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Tipo do documento: Dissertação
Title: Sobre o acompanhamento do CREAS à crianças vítimas de abuso sexual: um estudo a partir de Ferenczi
Authors: Oliveira, Leonardo Ribeiro Gonçalves de
Orientador(a): Magalhães, Fernanda Canavêz de
Primeiro membro da banca: Magalhães, Fernanda Canavêz de
Segundo membro da banca: Verztman, Júlio Sérgio
Terceiro membro da banca: Câmara, Leonardo Cardoso Portela
Keywords: Teoria do Trauma;Abuso Sexual Infantil;Política Pública;Trauma Theory;Child Abuse;Public Policy
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 1-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: OLIVEIRA, Leonardo Ribeiro Gonçalves de. Sobre o acompanhamento do CREAS à crianças vítimas de abuso sexual: um estudo a partir de Ferenczi. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de abordar como se deu o acompanhamento de um caso de criança vítima de abuso sexual atendido pelo CREAS de um município de médio porte do Estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se como referencial para análise a teoria ferencziana sobre o trauma, e dedicou-se atenção especial aos dilemas provocados por duas demandas aparentemente contraditórias entre si, a saber: a demanda de verificação dos fatos do abuso e aquela de proteção do infante, chamadas na presente pesquisa de dupla demanda. Essa exigência paradoxal cria o risco de a questão sobre a veracidade do relato da criança acabe por sobrepujar a proteção do infante e o atendimento às suas necessidades. Para a realização da pesquisa, utilizou-se uma metodologia qualitativa que contemplou um primeiro momento de revisão bibliográfica e, em seguida, o estudo de um único caso segundo os fundamentos do caso revelador. Por ocasião da revisão bibliográfica, buscou-se aprofundar a concepção de trauma em Ferenczi utilizando-se como lupa a cena da desautorização da vivência aflitiva. Cena fundamental para a traumatização, cuja ênfase no campo relacional produz uma ampliação da direção clínica freudiana de elaboração psíquica, pois possibilita a inclusão de uma discussão ética sobre os outros atores da cena abusiva. Verificou-se que uma das funções do CREAS é produzir o oposto da desautorização, isto é, o reconhecimento social da vulnerabilidade, que nas crianças se manifesta pela relação de extrema dependência aos adultos. No caso investigado, verificou-se que apesar de o CREAS ser um dispositivo cuja ênfase é a função de reconhecimento da vulnerabilidade, pareceu ser difícil atingir plenamente esse objetivo sem atender ao imperativo ético de tentar objetivamente reparar, na medida do possível, as perdas do sujeito vulnerável que vivenciava relações abusivas. Além disso, observou-se que para a construção de uma iniciativa de reparação mais precisa e efetiva para o caso examinado fez-se necessária alguma aproximação em relação aos fatos. Tendo em vista a necessidade de aproximação aos fatos no caso concreto, concluiu-se que não é apropriado cindir a dupla demanda definitivamente com vistas a determinar qual é pertinente ao CREAS e qual não é. Parece ser mais indicado pensar em modos de acolher essa exigência paradoxal com o auxílio da rede, a partir de uma metodologia centrada no caso concreto, sem se deixar tutelar pelo Sistema de Justiça e cuidando para que isso não anule a potência do CREAS de produzir prioritariamente o reconhecimento social do sofrimento dos sujeitos em situação de vulnerabilidade.
Abstract: This research aims to address how a case of a child victim of sexual abuse attended by CREAS in a medium-sized municipality in the state of Rio de Janeiro was followed up. The Ferenczian theory of trauma was used as a reference for analysis, and special attention was given to the dilemmas caused by two apparently contradictory demands, namely: the demand for verification of the facts of abuse and that for the protection of the infant, they were called in the present research double-demand. This paradoxical requirement creates the risk that the question about the veracity of the child's report outweighs the demand for child protection and for meeting their needs.To carry out the research, a qualitative methodology was used that included a first moment of bibliographic review and, then, the study of a single case according to the foundations of the revealing case. During the bibliographic review, we sought to deepen the concept of trauma in Ferenczi using the scene of the disauthorization of distressing experiences as a magnifying glass. That is a Fundamental scene for traumatization, whose emphasis in the relational field produces an expansion of the Freudian clinical direction of psychic elaboration, since it allows the inclusion of an ethical discussion about the other actors in the abusive scene. It was found that one of the functions of CREAS is to produce the opposite of disauthorization, that is, the social recognition of vulnerability, which in children is manifested by the relationship of extreme dependence on adults. In the case investigated, it was found that although CREAS is a device whose emphasis is the function of recognizing vulnerability, it seems to be difficult to fully achieve this objective without meeting the ethical imperative of trying to objectively repair, to the extent possible, the losses of vulnerable subjects who experience abusive relationships. In addition, it was observed that in order to build a more accurate and effective reparation initiative for the case examined, some approximation to the facts was necessary. In view of the need to approximate the facts in the specific case, it was concluded that it is not appropriate to split the double demand definitively in order to determine which is pertinent to CREAS and which is not. It seems to be appropriate to think of ways to receive this paradoxical requirement with the help of the protection network, based on a methodology centered on the concrete case, without allowing itself to be tutored by the Justice System and taking care that this does not annul the CREAS's power to produce priority the social recognition of the suffering of subjects in situations of vulnerability.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14484
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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