Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorrêa, Conrado Padula de Araujo Trindade
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:54Z-
dc.date.issued2018-09-17
dc.identifier.citationCORRÊA, Conrado Padula de Araujo Trindade. C. G. Jung e o Caçador das Sombras: um diálogo entre ciência e espiritualidade. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14517-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um diálogo entre ciência e espiritualidade, a partir da análise e compreensão do conteúdo literário do álbum Temple of Shadows da banda Angra à luz da psicologia analítica do psicólogo e médico psiquiatra Carl Gustav Jung (1885-1961). Para tanto, o mesmo descreve a maneira pela qual Jung investiga a psique humana; elucida a forma como ele compreende a espiritualidade a partir de um olhar científico; demonstra uma espiritualidade presente no rock'n'roll e no heavy metal; e realiza uma análise a partir de um olhar junguiano, fenomenológico e hermenêutico, do conteúdo literário do álbum Temple of Shadows da banda Angra. A gradual dissociação entre os saberes científico e espiritual que se inicia ao final da Idade Média favoreceu o surgimento de uma filosofia antropocêntrica que, embora tenha permitido à humanidade avanços tecnológicos, acabou por afastá-la de sua essência espiritual e da natureza. Para que haja uma reaproximação entre ciência e espiritualidade, faz-se necessário um diálogo que almeje a mútua compreensão entre os dois campos do saber. Para tanto, Jung investiga fenômenos psicológicos que aspiram à espiritualidade de forma científica e interdisciplinar, em diálogo com a mitologia, a religião, a teologia, as neurociências, a medicina, a física, a filosofia, etc. No âmbito da música rock'n'roll e seu subgênero heavy metal, a espiritualidade também se faz presente. É o caso do álbum Temple of Shadows da banda brasileira Angra, que narra a saga de uma personagem: o Caçador das Sombras, um cavaleiro do século XII que durante uma guerra santa, após ser ferido em batalha, acaba conhecendo e casando-se com uma mulher muçulmana antes de seguir seu destino profetizado por um velho rabino e uma prostituta cigana. A personagem sofre um impacto psicológico frente a revelações e acontecimentos que vão além de sua capacidade de compreensão racional e que modificam profundamente sua forma de agir, pensar e sentir o mundo externo e a si mesmo. Tanto a personagem Caçador das Sombras quanto Jung adotam posturas de compreensão e tolerância que viabilizam o diálogo e a compreensão entre campos do saber que estão cindidos durante os períodos de suas vidas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspiritualidadepor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectPsicologia analíticapor
dc.subjectHeavy metalpor
dc.subjectSpiritualityeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectAnalytical psychologyeng
dc.titleC. G. Jung e o Caçador das Sombras: um diálogo entre ciência e espiritualidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work proposes a dialogue between science and spirituality, from the analysis and understanding of the literary content of the album Temple of Shadows of the band Angra in light of the analytical psychology of psychologist and psychiatrist Carl Gustav Jung (1885- 1961). For this, it describes the way in which Jung investigates the human psyche; elucidates the way he understands spirituality from a scientific look; demonstrates a spirituality present in rock'n'roll and heavy metal; and performs a case study from a jungian look, phenomenological and hermeneutic, of the literary content of the album Temple of Shadows of the band Angra. The gradual dissociation between scientific and spiritual knowledge beginning at the end of the Middle Ages favored the emergence of an anthropocentric philosophy which, although it allowed mankind technological advances, eventually removed it from its spiritual essence and nature. For a rapprochement between science and spirituality, a dialogue that seeks mutual understanding between the two fields of knowledge is needed. To this end, Jung investigates psychological phenomena that aspire to spirituality in a scientific and interdisciplinary way, in dialogue with mythology, religion, theology, neurosciences, medicine, physics, philosophy, etc. In the scope of music rock'n'roll and its subgenre heavy metal, the spirituality also makes present. This is the case of the Temple of Shadows album by the Brazilian band Angra, which tells the saga of a character: the Shadow Hunter, a 12th-century knight who, after being wounded in battle, ends up meeting and marrying a Muslim woman before following his fate prophesied by an old Rabbi and a Gypsy prostitute. The character has a psychological impact on revelations and events that go beyond his capacity for rational understanding and that deeply modify his way of acting, thinking and feeling the external world and himself. Both Shadow Hunter and Jung adopt attitudes of understanding and tolerance that enable dialogue and understanding between fields of knowledge that are split apart during the periods of their lives.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Nilton Sousa da
dc.contributor.advisor1IDCPF: 094.509.487-63por
dc.contributor.referee1Silva, Nilton Sousa da
dc.contributor.referee2Cruz, Frederico Alan de Oliveira
dc.contributor.referee3Neves, Marcelo Azevedo
dc.contributor.referee4Carvalho, Nelson Job Vasconcelos de
dc.contributor.referee5Veríssimo, Luiz José
dc.creator.IDCPF: 543.220.307-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4753782870817201por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesALMAH. Portal eletrônico da banda Almah. 2016. Disponível em: <http://www.almah.com.br/>. Acesso em: 31 jul. 2018.  ALONSO, Priscila Valente. Música e arquétipo: ouvir música é arquetípico?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO JUNGUIANA DO BRASIL, 18., 2010, Curitiba. Symbolon Artigos. Disponível em: <http://www.symbolon.com.br/ artigos2.htm>. Acesso em: 30 jul. 2018. ANGRA. Portal eletrônico da banda Angra. Disponível em: < http://www.angra.net>. Acesso em: 31 jul. 2018.  ANGRA, Temple of Shadows. São Paulo: Paradoxx, 2004. 1 CD. ANGRA: Temple of Shadows, a saga do Caçador da Sombra. Whiplash.Net. São Luís, MA, 9 set. 2014. Disponível em: <https://whiplash.net/materias/biografias/209961-angra.html>. Acesso em: 1 ago. 2018. BACCHIOCCHI, Samuele. O cristão e a música rock: um estudo dos princípios bíblicos da música. Tradução de: The christian & rock music: a study on biblical principles of music. Michigan, Biblical Perspectives, 2000. Disponível em: <https://musicaeadoracao.com.br/ 28269/o-cristao-e-a-musica-rock-indice/>. Acesso em: 30 jul. 2018. BITTENCOURT, Rafael. Página oficial do músico Rafael Bittencourt no Facebook. 15 nov. 2015. Disponível em: <https://www.facebook.com/RBittencourtOn/posts/ 10153293976207333:0.>. Acesso em: 1 ago. 2018. BLACK Magic: Slayer. . Letras. Belo Horizonte. Tradução de: Black Magic. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/slayer/36803/>. Acesso em: 31 jul. 2018. BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001. ______. Tempo de transcendência: o ser humano como um projeto infinito. 3. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. BUDWEISER: a verdadeira mãe do rock. Budweiser Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=rign_7NQqk0>. Acesso em: 31 jul. 2018. CARDOSO, Diogo da Silva. O rock e o metal a serviço de Deus: o “lugar” e os territórios do movimento underground cristão brasileiro. In: SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS, 6., 2010, Campos dos Goytacazes. Anais... Campos dos Goytacazes: IFFluminense, 2010. CARL Gustav Jung – Questão do coração: a trajetória do fundador da Psicologia Analítica. Direção de Mark Whitney. Produção de Michael Whitney. Estados Unidos, 1983. CASALETTI, Bárbara Burgardt. Música e espiritualidade: uma aproximação a partir do campo da educação. In: SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA, 1., 2013. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2013. p. 653-656. CASTANEDA, Carlos. O fogo interior. Petrópolis: Vozes, 1984. CLÁSSICOS: Angra – Temple of Shadows (2004). Audiorama. 2017. Disponível em: <https://blogaudiorama.wordpress.com/2017/04/04/angra-temple-of-shadows/>. Acesso em: 31 jul. 2018. CRUSADER: Saxon. Letras. Belo Horizonte. Tradução de: Cruzader. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/saxon/124361/>. Acesso em: 31 jul. 2018. DI BIASE, Francisco. O Homem holístico: a unidade mente-natureza. Petrópolis: Vozes, 2010. DORST, Brigitte. C.G. Jung: espiritualidade e transcendência. Petrópolis: Vozes, 2015. FILHO, João Bernardes da Rocha. Física e psicologia: as fronteiras do conhecimento científico aproximando a Física e a Psicologia Junguiana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. FRANCO, Divaldo Pereira. O ser consciente: pelo espírito de Joanna Ângelis. Salvador: Livr. Espírita Alvorada, 1995. FRANZ, Marie-Louise von. A ciência e o inconsciente. In: JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 419-429. FRUCTUOSO, Paulo Cesar. A face oculta da medicina. REDB STYLE Produções Gráficas Ltda, 2013. GIOVANONI, Hermenegildo. A importância do símbolo para a compreensão da religião e da arte segundo Carl Gustav Jung. Juiz de Fora, 2009. 116 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião)–Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009. GROF, Stanislav. Psicologia do futuro: lições das pesquisas modernas de consciência. Niterói: Heresis, 2000. HILLMAN, James; SHAMDASANI, Sonu. Lamento dos mortos: a psicologia depois de O Livro Vermelho de Jung. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. INFINITE Dreams: Iron Maiden. Letras. Belo Horizonte. Tradução de: Infinite Dreams. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/iron­maiden/69431/> Acesso em: 31 out. 2018. JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. ______. Símbolos da transformação. Petrópolis: Vozes, 1986, OC. V. ______. Estudos sobre Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 2004, OC. VII. ______. A dinâmica do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2014, OC. VIII. ______. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000, OC. IX. ______. Psicologia em transição. Petrópolis: Vozes, 2013, OC. X. ______. Psicologia da religião ocidental e oriental. Petrópolis: Vozes, 1988, OC. XI. ______. Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes, 2012, OC. XII. ______. Estudos alquímicos. Petrópolis: Vozes, 2011, OC. XIII. ______. Mysterium coniunctionis. Petrópolis: Vozes, 1985, OC. XIV. ______. A vida simbólica. Petrópolis: Vozes, 2012, OC. XVIII. KALICHESKI, Daniela. Remédio para a alma: espiritualidade é disciplina na faculdade de Medicina da UFF. O Globo, Rio de Janeiro, 30 jun. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rio/bairros/remedio-para-alma-espiritualidade-disciplina-na-faculdade-de-medicina-da-uff-22836810>. Acesso em: 31 jul. 2018. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo: a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1991. ______. O livro dos espíritos: princípios da doutrina espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1999. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. LILITH´S Embrace: Ancient. Letras. Belo Horizonte. Tradução de: Lilith´s Embrace. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/ancient/155765/>. Acesso em: 31 out. 2018. LIMA, Jorge Antônio Monteiro de. Transdisciplinariade na Obra de C.G. Jung e suas influências na atualidade. Plurais Virtual. Anápolis, v. 5, n. 1, p. 61-80, jan.-jun. 2015. Disponível em: <http://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/ 5195/3466>. Acesso em: 1 ago. 2018. MCGUIRE, William; HULL, Richard Francis Carrington. C.G.Jung. Entrevistas e encontros. São Paulo, SP: Cultrix, 1982. MCPARLAND, Robert. Myth and magic in Heavy Metal music. Jefferson, NC: McParland & Company, 2018. MEGADETH. Portal eletrônico da banda Megadeth. 2018. Disponível em: <https://www.megadeth.com/>. Acesso em: 31 jul. 2018. MELHORES de 2004: A escolha dos usuários do Whiplash.Net. Whiplash.Net. São Luís, MA, 23 jul. 2005. Disponível em: <https://whiplash.net/materias/melhores/004569.html>. Acesso em: 31 jul. 2018. MENDONÇA, André Luis de Oliveira. O legado de Thomas Kuhn após cinquenta anos. Sci. stud.. São Paulo, v. 10, n. 3, 2012. MENDONÇA, Joêzer de Souza. O sagrado na MPB e na canção sacra: um olhar da teomusicologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 1. 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010, p. 590-597. MONTARDO, Deise Lucy Oliveira. Através do “Mbaraka”: música e xamanismo guarani. São Paulo, 2002. 276 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social)–Universidade de São Paulo, 2002. MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Editora Meridional/Sulina, 2005. MOTHER North: Satyricon. Letras. Belo Horizonte. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/satyricon/174798/traducao.html> Acesso em: 31 out. 2018. NEWELL, John Philip. Christ of the Celts: the healing of creation. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2008. NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TIROM, 1999. OLIVEIRA, Bosco; OLIVEIRA, Ingrid Constant. Mitologia e vivências humanas. Rio de Janeiro: Wak, 2009. OLIVEIRA, Carlos Alberto de. Rosetta Tharpe: poucos sabem mas ela é a verdadeira mãe do Rock and Roll. Whiplash.Net, São Luís, MA, 13 jul. 2016. Disponível em: <https://whiplash.net/materias/news_789/246296.html>. Acesso em: 31 jul. 2018. PINHEIRO, Marcos Sorrilha; MACIEL, Fred. Blues: manifestação e inserção sociocultural do negro no início do século XX. Outros Tempos. São Luís-MA, v. 8, n. 12, p. 221-238, 12 dez. 2011. RAMACHANDRAN, Vilayanur Subramanian. O que o cérebro tem para contar: desvendando os mistérios da natureza humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. REBIRTH: Angra. Letras. Belo Horizonte. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/ angra/1795/>. Acesso em: 1 ago. 2018. RESENHA: Temple Of Shadows – Angra. Whiplash.Net. São Luís, MA, 27 set. 2004. Disponível em: <https://whiplash.net/materias/cds/003867-angra.html>. Acesso em: 1 ago. 2018. ROCHEDO, Aline. Um olhar sobre o livro, rock and roll: uma história social. Cadernos do Tempo Presente. São Cistóvão/SE, n. 13, p. 71-75, jul.-set. 2013. ROCK & ROLL HALL OF FAME. Sister Rosetta Tharpe. Cleveland. Disponível em: <https://www.rockhall.com/nominee/sister-rosetta-tharpe>. Acesso em: 31 jul 2018. ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SANCTUARY INTERNATIONAL. Sanctuary International. Disponível em: <http://sanctuaryinternational.com/>. Acesso em: 31 jul. 2018. SANTOS, Jucéia Bispo dos. Etnicidade e religiosidade da comunidade quilombola de Olaria, em Irará (BA). Revista Nures. São Paulo, n. 13, set.-dez. 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nures/Revista13/santos.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2018. SAXON. Portal eletrônico da banda Saxon. Disponível em: <http://www.saxon747.com/>. Acesso em: 31 jul. 2018. SHAMDASANI, Sonu. Jung e a construção da psicologia moderna: o sonho de uma ciência. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2005. SHORTO, Russel. Os ossos de Descartes: a história do esqueleto por trás do conflito entre a fé e a razão. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. SILVA, Maria Regiane da. Ethnical Beat – o ritmo negro da música pop internacional-globalizada: um estudo de cartografias sonoro-musicais híbridas como memória, agenciamento e performance das identificações afro-americanas em contextos diaspóricos. Goiânia, 2008. 121 p. Dissertação (Mestrado em Música)–Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008. SILVA, Nilton Sousa da. O mito em Ernst Cassirer e Carl Gustav Jung: uma compreensão do ser do humano. Rio de Janeiro: Litteris, 2002. TAME, David. O poder oculto da música: a transformação do homem pela energia da música. São Paulo: Cultrix, 1984. THE GODS Made Heavy Metal: Manowar. Letras. Belo Horizonte. Tradução de: The Gods Made Heavy Metal. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/manowar/24332/>. Acesso em: 31 out. 2018. UNESCO. História geral da África I: metodologia e pré-história da África. 2010. UNTIL The Light Takes Us, 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=65Tl03SuctE&t=450s>. Acesso em: 31 out. 2018. VAZ, Wagner de Menezes. O eclipse do sagrado: um estudo sobre a imagem de Deus na contemporaneidade. Seropédica, 2014. 87p. Dissertação (Mestrado em Psicologia)–Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68247/2018%20-%20Conrado%20Padula%20de%20Araujo%20Trindade%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5407
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-18T21:38:47Z No. of bitstreams: 1 2018 - Conrado Padula de Araujo Trindade Corrêa.pdf: 1655389 bytes, checksum: bcc973259f66ec443d3768845e608182 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-18T21:38:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Conrado Padula de Araujo Trindade Corrêa.pdf: 1655389 bytes, checksum: bcc973259f66ec443d3768845e608182 (MD5) Previous issue date: 2018-09-17eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Conrado Padula de Araujo Trindade Corrêa.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.