Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZão, Julia Maria Rezende
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:54Z-
dc.date.issued2017-09-21
dc.identifier.citationZão, Julia Maria Rezende. Construção de uma Proposta para o Ensino de Química Pautada na Problematização e na Reflexão Sobre o Papel da Experimentação. 2017. [76 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14956-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Química a partir da problematização da realidade dos alunos de uma escola situada no município de Japeri, região da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A partir desta problemática são trabalhados conteúdos de ciências, dando ênfase aos conceitos de reação de combustão, e são desenvolvidas atividades experimentais de cunho investigativo. Para sustentar a discussão realizou-se em um primeiro momento um breve histórico sobre o Ensino de Ciências, dando ênfase especial ao período pós-república quando o ensino secundário no País começou a ser organizado, abordando alguns estudos que tratam da importância/sentido dada as disciplinas científicas, tanto no que se refere à carga horária curricular quanto às metodologias de ensino, que é expresso no Capítulo I. No capítulo II é apresentada uma pesquisa bibliográfica e de campo onde se analisou as tendências das pesquisas que abordam a Experimentação no Ensino de Ciências enquanto estratégia didática, procurando identificar através de entrevistas com professores de Ciências para o ensino fundamental, o significado dado a essas atividades didáticas. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de mais investigações sobre as pesquisas que abordem a experimentação didática, em especial para o Ensino de Biologia e Química. Também enfatiza a necessidade de se incorporar aos programas dos cursos de formação inicial e continuada de professores, novas abordagens sobre essa estratégia didática a fim de se criar uma nova cultura e visão acerca do papel da experimentação no ensino de Ciências. No capítulo III é apresentada a metodologia para um projeto de pesquisa e de ensino na perspectiva problematizadora a partir das concepções freireanas de educação e dos três momentos pedagógicos. O trabalho resultou em uma proposta de sequência didática que tem como objetivo auxiliar os professores do ensino básico no desenvolvimento de atividades problematizadoras, que é apresentada no Capítulo IV. O caráter investigativo da proposta associado aos argumentos racionais oriundos das atividades experimentais deu conta da reelaboração conceitual, também denominada transposição didática, necessária ao ensino de Ciência/Química no contexto escolar, e implicou na transformação do conhecimento científico/químico em conhecimento escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de ciênciaspor
dc.subjectsequência didática problematizadorapor
dc.subjectatividades investigativaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectproblematizing didactic sequenceeng
dc.subjectresearch activitieseng
dc.titleConstrução de uma proposta para o ensino de química pautada na problematização e na reflexão sobre o papel da experimentaçãopor
dc.title.alternativeConstruction of a Proposal for the Teaching of Chemistry Guided by Problematization and the Reflection about the Role of Experimentationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents a proposal for the teaching of Chemistry from the problematization of the reality of the students of a school located in the municipality of Japeri, in the state of Rio de Janeiro. From this problematic, science contents are worked on, emphasizing the concepts of combustion reaction, and experimental activities of an investigative nature are developed. In order to sustain the discussion, a brief history of the Teaching of Sciences was carried out, giving special emphasis to the post-republic period when the secondary education in the country began to be organized, addressing some studies that deal with the importance / scientific disciplines, both in terms of curricular hours and teaching methodologies, which is expressed in Chapter I. In chapter II we present a bibliographical and field research that analyzed the research trends that approach the Experimentation in Science Teaching as a didactic strategy, trying to identify through interviews with teachers of Sciences for elementary education, the meaning given to these activities didactic. The results suggest the need for more research on the researches that approach didactic experimentation, especially for the Teaching of Biology and Chemistry. It also emphasizes the need to incorporate new approaches to this didactic strategy into the initial and continuing teacher training programs in order to create a new culture and vision about the role of experimentation in science teaching. In chapter III the methodology for a research and teaching project in the problematizing perspective is presented, based on the Freireana conceptions of education and the three pedagogical moments. The work resulted in a proposal of a didactic sequence that aims to assist teachers of basic education in the development of problematizing activities, which is presented in Chapter IV. The investigative character of the proposal associated to the rational arguments derived from the experimental activities gave account of the conceptual re-elaboration, also called didactic transposition, necessary to the teaching of Science / Chemistry in the school context, and implied in the transformation of the scientific / chemical knowledge in school knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID747568007-07por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Herbst, Marcelo Hawrylak
dc.contributor.referee2Araújo Neto, Waldmir
dc.creator.ID143753347-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0866262874599716por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesABIB, M. L. V. S; ARAÚJO, M. S. T. de. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 25, n. 2, 2003, p.176-194. ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais – o caso do movimento por justiça ambiental, Estudos Avançados, 24(68), p.103-119, 2010 AGOSTINI, V. W.; DELIZOIKOV, N. C. A experimentação didática no ensino fundamental: impasses e desafios. Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VII ENPEC. Florianópolis: 2009. ANDRADE, G. T. B. Percursos Históricos de Ensinar Ciências Através de Atividades Investigativas. Revista Ensaio, v. 13, n. 1, p. 121-138, 2011. BACHELARD, G. A formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BACON, F. Novum organum. In: Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, v. XIII, pp. 11-237 BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: Uma metodologia do “Conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, publicação eletrônica, v.7, nº 2, 2001. Disponível em http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/570. Acesso em 27 de agosto de 2016. BARATIERI, S.M.; BASSO, N.R.S.; BORGES, R.M.R.; ROCHA FILHO, J.B. Opinião dos estudantes sobre a experimentação em química no Ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 3, n. 3, p. 19-31, 2008. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70 Lda., 2010. CAMPOS, L. S.; ARAUJO, M. S.T. & AMARAL, L. H. Tendências das Pesquisas Envolvendo Experimentação em Ensino de Física identificadas em Teses e Dissertações entre 2002 – 2011. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013. CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Ed. Cultix, 20a ed, 1997. CARLOS, J. G. N.; MONTEIRO JÚNIOR, F. N.; AVEVEDO, H. L.; DOS SANTOS, T. P.; TANCREDO, B.N. Análise de Artigos Sobre Atividades Experimentais de Física nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VII ENPEC. Florianópolis: 2009. CARTIER, R. et al. Vulnerabilidade social e risco ambiental: uma abordagem metodológica para avaliação de injustiça ambiental. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 12, p.2695-2704, dez. 2009. 57 CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de ciências por investigação - Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. ___________________. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino aprendizagem em salas de aula. In SANTOS, F. M. T. & GRECA, I.M. (Orgs) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. 2. Ed, Ijuí: Ed. Unijuí, 2011, p.13-47 CHALMERS, A. F. O que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação, Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000. CEBULSKI, E. S.; MATSUMOTO, F. M. A história da Química como Facilitadora da Aprendizagem do Ensino de Química. Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2035-8.pdf Acesso em 27 de maio de 2016. COSENZA, A. Significações sobre relações entre justiça ambiental, conflito socioambiental e ensino de biologia na prática docente. Revista da SBENBIO, n. 7, p. 735-745, 2014. - DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez Editora, 1994. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. DESCARTES, R. Discurso sobre o método: para bem dirigir a própria razão e procurar a verdade nas ciências. São Paulo: Hemus Ed, 9a Ed., 1998. DESCARTES, R. Meditações Metafísicas, Coleção: Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1974. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V. 21: p. 145-175, ago. 2004. DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E. e SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40,1999. EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C (Org.). Estudo de história e filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 3-21. FERREIRA, N. S. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Ano XXIII, n. 79, p. 257 – 272, 2002. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. 58 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GALIAZZI, M. C., ROCHA, J. M. B., SCHMITZ, L. C., SOUZA, M. L., GIESTA, S., GONÇALVES, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências, Ciência & Educação, v. 7, n.2, 2001. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, N. 10, 1999. GONÇALVES, T. V. O. Feiras de ciências e formação de professores. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008. HARRES, J. B. S. Uma revisão nas pesquisas sobre as concepções de professores sobre a natureza da ciência e as implicações para o ensino de ciências. Investigações no Ensino de Ciências, v. 4 (3), 1999. HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. Trad. António Correia. 7 ed. Ed. Arménio Amado. 1980. JAPIASSU, H. & MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. JAPIASSU, H. Para ler Bachelard. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. LIMA, K. E. C.; TEIXEIRA, F. M. A epistemologia e a história do conceitoexperimento/experimentação e seu uso em artigos científicos sobre o ensino de Ciências. (Apresentação de Trabalho/Comunicação), 2005. Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0355-1.pdf Acesso em: 31 jul. 2014. LIMA, M. E. C. Feiras de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008. LOPES, A. C. “Bachelard: o filósofo da desilusão”. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v.13,n3: p.248 - 273, 1996. LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007. LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000. 59 MARANDINO, M.; SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, Ed. Cortez, 2009. MORTIMER, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências 1, 1, 20-39, 1996. MUENCHEN, C. DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014 NEVES, S. R. G.; GONÇALVES, T. V. O. Feiras de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.6, n.3, 1989, p. 241-247. OLIVEIRA, J. R. A escola e o ensino de ciências. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2000. RODRIGUES, Z.L; WESENDONK, F. S. & TERRAZZAN, E. A. A experimentação em investigações da área de Educação em Ciências no Brasil. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013 ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educ., v. 6, n. 19, p. 37 – 50, 2006. SELLES, S. E. Lugares e culturas na disciplina escolar Biologia: examinando as práticas experimentais nos processos de ensinar e aprender. XIV ENDIPE. RS: PUC, 2008. SILVA, R. R., MACHADO, P. F. L & TUNES, E. Experimentar sem Medo. In SANTOS, W. L. P. & MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988. STRATHERN, P. Hume em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. VASCONCELOS M. L. M. C.; Brito R. H. P. Conceitos de educação em Paulo Freire. Petrópolis: Vozes; 2006. ZANCUL, M. C. S., O ensino de ciências e a experimentação: algumas reflexões. In: PAVÃO, A. C. & FREITAS, D. (org.), Quanta Ciência há no Ensino de Ciências, Edufscar, São Carlos-SP, 2008 ZÃO, J. M. R. & SANTOS, A.C.S. Investigações envolvendo a experimentação em ensino de ciências: da pesquisa acadêmica a prática escolar. Revista da SBEnBio (VI Enebio e VIII Erebio Regional 3), n. 9 p. 6646-6655, 2016 ZÔMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S.; MELLO, K. C. Diferenciação e reconciliação de significados produzidos por alunos dos anos iniciais em atividades 60 investigativas: uma abordagem ausubeliana. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 116-125, 2013 ZÔMPERO, A. F.; LABURU, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64457/2017%20-%20Julia%20Maria%20Rezende%20Z%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4489
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-03-30T22:11:50Z No. of bitstreams: 1 2017 - Julia Maria Rezende Zão.pdf: 2158597 bytes, checksum: 25a2201d354a50224dfcf8aaf6fdda6b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T22:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Julia Maria Rezende Zão.pdf: 2158597 bytes, checksum: 25a2201d354a50224dfcf8aaf6fdda6b (MD5) Previous issue date: 2017-09-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Julia Maria Rezende Zão.pdf2017 - Julia Maria Rezende Zão2.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.