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Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas psicoeducativas na atenção primária: contribuições do psicólogo para a educação em saúde
Other Titles: Psychoeducational practices in primary care: contributions of the psychologist to health education
Authors: Ravaioli, Martina de Paula Eduardo
Orientador(a): Gonzalez, Lilian Maria Borges
Primeiro membro da banca: Gonzalez, Lilian Maria Borges
Segundo membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Terceiro membro da banca: Malagris, Lucia Emmanoel Novaes
Keywords: Psicoeducação;Atenção Primária à Saúde;Psicólogos;Psychoeducation;Primary Health Care;Psychologists
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: RAVAIOLI, Martina de Paula Eduardo. Práticas psicoeducativas na atenção primária: contribuições do psicólogo para a educação em saúde. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
Abstract: Na presente pesquisa, investigou-se, em moldes descritivos, o emprego da abordagem psicoeducativa na atenção primária à saúde, conforme exercida por psicólogos. O objetivo foi identificar contextos e modos de utilização de intervenções psicoeducativas no cotidiano de psicólogos atuantes em serviços públicos de saúde com vistas a estimular ações de prevenção ou tratamento de agravos à saúde. Buscou-se, ainda, verificar as percepções destes profissionais acerca das possibilidades e relevância da psicoeducação enquanto plano de ação no nível primário da atenção e sobre a própria capacitação para trabalhos desta natureza, considerando suas experiências e aprendizagens desde a graduação. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário autoadministrado para obtenção de respostas de psicólogos que atuavam na Atenção Básica de distintos municípios da região sul-fluminense, o qual é composto por duas partes: a primeira com questões sobre a formação e atuação profissional e a segunda com questões de múltipla escolha relacionadas ao uso da psicoeducação, incluindo, por exemplo, frequência, finalidades, população-alvo, estratégias e recursos empregados. Ao todo, 21 profissionais responderam ao instrumento de modo impresso ou em formato eletrônico. De modo adicional, sete destes respondentes participaram individualmente de entrevista semiestruturada, mediante roteiro prévio, com vistas a análises qualitativas e aprofundamento da compreensão de suas percepções. O roteiro foi estruturado nos seguintes eixos temáticos: conhecimentos e usos da psicoeducação na prática profissional e capacitação para uso da psicoeducação. Os dados do questionário foram submetidos a análise estatística descritiva, enquanto aqueles provenientes das entrevistas foram categorizados segundo a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, em relação à utilização da psicoeducação, verificou-se o emprego desta estratégia, de modo individual e grupal, em diferentes cenários e com variados segmentos da população. As psicólogas destacaram a importância da prática educativa enquanto ação preventiva e de promoção do autocuidado. As barreiras principais apontadas nesse processo foram a falta ou insuficiência de recursos materiais e a falta de adesão de muitos usuários às atividades psicoeducativas propostas. Por outro lado, foram relatadas potencialidades do uso da psicoeducação, tal como maior autocuidado entre os usuários beneficiários dos serviços de saúde. Quanto à própria capacitação profissional para tal, as participantes se sentiam pouco capacitadas, relatando dificuldade moderada para o uso de ações psicoeducativas, requerendo cursos de atualização da prática e o acompanhamento das equipes de saúde de maneira longitudinal. O estudo possibilitou ampliar os conhecimentos sobre as práticas de psicoeducação nos cuidados primários e seus benefícios estimados, oferecendo um panorama do seu uso e de aspectos importantes para o seu fortalecimento enquanto técnica com potencial para estimular a aquisição de condutas preventivas.
Abstract: It was investigated in the present research, by descriptive models, the use of the psychoeducational approach in primary health care, as practiced by psychologists. The objective was to identify contexts and ways of using psychoeducational interventions in the daily lives of psychologists who work in public health services to encourage prevention or treatment of health problems. It was also sought to verify the perceptions of these professionals about the possibilities and relevance of psychoeducation as an action plan at the primary level of attention and their qualification for work of this nature, considering their experiences and learning since graduation. In the data collection, a self-administered questionnaire was used to obtain answers from psychologists who worked in Primary Care in different municipalities of the south of the state of Rio de Janeiro, which is composed of two parts: the first with questions about professional training and performance and the second with multiple-choice questions related to the use of psychoeducation, including, for example, frequency, purposes, target population, strategies and resources employed. In all, 21 professionals responded to the instrument in print or electronic format. Besides, seven of these respondents participated individually in a semi-structured interview, through the previous script, with a view to qualitative analysis and a deeper understanding of their perceptions. The script was structured in the following thematic axes: knowledge and uses of psychoeducation in professional practice and training for the use of psychoeducation. The questionnaire data were submitted to descriptive statistical analysis, while those from the interviews were categorized according to Bardin's content analysis. As results, concerning the use of psychoeducation, it was verified the use of this strategy, individually and group, in different scenarios and with different segments of the population. The psychologists highlighted the importance of educational practice as a preventive action in the promotion of self-care. The main barriers pointed out in this process were the non-acceptance or little interest of users, linked to the non-continuity of the proposed psycho-educational activities, as well as the lack or inadequacy of physical space and material resources. On the other hand, potentialities of psychoeducation use were reported, such as greater self-care among beneficiaries of health services. Regarding their professional training, participants felt poorly trained, reporting moderate difficulty in the use of psychoeducational actions, requiring courses to update the practice and follow-up of health teams longitudinally. The study made it possible to broaden the knowledge about psychoeducation practices in primary care and its estimated benefits, providing an overview of its use and important aspects for its strengthening as a technique with the potential to stimulate the acquisition of preventive behaviors.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14511
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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