Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Roberta Xavier de Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:05Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:05Z-
dc.date.issued2018-08-06
dc.identifier.citationMACHADO, Roberta Xavier de Carvalho. Personalidade em contexto de formação militar: um estudo longitudinal. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14447-
dc.description.abstractA personalidade é um construto de grande interesse e destaque tanto na Psicologia como em diversas áreas, tendo em vista sua centralidade na explicação e previsão do comportamento. Seu estudo tem sido um grande desafio no que se refere à diversidade de abordagens teóricas, merecendo destaque a teoria dos traços, que norteia o modelo mais amplamente aceito para o estudo da personalidade: big five ou modelos dos cinco grandes fatores. No contexto da formação militar, os traços de personalidade têm sido considerados potencialmente preditores de comportamento para adaptabilidade à carreira, desempenho e qualidade de vida no trabalho, podendo ser importante fator de sucesso ou insucesso profissional. Apesar da ampla gama de estudos realizados sobre a personalidade, com utilização de diversas variáveis e de sua consideração em processos seletivos, há ainda muitas lacunas em seu estudo. Entre elas destaca-se a estabilidade temporal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi investigar a estabilidade temporal da personalidade em um contexto de formação militar, utilizando como base o modelo Big Five, além de investigar um fator adicional para avaliar os traços de personalidade do cadete desenvolvendo e validando uma escala de Honestidade-Humildade baseada no modelo HEXACO, pois estudos apontaram ser imprescindível tal característica ao perfil do militar. A presente pesquisa objetivou também compreender a relação da autoeficácia - a crença nas próprias capacidades para alcançar resultados – como preditora dos demais fatores da personalidade. Participaram do estudo 327 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, atualmente cursando o quarto ano do curso de formação de oficiais. Os participantes preencheram de forma coletiva e presencial o Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (IGPF-5) e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAEGP) em coleta realizada nos anos de 2015 e 2017; e uma escala de Honestidade-Humildade desenvolvida para fins do presente estudo, aplicada apenas em 2017. Os resultados psicométricos mostraram diferenças significativas em todos os fatores de personalidade do IGFP-5 considerando os dois anos de coleta de dados, com aumento significativo nos escores de Neuroticismo e diminuição significativa nos demais fatores (extroversão, amabilidade, abertura e conscienciosidade). Os fatores de personalidade (coletados em 2017) apresentaram também uma correlação significativa com a autoeficácia (coletada em 2015), apontando assim o papel preditor da autoeficácia geral percebida em relação a personalidade. Quanto à validação da escala de honestidade-humildade, os resultados indicaram a sua adequação para aplicação em contexto militar. O instrumento apresentou uma boa consistência interna, porém na análise fatorial exploratória, diferente do modelo proposto, foram obtidos dois fatores (honestidade e humildade). As conclusões do estudo trazem importantes questionamentos para a investigação da personalidade no contexto de formação militar. Entretanto, os resultados devem ser interpretados com cautela, necessitando aprofundamento e continuação nos estudos, com a inclusão de outras variáveis e amostras.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação militarpor
dc.subjectModelo big fivepor
dc.subjectAuto eficáciapor
dc.subjectHonestidadepor
dc.subjectHumildadepor
dc.subjectMilitary trainingeng
dc.subjectBig five modeleng
dc.subjectSelf-efficacyeng
dc.subjectHonestyeng
dc.subjectHumilityeng
dc.titlePersonalidade em contexto de formação militar: um estudo longitudinalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPersonality is a construct of great interest and prominence in Psychology as well as in several areas, due to its centrality in explaining and predicting behavior. His study has been a great challenge with respect to the diversity of theoretical approaches, emphasizing the theory of traits, which guides the most widely accepted model for the study of personality: big five or model of the five great factors. In the context of military training, personality traits have been considered as potential predictors of behavior for adaptability to career, performance and quality of life at work, and may be an important factor of professional success or failure. Despite the wide range of personality studies using multiple variables and their consideration in selective processes, there are still many gaps in their study. Among them, the temporal stability stands out. In this sense, the objective of the present study was to investigate the temporal stability of the personality in a context of military training, based on the Big Five Model, besides investigating an additional factor to evaluate the cadet personality traits by developing and validating a scale of Honesty-Humility based on the HEXACO model, as studies have pointed out that such a characteristic is essential to the military's profile. The present study also aimed to understand the relation of self-efficacy - the belief in one's own abilities to achieve results - as a predictor of other personality factors. 327 cadets of the Agulhas Negras Military Academy participated in the study, currently attending the fourth year of the official training course. The participants completed a inventory of personality (IGPF-5) and the Perceived General Self-Efficacy Scale (EAEGP) in a collection carried out in the years 2015 and 2017; and a Honesty-Humility scale developed for purposes of the present study, applied only in 2017. The psychometric results showed significant differences in all personality factors of the IGFP-5 considering the two years of data collection, with a significant increase in the scores of neuroticism and significant decrease in other factors (extroversion, agreeableness, openness and conscientiousness). Personality factors (collected in 2017) also showed a significant correlation with self-efficacy collected in 2015, thus pointing to the predictive role of self-efficacy in relation to personality. For the validation of the honesty-humility scale, the results indicated its suitability for application in a military context. The instrument presented a good internal consistency, but in the exploratory factorial analysis, different from the proposed model, two factors were obtained (honesty and humility). The conclusions of the study bring important questions to the investigation of personality in the context of military training. However, the results should be interpreted with caution, requiring a deepening and continuation in the studies, with the inclusion of other variables and samples.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID54443180672por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee1ID54443180672por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee2Santos, Pedro Paulo Pires dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055072572287569por
dc.contributor.referee3Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822122440477341por
dc.creator.ID117053342795por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAdler, A. (1924). The practice and theory of individual psychology. Boston: Littlefield Adams. Allport, G. W., & Leite, D. M. (1966). Personalidade: padrões e desenvolvimento. Editora Herder. Andrade, J. M. D. (2008). Evidências de validade do inventário dos cinco grandes fatores de personalidade para o Brasil. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília. Ashton, M. C., Lee, K., Perugini, M., Szarota, P., De Vries, R. E., Di Blas, L., Boies, K., & De Raad, B. (2004) A six-factor structure of personality-descriptive adjectives: solutions from psycholexical studies in seven languages. Journal of personality and social psychology, 86(2), 356-366. Ashton, M. C., & Lee, K. (2007). Empirical, theoretical, and practical advantages of the HEXACO model of personality structure. Personality and social psychology review, 11(2), 150-166. Ashton, M. C., & Lee, K. (2008). The prediction of Honesty–Humility-related criteria by the HEXACO and Five-Factor Models of personality. Journal of Research in Personality, 42(5), 1216-1228. Ashton, M. C., & Lee, K. (2009). The HEXACO–60: A short measure of the major dimensions of personality. Journal of personality assessment, 91(4), 340-345. Bandura, A. (1977). Social learning theory. Englewood Cliffs, N. J. Prentice-Hall. Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Bandura, A. (1989). Social cognitive theory. Greenwich, CT: JAI Press. Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. New York: W. H. Freeman and Company. Bandura, A. (2008). A evolução da teoria social cognitiva. In: Bandura, A.; Azzi, R. G.; Polydoro, S.A.J. (Org.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, p. 15-41. Barreira, D. D., & Nakamura, A. P. (2006). Resiliência e a auto-eficácia percebida: articulação entre conceitos. Aletheia, (23), 75-80. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Academia Militar das Agulhas Negras (2013) A AMAN. Recuperado em 22, setembro, 2017, de http://www.aman.eb.mil.br/institucional/apresentacao-da-aman. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Academia Militar das Agulhas Negras (2016) Missão e Visão de Futuro. Recuperado em 22, setembro, 2017 de http://www.aman.eb.mil.br/institucional/missao-e-visao-de-futuro. 52 Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro (2017a). Missão e Visão de Futuro. Recuperado em 22, setembro, 2017, de http://www.eb.mil.br/missao-e-visaode-futuro. Brasil. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Academia Militar das Agulhas Negras. (2017b) A AMAN comemora seu 206º aniversário de criação. Recuperado em 22, setembro, 2017, de http://www.aman.eb.mil.br/noticias/comando-da-aman/aman-comemora-seu206o-aniversario-de-criacao. Brasil. Portaria nº 1.357, de 6 de novembro de 2014. (2014a). Regulamento da Academia Militar das Agulhas Negras (EB10-R-05.004). Comando do Exército, Brasília, DF. Brasil. Portaria nº 012 - EME, de 29 de janeiro de 2014. (2014b). Manual de Fundamentos EB20-MF-10.101 O Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército, Brasília, DF. Brasil. Portaria nº 001- DECEx, de 8 de janeiro de 2018. (2018). Normas para Desenvolvimento e Avaliação dos Conteúdos Atitudinais (NDACA - EB60-N05.013). Comando do Exército, Brasília, DF. Cattell, R. B. (1943). The description of personality: basic traits resolved into clusters. The journal of abnormal and social psychology, 38 (4), 476-506. Conselho Federal de Psicologia. 2013. Cartilha sobre Avaliação Psicológica. 1a edição. Brasília. Costa, A.E.B. (2003). Auto-eficácia e Burnout. Interação Psy, 20 (1), 34-67. Costa, P. T., & McCrae, R. R. (2010). NEO PI-R: inventário de personalidade NEO revisado e inventário de cinco fatores NEO revisado NEO-FFI-R [versão curta]. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagócica. Dollard, J., & Miller. N. E. (1950). Personality and psychotherapy: An analysis in terms of learning, thinking and culture. New York: McGraw-Hill. Erikson, E. H. (1982). The life cycle completed: a review. New York: Norton. Eysenck, H. J. (1990). Genetic and environmental contributions to individual differences: The three major dimensions of personality. Journal of personality, 58 (1), 245-261. Feist, J., & Feist, G. J. (2008). Teorias da personalidade . São Paulo: McGraw-Hill. Freud, A. (1936). The ego and the mechanisms of defense. New York: International Universities Press. Hall, C. S., Lindzey, G., & Campbell, J. B. (2000). Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed Editora. Horney, K. (1937). The neurotic personality o four time. New York: Norton. 53 Horney, K. (1939). New ways in psychoanalysis. New York: Norton. Hutz, C. S., Nunes, C. H., Silveira, A. D., Serra, J., Anton, M., & Wieczorek, L. S. (1998). O desenvolvimento de marcadores para a avaliação da personalidade no modelo dos cinco grandes fatores. Psicologia: Reflexão e Crítica, 11(2), 395-411. John, O. P., Donahue, E. M., & Kentle, R. L. (1991). The Big Five Inventory-- Versions 4a and 54. Berkeley, CA: University of California, Berkeley, Institute of Personality and Social Research. John, O. P., & Srivastava, S. (1999). The big-five trait taxonomy: history, measurement, and theoretical perspectives. Em L. Pervin e O.P. John (Orgs.), Handbook of personality: theory and research, (2ª ed, p. 102-138). Nova York: Guilford Press. Jung, Y., Tsai, T., & Wu, Y. (2015) . The effects of ethical work climate on organizational commitment in Taiwanese Military units . Chinese Management Studies, 9 (4), 664-680. Karrasch, A. I. (2003). Antecedents and Consequences of Organizational Commitment. Military Psychology,15 (3), 225–236. Kelly, G. A. (1955). The Psychology of personal constructs. New York: Norton. Kressel, L. M., & Uleman, J. S. (2010). Personality traits function as causal concepts. Journal of Experimental Social Psychology, 46, 213–216. Martínez, I. M., & Salanova, M. (2006). Autoeficacia en el trabajo: el poder de creer que tú puedes. Estudios financieros, n. 279, 175-202. Maslow, A. H. (1987). Motivation and personality. 3.ed. New York: Harper & Row. McCrae, R. R., & Costa, P. T. (1985). Comparison of EPI and psychoticism scales with measures of the five-factor model of personality. Personality and individual Differences, 6(5), 587-597. McAdams, D. P., & Pals, J. L. (2006). A new Big Five: fundamental principles for an integrative science of personality. American psychologist, 61(3), 204-217. Murray, H. A. (1936). Basic concepts for a psychology of personality. The Journal of General Psychology, 15(2), 241-268. Nunes, C. H., & Hutz, C. S. (2007). Construção e validação da escala fatorial de Socialização no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 20-25. Pacheco, L., & Sisto, F. F. (2003). Aprendizagem por interação e traços de personalidade. Psicologia Escolar e Educacional, 7(1), 69-76. Pervin, L. A., & John, O. P. (2004). Personalidade: teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed. 54 Rodrigues, L. C., & Barrera, S. D. (2007). Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental. Psicologia em Pesquisa, 1(2), 41-53. Rogers, C. R. (1951). Client-centered therapy: Its current practice, implications, and theory. Boston: Houghton Mifflin. Schlindwein-Zanini, R. (2008). Maturidade mental em gêmeos univitelinos. Revista Neurociencia, 17 (1), 84-88. Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2016). Teorias da Personalidade – Tradução 10ª edição norte-americana. 3ª ed brasileira. São Paulo: Cengage Learning. Schwarzer, R., & Jerusalem, M. (1995). Generalized Self-Efficacy scale. In J. Weinman, S.; Wright, S., & Johnston, M. (Eds.). Measures in health psychology: A user’s portfolio. Causal and control beliefs. Windsor, England: NFERNELSON, 35-37. Silva, I. B., & Nakano, T. C. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores de personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, 10 (1), 51-62. Sisto, F. F., & Oliveira, A. F. (2007). Traços de personalidade e agressividade: um estudo de evidência de validade. Psic: Revista da Vetor Editora, 8(1), 89-99. Skinner, B. F. (1953). Science and human behavior. New York: Macmillan. Souza, I., & Souza, M. A. (2004). Validação da Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Revista Universidade Rural: Série Ciências Humanas . Seropédica, RJ: EDUR, 26(1-2), 12-17. Souza, M.A., Teixeira Junior, J.C., Lima, T.C., & Andrade, J. M. (2017) Adaptação de um Inventário de Personalidade para o Contexto da Formação do Oficial do Exército Brasileiro. Pôster apresentado no II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho e do III Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para Aposentadoria – UNESP. Bauru, SP.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66333/2018%20-%20Roberta%20Xavier%20%20de%20Carvalho%20Machado.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4935
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-08-23T12:52:21Z No. of bitstreams: 1 2018 - Roberta Xavier de Carvalho Machado.pdf: 675647 bytes, checksum: 72e5dd3b382e4a2f45d5190865af5dcf (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-23T12:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Roberta Xavier de Carvalho Machado.pdf: 675647 bytes, checksum: 72e5dd3b382e4a2f45d5190865af5dcf (MD5) Previous issue date: 2018-08-06eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Roberta Xavier de Carvalho Machado.pdf2018 - Roberta Xavier de Carvalho Machado659.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.