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Tipo do documento: Dissertação
Title: Proposta de intervenção psicossocial para crianças em vulnerabilidade social focada em habilidades socioemocionais
Other Titles: Psychosocial intervention proposal for socially vulnerable children focused on socioemotional skills
Authors: Antão, Sandra Duarte
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Terceiro membro da banca: Seabra, Karla da Costa
Keywords: Vulnerabilidade social;Infância;Terapia cognitivo comportamental;Intervenção;Social vulnerability;Childhood;cognitive behavioral therapy;Intervention
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 16-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ANTÃO, Sandra Duarte. Proposta de intervenção psicossocial para crianças em vulnerabilidade social focada em habilidades socioemocionais. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Abstract: Crianças em vulnerabilidade social estão expostas a inúmeros estressores que ocorrem de maneira crônica, contribuindo para alterações importantes nas habilidades de autorregulação. Estão mais propensas a conflitos, experimentando ambientes menos estimulantes. O trabalho direcionado para crianças vem mostrando-se como um fator de proteção importante na prevenção de psicopatologias ao longo da vida. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo elaborar uma intervenção psicossocial focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais para crianças de 6 a 11 anos que estão em vulnerabilidade social. Realizou-se um estudo descritivo e correlacional, com amostra selecionada por conveniência e abordagem qualitativa-quantitativa. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura para conhecer intervenções utilizadas no país direcionadas para essa população. Também foi realizado um levantamento da competência social e de problemas de comportamentos de 21 crianças que frequentam a Instituição Casa Manjedoura localizada na cidade de Barra Mansa/RJ através de informações concedidas por seus familiares que responderam ao instrumento CBCL- Child Behavior Checklist. Foram coletadas ainda a percepção de 8 profissionais que atuam ou já atuaram com populações socialmente vulneráveis através de uma entrevista semi-estruturada respondida na modalidade online. Os resultados da Revisão Integrativa e da entrevista aplicada aos profissionais apontaram que para elaboração de uma intervenção neste contexto, é fundamental o trabalho em rede para garantia dos direitos das crianças e indicou que a relação do pesquisador com o ambiente a ser estudado mostra-se como fator essencial para conhecimento acerca da realidade que se pretende intervir. Os dados obtidos através do instrumento aplicado mostraram que 90% das crianças avaliadas apresentam comportamentos externalizantes, caracterizados por agressividade, agitação psicomotora e comportamento delinquente. É amplamente indicado na literatura a relação de comportamentos externalizantes na infância e o desenvolvimento de adultos anti-sociais. 76% das crianças avaliadas já apresentam sintomas na Escala de Comportamentos Internalizantes com sintomatologia de ansiedade, isolamento depressão e queixas somáticas (foram consideradas as categorias clínica e limítrofe). A desigualdade racial também foi encontrada nesta pesquisa pois 62% das crianças avaliadas eram negras e 38% eram pardas. Os resultados alcançados permitem compreender a urgência de propostas interventivas que contemplem as necessidades dessa população, contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e suas famílias.
Abstract: Children in social vulnerability are exposed to numerous stressors that occur in a chronic way, contributing to important changes in self-regulation skills. They are more prone to conflict, experiencing less stimulating environments. Work directed towards children has been shown to be an important protective factor in the prevention of psychopathologies throughout life. Thus, this work aimed to develop a psychosocial intervention focused on the development of socioemotional skills for children aged 6 to 11 who are in social vulnerability. A descriptive and correlational study was carried out, with convenience collection and qualitative-quantitative approach. In order to achieve the proposed objective, an integrative literature review was carried out to learn about interpretations used in the country directed to this population. A survey of the social competence and behavioral problems of 21 children who attend the Casa Manjedoura Institution located in the city of Barra Mansa / RJ was also carried out through information provided by their families who responded to the CBCL- Child Behavior Checklist. The perception of 8 professionals who work or have worked with socially vulnerable populations through a semi-structured interview answered online was also collected. The results of the Integrative Review and the interview applied to professionals pointed out that for the elaboration of an intervention in this context, it is essential to work in a network to guarantee the rights of children and indicated that the researcher's relationship with the environment to be studied is shown as essential factor for knowledge about the reality that is intended to intervene. The data collected by the adaptaed instrument showed that 90% of the children evaluated show externalizing behavior, characterized by aggressiveness, affecting psychomotor and delinquent behavior. The relationship with externalizing behavior in childhood and the development of antisocial adults is indicated in the literature. 76% of the evaluated children already have symptoms on the Internalizing Behavior Scale with symptoms of anxiety, isolation, depression and somatic complaints (they were considered as clinical and borderline categories). Racial inequality was also found in this research because 62% of the children evaluated were black and 38% were brown. The results obtained allow us to understand the urgency of interventional proposals that address the needs of this population, contributing to the development of socio-emotional skills of children and their families.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14477
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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