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dc.contributor.authorSantos, Gisele Lopes do
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:49Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:49Z-
dc.date.issued2017-06-01
dc.identifier.citationSANTOS, Gisele Lopes do. Currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre a disciplina biologia. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14946-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o surgimento e implantação do Currículo Mínimo (CM) na rede Estadual de Educação, especificamente na disciplina Biologia, em 2012, apresentado pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). A partir dos estudos sócio-históricos do currículo, busca-se compreender os elementos que sustentaram o surgimento e implantação do CM e como esta proposta se afina as avaliações externas presentes no estado, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SAERJ (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro). Este trabalho constitui uma pesquisa qualitativa, a base teórico-metodológica, apoiou-se nos estudos curriculares dialogando com as fontes empíricas constituídas pelos documentos relativos ao surgimento e implantação do currículo (informações do site da SEEDUC, Resolução 4.866 de 14 de fevereiro de 2013, Currículo Mínimo de Biologia, Bonificação por Resultados SEEDUC) e por artigos publicados a respeito do tema. O objetivo inicial é que se possa através do intercruzamento destas fontes escritas construir uma narrativa a respeito do currículo mínimo da componente curricular biologia. A partir da análise dos documentos oficiais a respeito do CM, no que se refere ao conceito de habilidades e competências, nota-se sua proximidade com as avaliações externas, visto que o currículo e outras estratégias criadas pela SEEDUC almejam corroborar com a elevação do índice da educação do Estado em avaliações externas como o IDEB (Indicador e Desenvolvimento da Educação Básica). O CM de Biologia apresenta habilidades e competências, as quais a SEEDUC argumenta estar organizada de forma progressiva no documento oficial – da mais simples ou concreta, em direção a uma mais complexa ou abstrata. Todavia, analisando este documento, os bimestres letivos distribuídos no CM de biologia, é possível sustentar que esta progressão de conteúdos nem sempre acontece, apresenta-se de forma esparsa e irregular. Neste sentido, foi possível perceber ao analisar o documento do CM de Biologia que o ensino continua a ser apresentado de forma fragmentada; obstaculizando o estudante associar o que aprende na escola com seu cotidiano. Após análise do CM de Biologia, sustenta-se a ideia de que os sentidos dos conceitos de competências e habilidades embora se aproximem da vertente cognitivoconstrutivista, de Perrenoud, também se movimenta em direção ao compartamentalismo de Tyler, quando centraliza suas questões em avaliações externas, no currículo do accountability e na performatividade.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbiologyeng
dc.subjectcompetenceseng
dc.subjectminimal curriculumeng
dc.subjectabilitieseng
dc.subjectbiologiapor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectcurrículo mínimopor
dc.subjecthabilidadespor
dc.titleCurrículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre a disciplina biologiapor
dc.title.alternativeMinimum curriculum of the State of Rio de Janeiro: Reflections on the discipline biologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work has as objective reflect on the emergence and implementation of the Minimum Curriculum (CM) in the State Education Network, specifically in the Biology discipline, in 2012, presented by the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro (SEEDUC). From the socio-historical studies of the curriculum, it is sought to understand the elements that supported the emergence and implantation of the CM and how this proposal refines the external evaluations in the state, ENEM (National High School Exam) and SAERJ (Evaluation of Education in the State of Rio de Janeiro). This work constitutes a qualitative research, based on theoretical and methodological, based on the curricular studies dialoguing with the empirical sources constituted by the documents related to the emergence and implantation of the curriculum (information of the SEEDUC website, Resolution 4.866 of February 14, 2013, Minimum Curriculum of Biology, Earnings by Results SEEDUC) and by published articles on the subject. The initial objective is that through the interbreeding of these written sources one can construct a narrative about the minimal curriculum of the biology curricular component. From the analysis of the official documents regarding the CM, with regard to the concept of skills and competences, it is possible to note its proximity to the external evaluations, since the curriculum and other strategies created by SEEDUC aim to corroborate with the increase of the index Of State education in external evaluations such as IDEB (Indicator and Development of Basic Education). The CM of Biology presents skills and competences, which SEEDUC claims to be organized progressively in the official document - from the simplest or most concrete, towards a more complex or abstract one. However, analyzing this document, the two-month course distributed in the CM of biology, it is possible to sustain that this progression of contents does not always happen, it presents in a sparse and irregular form. In this sense, it was possible to perceive when analyzing the document of the CM of Biology that the teaching continues to be presented in a fragmented way; Hindering the student to associate what he / she learns in school with his daily life. After analyzing the CM of Biology, the idea that the meanings of the concepts of competences and abilities, although approaching the cognitive-constructivist side of Perrenoud, is also moved towards Tyler's compartamentalism, when he centralizes his questions in External evaluations, the accountability curriculum and performativityeng
dc.contributor.advisor1Tavares, Daniele Lima
dc.contributor.advisor1ID8680961728por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2617093407857627por
dc.contributor.referee1Azevedo, Maicon Jeferson
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Cláudia de Souza
dc.creator.ID9217900745por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1730381828643480por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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