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dc.contributor.authorSouza, Danilo Pereira de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:55Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:55Z-
dc.date.issued2018-05-03
dc.identifier.citationSOUZA, Danilo Pereira. Currículo Narrativo e Histórias de vida: construção de conhecimentos a respeito dos seres vivos no Ensino Fundamental. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14959-
dc.description.abstractEste trabalho foi parte integrante de uma dissertação e visou compreender como as histórias de vida dos estudantes das séries iniciais – especificamente do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Município de Seropédica, RJ – entrelaçaram a aprendizagem dos conhecimentos de Ciências a respeito dos seres vivos. Nesta pesquisa, localizou-se o objeto de estudo no currículo narrativo proposto por Goodson (2008), uma perspectiva pós-crítica que problematizou o currículo prescrito e destacou um currículo construído a partir da aprendizagem narrativa e do capital narrativo. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foi desenvolvida fontes empíricas textuais (sejam as oficiais ou não), orais/narrativas e recursos visuais. No que tangenciou as fontes textuais, utilizei a história institucional oficial, os textos produzidos pela docente da turma e um questionário que visou compreender os conceitos a respeito dos seres vivos que os estudantes já apresentavam. Relativo as fontes orais/narrativas, utilizei o diário de campo, o filme “Rio”, trechos do filme “Babe, o porquinho” e um vídeo de curta duração do Youtube, o depoimento dos estudantes coletados através das reflexões realizadas coletivamente a respeito dos filmes propostos, entrevistei estudantes ao final das atividades. A preocupação expressa nas experiências prévias dos estudantes, as quais foram produzidas em múltiplos espaços formativos de seu perfil identitário, foram relevantes a este trabalho. Quanto confrontados em situações de construção de conhecimento, os estudantes recorriam aos seus diversos espaços de formação, procurando significar sua aprendizagem. O enfrentamento e as disputas do espaço da lógica de prescrição e da narração foi um fator que levou a compreensão de que apesar da lógica prescritiva estar instaurada na realidade do modelo Educacional Brasileiro, a movimentação do sujeito nos espaços de contextos de produção contemporâneos tem sido muito potencializador de uma pressão por um trânsito e/ou mudança de perspectiva teórica.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo narrativopor
dc.subjectperspectiva pós-críticapor
dc.subjectaprendizagem narrativapor
dc.subjectnarrative curriculumeng
dc.subjectpos-critic perspectiveeng
dc.subjectnarrative learningeng
dc.titleCurrículo narrativo e histórias de vida: construção de conhecimentos a respeito dos seres vivos no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeNarrative Curriculum and Life Stories: construction of knowledge about living beings in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was an integral part of a dissertation and aimed to understand how the histories of students in the initial grades - specifically the third year of Elementary School in the public school located in the county of Seropédica, RJ - intertwined the learning of science knowledge about living things. In this research, the object of study was located in the narrative curriculum proposed by Goodson (2008), a post-critical perspective that problematized the prescribed curriculum and highlighted a curriculum constructed from narrative learning and narrative capital. The research was qualitative and was empirical sources textual (whether official or not), oral / narrative and visual resources. In what touched on the textual sources, was used the official institutional history, the texts produced by the class teacher and a questionnaire that aimed to understand the concepts regarding the students that already presented present. Regarding the oral / narrative sources, I used the field diary, the movie "Rio", excerpts from the movie "Babe" and a short video of YouTube, the testimony of the students collected through the collective reflections about the films, I interviewed students at the end of the activities. The concerns expressed in the previous experiences of the students, which were produced in multiple formative spaces of their identity profile, were relevant to this work. When confronted in situations of knowledge construction, the students turned to their diverse spaces of formation, trying to signify their learning. The confrontation and disputes of the space of prescription logic and narration was a factor that led to the understanding that despite the prescriptive logic being established in the reality of the Brazilian Educational model, the movement of the subject in the spaces of contemporary production contexts has been very a pressure for a traffic and / or change of theoretical perspective.eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Daniele Aparecida de Lima
dc.contributor.advisor1ID086.809.617-28por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2617093407857627por
dc.contributor.referee1Azevedo, Maicon Jeferson
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5641649357902153por
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Cláudia de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.creator.ID125.303.907-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395421143810526por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65364/2018%20-%20Danilo%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4712
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-05-30T02:46:26Z No. of bitstreams: 1 2018 - Danilo Pereira de Souza.pdf: 1168481 bytes, checksum: 2ccbe096b97f594ba4016ecc782dc9d9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-30T02:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Danilo Pereira de Souza.pdf: 1168481 bytes, checksum: 2ccbe096b97f594ba4016ecc782dc9d9 (MD5) Previous issue date: 2018-05-03eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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