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dc.contributor.authorBatista, Gabriella Ramalho
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:35Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:35Z-
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.citationBATISTA, Gabriella Ramalho. Avaliação sobre vínculo e reinserção familiar em centros de referência especializada em assistência social na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14488-
dc.description.abstractEste projeto teve por objetivo verificar como ocorre o trabalho técnico dos profissionais de um Centro de Referência Especializada de Assistência Social no trabalho com vínculo familiares e processos de reinserção familiar de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, através do trabalho de fortalecimento de vínculos familiares do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Para compreensão de tais fenômenos, foi utilizada a metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e análise a partir dos pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e análise de conteúdo. A necessidade de aprofundar o entendimento sobre esse processo se sustenta primeiramente no direito previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 19, o direito da convivência familiar e comunitária, e a primazia em tentativas pelo retorno da criança e adolescente ao ambiente familiar; mas, sobretudo, em estudos que apontam a necessidade de mais pesquisas e intervenções sobre o fortalecimento de vínculos e reinserção familiar no contexto do Centro de Referência Especializada de Assistência Social. Foram convidados a participar da pesquisa profissionais que trabalharam ou atuam com essa temática em diferentes Centros de Referência Especializada de Assistência Social da região próxima à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A saber, Seropédica, Nova Iguaçu e Mesquita. Também foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura, a fim de compreender o que se tem publicado e desenvolvido em pesquisas sobre essa temática na atualidade. Para análise e considerações, foi feita uma triangulação dos métodos utilizados, e, como resultados encontrados, verificou-se pouca compreensão sobre o conceito de vínculo familiar e uma ambiguidade na percepção das técnicas sobre o que fragiliza os vínculos, ora por falha nas políticas públicas, ora por falhas da própria família. Por conseguinte, muitas barreiras se colocam no trabalho de reinserção familiar, sendo percebidos muitos fatores de disfunção, como falta de capacitação, de trabalho em rede, de tempo mínimo para cuidado com vínculos familiares, de adesão das famílias, falta de desejo ou conhecimento dos profissionais, falta de recursos básicos. Nos casos em que houve cuidado com vínculos, havia também boa relação da equipe técnica e pouca rotatividade dos profissionais. Ainda, houve pouca definição de vínculo familiar, indicando necessidade de espaços de reflexão. Como produto desse trabalho, foi criado um curso de capacitação para ser oferecido aos técnicos dos equipamentos avaliados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReinserção familiarpor
dc.subjectFortalecimento de vínculopor
dc.subjectPAEFIpor
dc.subjectCREASpor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectFamily reinsertioneng
dc.subjectBond strengtheningeng
dc.titleAvaliação sobre vínculo e reinserção familiar em centros de referência especializada em assistência social na Baixada Fluminense do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeImmersion on the work of family bonds by CREAS: a look at family reintegrationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis project aimed to verify how the technical work of professionals from a Specialized Reference Center for Social Assistance takes place in the work with family ties and family reintegration processes of institutionally sheltered children and adolescents, through the work of strengthening family ties in the Health Service. To understand such phenomena, a qualitative methodology was used, with semi-structured analysis based on the assumptions of the Bioecological Theory of Human Development and Content Analysis. The need to deepen the understanding of this process is sustained before the right provided by the Child and Adolescent Statute, in article 19, the right to family and community coexistence, and the primacy of children and adolescents returning to the family environment; but above all, in studies that point to the need for more research and interventions on the strengthening of bonds and family reintegration in the context of the Specialized Reference Center for Social Assistance. Professionals who worked or are working with this theme, in different Specialized Reference Centers for Social Assistance in the region close to the Federal Rural University of Rio de Janeiro, participated in the research, namely, Seropédica, Nova Iguaçu and Mesquita. An Integrative Literature Review was also carried out in order to understand what has been published and developed in research on this topic today. For analysis and considerations, a triangulation of the methods used was made, and, as the results found, there was an understanding of the concept of the family bond and an ambiguity in the perception of techniques about what weakens the bonds, sometimes due to failure in public policies, now for the faults of the family itself. Therefore, many barriers are placed in the work of family reintegration, with many dysfunctional factors being perceived, such as lack of training, networking, minimum time to care for family ties, family adherence, lack of desire or knowledge of professionals, lack of basic resources. In cases where care was taken with bonds, there was also a good relationship between the technical team and little professional turnover. Still, a definition of family bond was defined, although there is a difference in reflection. As a result of this work, a training course was created to be offered to technicians of the equipment obtained.eng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.advisor1ID033.121.697-39por
dc.contributor.advisor-co1Paiva, Fabrícia Vellasquez
dc.contributor.advisor-co1ID054.562.197-60por
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.referee2Naiff, Luciene Alves Miguez
dc.contributor.referee3Paiva, Fabrícia Vellasquez
dc.contributor.referee4Princeswal, Marcelo
dc.contributor.referee5Campos, Luiz Monteiro
dc.creator.ID153.874.077-01por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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