria Santos. Repensando o fazer histórico: a fotografia e seu papel didático na sala de aula. Opsis, Goiás, v. 7, n. 9, p.341-355, jul. 2007. Semestral. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9348>. Acesso em: 27 abr. 2017. CARDOSO, Fernanda Serpa et al. A complexidade e a interdisciplinaridade: breves reflexões nos contextos histórico e atual do ensino. Práxis, Volta Redonda, v. 9, n. 18, p.33- 41, dez. 2017. Semestral. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/search/search?simpleQuery=a+complexidade+ e+a+interdisciplinaridade&searchField=title>. Acesso em: 13 abr. 2018. CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2000. 120 p. CAVALCANTE, Joelia S. et al. A fotografia como ferramenta no ensino de ecologia. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa: 2014. p. 1 - 12. Disponível em: <www.sinect.com.br/2014/down.php?id=3191&q=1>. Acesso em: 15 maio 2014. CECCHIN, Josimara; LIMBERGER, Leila. A importância dos estudos de percepção ambiental como subsídios para a educação ambiental. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DOS ESPAÇOS DE FRONTEIRA, 1., 2011, Paraná. Anais... . Paraná: Unioeste, 2011. p. 01 - 06. Disponível em: <http://cacphp. unioeste.br/eventos/geofronteira/anais2011/Arquivos/Artigos/GESTAO/Artigo80.pdf.>. Acesso em: 10 mar. 2017. CHAUÍ, Marilena de Souza. Ideologia e Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p.245-257, mar. 2016. Trimestral. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:00f0NF8yWp0J:www.revistas.usp. br/ep/article/view/114094/111992+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 15 jan. 2018. COSTA, Cristina. Educação, imagens e mídias. 2. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004. 208 p. DIAS, Ana Isabel Sousa; CORREIA, Luís Antunes Grosso. A fotografia no ensino da História. 2012. 215 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2012. Disponível em: <https://repositorioaberto. up.pt/browse?type=author&value=Ana+Isabel+Sousa+Dias>. Acesso em: 15 dez. 2017. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou ideologia. 6. Ed. São Paulo: Loyola Jesuítas, 2011. 176 p. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O dicionário da língua portuguesa. 7. Ed. Curitiba: Positivo, 2008. 895 p. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 46 p. ____________. Pedagogia do Oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p. FRESCHI, Elisandra Mottin; FRESCHI, Márcio. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. Revista de Educação do Ideau, Uruguai, v. 8, n. 18, p.1-13, dez. 2013. Semestral. Disponível em: <https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/20_1.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018. GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007. 111 p. Centro de Referência Paulo Freire. Disponível em: <https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPEDUCACAO/LIVROS/Paulo_Freire_e_a_Paixão _de_Ensinar.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Planeta Terra. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2015. 336 p. GRILLO, Marlene Correro et al. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. Unirevista, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 2, p.1-11, abr. 2006. Disponível em: <http://faculdadebarretos.com.br/wp-content/uploads/2015/11/pesquisa-sala-de-aula2.pdf.>. Acesso em: 05 jan. 2018. GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2015. 112 p. ____________. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Phillipe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Pensamento complexo dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-29. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Barra do Piraí – panorama. 2018. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/barra-do-pirai/panorama >. Acesso em: 05 maio. 2018. IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Org.). IDEB - Resultados e Metas. 2018. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=283777>. Acesso em: 05 maio 2018. JACOBI, Pedro. Conceitos em Educação Ambiental: Educação e meio ambiente - transformando práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, n. 0, p.28-36, nov. 2004. ____________. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189-205, mar. 2003. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2017. JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, Pernambuco, dez. 2002. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7560/7560.PDF>. Acesso em: 02 jul. 2018. LEPIENSKI, Luis Marcos; PINHO, Kátia Elisa Prus. Recursos didáticos no ensino de biologia e ciências. 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400- 2.pdf?PHPSESSID=200907151.>. Acesso em: 06 nov. 2017. LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação Ambiental crítica: contribuições e desafios. 2007. Disponível em: <http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:i1XgtmspyXQJ:scholar.google.com/+ educação+ambiental+crítica+contribuições+e+desafios&hl=pt-BR&as_sdt=0,5>. Acesso em: 30 mar. 2017. ____________.; LAYRARGUES, P. P. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 11, n. 1, p. 53-71, 2013. ____________. Educação Ambiental e Teorias Críticas. In: GUIMARÃES, Mauro (Org.). Caminhos da educação ambiental: da formação à ação. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2014. Cap. 4. p. 51-86. ____________. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, v. 8, p.37-54, jan. 2003. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/download/897/355>. Acesso em: 11 ago. 2015. ____________. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. 150 p. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 Ed. São Paulo: Atlas, 2003. 270 p. ____________. Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARIN, Andrea Aparecida. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 3, n. 1, p.203-222, jan. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/pea/issue/view/2257>. Acesso em: 05 maio 2017. MARTINS, Célia. A imagem fotográfica como uma forma de comunicação e construção estética: apontamentos sobre a fotografia vencedora do World Press Photo 2010. 2013. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=2148.>. Acesso em: 03 maio 2018. MARTINS, Isabel. Explicações, representações visuais e retórica na sala de aula de Ciências: Educação em ciências e semiótica: uma experiência de colaboração. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; SMOLKA, Ana Luiza B. (Org.). Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 139- 150. MEDEIROS, Diego Piovesan. Semiótica: Teoria e classificação dos signos. 2009. Material didático da disciplina Semiótica aplicada ao design. Disponível em: <https://diegopiovesan.wordpress.com/semiotica/>. Acesso em: 02 fev. 2018. MELAZO, Guilherme Coelho. Percepção Ambiental e Educação Ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 0, n. 6, p.45-51, jan. 2005. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3477/2560>. Acesso em: 05 fev. 2018. MILIOLI, Geraldo; SIZENANDO, Joélia Walter; MARTÍNEZ, Joyde Giacomini. Educação ambiental e a teoria da problematização: Perspectivas de aplicabilidade para os problemas socioambientais da mineração de carvão em Criciúma-SC. In: III Simpósio Internacional - VI Fórum Nacional de Educação. Santa Catarina: Ulbra, 2008. p. 1 - 16. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em sala de aula – tendências para a educação em novos tempos. 3. Ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. 231 p. MORAES, Roque. Construtivismo e ensino de ciências – reflexões epistemológicas e metodológicas. 3 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011, 171 p. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma - reformar o pensamento. 8. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p. Tradução de Eloá Jacobina. MUSSOI, Arno Bento. A fotografia como recurso didático no ensino de geografia. 2008. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Programa de Desenvolvimento de Educação, Unicentro, Guarapuava, 2008. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/785-2.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2017 OLIVEIRA, Lívia de. Percepção Ambiental. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 6, n. 2, p.56-72, 07/2009. Disponível em: <http://vampira.ourinhos.unesp.br/openjournalsystem/index.php/geografiaepesquisa/article/vi ewFile/135/68>. Acesso em: 30 mar. 2017. OLIVEIRA, Kleber Andolfato de; CORONA, Hieda Maria Pagliosa. A percepção ambiental como ferramenta de propostas educativas e de políticas ambientais. Anap Brasil: Revista Científica, Paraná, v. 1, n. 1, p.53-72, jan. 2008. Disponível em: <https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/search/search>. Acesso em: 17 maio 2017. PEDRINI, Alexandre de Gusmão. Metodologias em Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2007. 239 p. PEDRINI, A. de G.; COSTA, E. A. ; GHILARDI, N. P. . Percepção Ambiental de Crianças e Pré-Adolescentes em Vulnerabilidade Social para projetos de Educação Ambiental. Ciência e Educação (UNESP), v. 16, p. 1-163-179, 2010. PEREIRA, Rosecléia da Silva; COSTA, Elizabeth Maria M. da.. O uso de fotografias como estratégia para o ensino de zoologia. 2014. 18 f. Monografia - Curso de Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Planaltina, 2014. PNUD - Programa das Nações Unidas Para Desenvolvimento. Desenvolvimento Humano e IDH. 2017. Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html>. Acesso em: 02 ago. 2017. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 276 p. RAMOS, Maurivan Guntzel. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (Org.). Pesquisa em Sala de Aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2012. p. 21-38. REIGADA, C. ; TOZONI-REIS, M. F. C. . Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 10, n.2, p. 149-159, 2004. REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 107 p. ____________. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 1995. 87 p. REZENDE, Lucinea Aparecida de; SILVÉRIO, Luciana Begatini Ramos. O valor pedagógico das histórias em quadrinhos no percurso do docente de Língua Portuguesa. I Jornada didática – o ensino em foco. I Fórum de professores de didática do estado do Paraná. Paraná, 2012. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/O%20VALOR%20PEDAGOGI CO%20DAS%20HISTORIAS%20EM%20QUADRINHOS.pdf.>. Acesso em: 02 mai, 2018. ROCHA, Eliza Emília Rezende Bernardo. A pesquisa participante e seus desdobramentos: experiências em organizações populares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... . Belo Horizonte: 2004. p. 01 - 07. Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos8.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2018. SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. 1 Ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012. 183 p. ____________. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1998. 54 p. (Coleção 103 - primeiros passos). Disponível em: <http://lelivros.love/book/baixar-livro-o-que-e-semioticalucia- santaella-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/>. Acesso em: 10 abr. 2017. SANTANA, Deisihany Armelin; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. A fotografia como instrumento para consciência socioambiental. I Jornada didática – o ensino em foco. I Fórum de professores de didática do estado do Paraná. Paraná, 2012. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/A%20FOTOGRAFIA%20COMO %20INSTRUMENTO.pdf>. Acesso em: 10 jun, 2016. SANTOS, Rita de Cassia Evangelista dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 15, n. 3, p.134-136, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7353/4392>. Acesso em: 10 abr. 2016. SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 3, p.653-662, set. 2017. Trimestral. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413 85572017000300653&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02 fev. 2018. ____________. Sobre a natureza e especificidade da educação. Comunicação apresentada na mesa redonda sobre “natureza e especificidade da educação”, Brasília, ano 3, n. 22, p.01- 06, jun. 1984. Disponível em: http://ifibe.edu.br/arq/20150911214634120944442.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2018. SEGURA, Denise de Souza Baena. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Fapesp, 2001. 214 p. SILVA, Fátima Soares da; LEAL, Telma Ferraz. É um grupo ou individual, professor? A prática de trabalho em grupo no centro de Educação da UFPE sob duas óticas: docente e discente. Pernambuco, 2006. Disponível em: < http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/fatima_soares.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2018. SILVA, Jane Cristina Baptista; NETTO, Rosália Maria. Fotografia: um olhar semiótico sobre uma linguagem não-verbal. Paraná, 2008. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=44&lid=2 859. >. Acesso em: 24 fev. 2018. SILVA, Willians Gavioli da. Limites e possibilidades do uso da Webquest no Ensino de Física. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2015. SILVEIRA, Jane Rita Caetano da. A imagem: interpretação e comunicação. Linguagem em (dis)curso – LemD, Tubarão, v.5, n.esp., p113-128, 2005. Disponível em:<http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/28 2>. Acesso em 15 mar. 2018. SILVEIRA, Larissa Souza da; ALVES, Josineide Vieira. O uso da fotografia na educação ambiental: tecendo considerações. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 3, n. 2, p.125-146, dez. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/issue/view/892>. Acesso em: 14 maio 2017. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 13, n. 39, p.545- 554, dez. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413- 24782008000300010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300010>. Acesso em: 05 maio 2018. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 109 p. THIOLLENT, Michel; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, universidade e sociedade. In: COLÓQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMERICAS, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2013 Argentina. Colóquio. Argentina: 2013. p. 01 - 20. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114882>. Acesso em: 14 mar. 2018. TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 1, n. 2, 2001. Disponível em: < http://www.redalyc.org/toc.oa?id=500&numero=2693>. Acesso em: 13 mar. 2017. TRIVELATO, Sílvia Frateschi; SILVA, Rosana Louro Ferreira. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 135 p. TUAN, Yi-Fu. Topofilia – um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2015. 289 p. VASCO, Ana Paula; ZAKRZEVSKI, Sonia Beatris Baveldi. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental do Brasil. São Carlos: Ufscar, 2010. Disponível em: < www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/125_71.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017. VIVEIRO, Alessandra Aparecida. DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Rev. Ciência em tela, vol.2, n.1, 2009. Disponível em: < www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0109viveiro.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 ppor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65456/2018%20-%20Gilmara%20Ferreira%20Alvim.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4736
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-09T17:29:18Z No. of bitstreams: 1 2018 - Gilmara Ferreira Alvim.pdf: 26899411 bytes, checksum: d510dd3bcd28effb0aec34576868fae8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-09T17:29:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Gilmara Ferreira Alvim.pdf: 26899411 bytes, checksum: d510dd3bcd28effb0aec34576868fae8 (MD5) Previous issue date: 2018-06-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Gilmara Ferreira Alvim.pdfGilmara Ferreira Alvim26.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.