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Tipo do documento: Dissertação
Title: Coletivo de pessoas com necessidades educacionais específicas na / da ufrrj: narrativas emancipatórias
Other Titles: Collective of people with specific educational needs in ufrrj: emancipatory narratives
Authors: Souza, Adelzita Valéria Pacheco de
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Segundo membro da banca: Rocha, Allan Damasceno
Terceiro membro da banca: Alves, Priscila Pires
Quarto membro da banca: Barbato, Silviane Bonaccorsi
Keywords: Inclusão na Educação Superior;Minorias Ativas;Influências Sociais;Narrativas Emancipatórias;Inclusion in College Education;Active Minorities;Social Influences;Emancipatory Narratives
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 23-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SOUZA, Adelzita Valéria Pacheco de. Coletivo de pessoas com necessidades educacionais específicas na / da UFRRJ: narrativas emancipatórias. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.
Abstract: A Inclusão na Educação Superior ainda enfrenta desafios para se tornar uma realidade no Brasil, principalmente as pessoas com necessidades educacionais específicas. Um grupo de universitários com deficiência formou o Coletivo de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas para lutar por seus direitos na/da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Este trabalho objetiva investigar o que estes universitários com deficiência, representados pelo Coletivo, pensam sobre a inclusão na Educação Superior, e como se organizam coletivamente na universidade. Além dos documentos oficiais sobre Inclusão na Educação e da revisão teórica desta temática, utilizamos como base teórica a Psicologia das Minorias Ativas e a Psicologia Cultural para compreender o movimento estudantil em formação. Como metodologia de pesquisa utilizamos o método de análise da narrativa, a partir de dados coletados através de entrevista a 3 membros da executiva do Coletivo, documentos referente à Instituição de Federal de Ensino Superior - IFES e ao Coletivo, fotos, mensagens digitais e reportagens sobre o tema. A análise dos dados apontou como resultado: i) A inclusão na Educação Superior é um direito; ii) Crítica a IFES pelo não atendimento das demandas de atendimento as Necessidades Educacionais Específicas – NEE dos estudantes com deficiência, conforme legislação educacional; iii) A criação do Coletivo PNE, instaura diálogo com a instituição e faz e reivindica direitos, evidencia princípios e caracteriza-se como minoria ativa, realiza conquistas que evidencia emancipação e inovação; iv) O Coletivo PNE organiza pauta de diálogo e ações que evidencia a urgência do atendimento das NEE. Na intersubjetividade eles constituíram um novo discurso, e buscam novos significados para a trajetória acadêmica. Assumem uma identidade coletiva, e passam a exercer influência social mais forte. O Coletivo PNE construiu o reconhecimento social e um canal de diálogo com a instituição.
Abstract: Inclusion in Higher Education still faces challenges to become a reality in Brazil, especially people with specific educational needs. A group of university students with disabilities formed the Collective of People with Specific Educational Needs to fight for their rights in the Federal Rural University of Rio de Janeiro. This work aims to investigate what these university students with disabilities, represented by the Collective, think about inclusion in Higher Education, and how they organize collectively in the university. In addition to the official documents on Inclusion in Education and the theoretical revision of this theme, we use as theoretical basis the Psychology of Active Minorities and Cultural Psychology to understand the student movement in formation. As a research methodology, we used the narrative analysis method, based on data collected through an interview with 3 members of the executive of the Collective, documents referring to the Institution of Federal Higher Education - IFHE and the Collective, photos, digital messages and reports on the theme. The analysis of the data indicated as a result: i) Inclusion in Higher Education is a right; Ii) Criticism of the IFES for not meeting the demands of attending the Specific Educational Needs - SEN of students with disabilities, according to educational legislation; Iii) The creation of the PNE Collective, establishes dialogue with the institution and makes and claims rights, demonstrates principles and characterizes itself as an active minority, accomplishes achievements that show emancipation and innovation; Iv) The PNE Collective organizes a dialogue and actions agenda that highlights the urgency of attending SEN. In intersubjectivity they constitute a new discourse, and seek new meanings for the academic trajectory. They assume a collective identity, and begin to exercise stronger social influence. The PNE Collective built social recognition and a channel of dialogue with the institution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14504
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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