Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoraes, Danusa Teixeira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:48Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:48Z-
dc.date.issued2020-11-18
dc.identifier.citationMORAES, Danusa Teixeira. Intervenções assistidas por animais na psicologia sob a ótica da fenomenologia. 2020. 45 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14418-
dc.description.abstractA fenomenologia vê o homem como ser integral e como ele se mostra e se relaciona com o mundo. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a utilização de animais como coterapeutas em psicoterapias, sob a ótica da fenomenologia, a partir de análise de trabalhos publicados entre 2010 e 2019, no Brasil. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira realizou-se uma pesquisa do tipo levantamento bibliográfico em plataformas online, com os seguintes critérios de busca: 1) estudo realizado no Brasil; 2) publicado entre 2010 e 2019; 3) Intervenções assistidas por animais (IAA) direcionadas ao desenvolvimento psíquico e do bem-estar humano; e 4) que possuíssem análise do processo psicoterapêutico sob a óptica da fenomenologia. Com estes critérios foram encontrados apenas 5 trabalhos, todos do mesmo grupo de pesquisas, da Universidade Federal do Maranhão. Este resultado, somado aos resultados do projeto piloto, mostraram que, apesar de muitos trabalhos publicados sobre IAA apresentem o sucesso da prática, poucos realizam uma análise psicológica, teórica e aprofundada das intervenções. A segunda etapa consistiu em realizar uma análise qualitativa e fenomenológica dos dados coletados dos trabalhos selecionados, visando identificar elementos na prática das IAA correlacionados com a prática da psicologia fenomenológica, com base em conceitos de Husserl, com vistas ao entendimento de seu sucesso. As reflexões mostraram que, num olhar fenomenológico, o sucesso da psicoterapia nas IAA se dá pelo vínculo estabelecido na relação entre humano e não humano, ou seja, não pode ser criado um procedimento, ou um roteiro técnico nas intervenções, pois cada ser (animal humano e não humano) é único, e o vínculo estabelecido, a vivência empática, também são únicos. O sucesso está no vínculo e não na técnica, ou no procedimento prático. Adicionalmente, as reflexões mostraram que a psicologia fenomenológica, que coloca a pessoa, e não o funcionamento do psiquismo como centro da atividade terapêutica, tem muito a ganhar se realizada com IAA. A perspectiva fenomenológica visa a explicitação do sentido, busca a essência dos fenômenos, por uma série de ações psicoterapêuticas, que podem ser facilitadas pelas IAA. As intervenções assistidas por animais podem proporcionar ao psicoterapeuta a observação direta dos fenômenos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntervenções Assistidas por Animaispor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectPsicoterapiapor
dc.subjectHusserlpor
dc.subjectAnimal Assisted Interventionseng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectPsychotherapyeng
dc.titleIntervenções assistidas por animais na psicologia sob a ótica da fenomenologiapor
dc.title.alternativeAnimal assisted interventions in psychology from the perspective of phenomenologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPhenomenology considers the human as an integral creature and in the way he shows himself and relates to the world. The present study aimed to reflect on the use of animals as co-therapists in psychotherapies, from the perspective of phenomenology, from the analysis of works published between 2010 and 2019, in Brazil. The study was carried out in two stages. In the first, a bibliographic survey was performed on online platforms, with the following search criteria: 1) study conducted in Brazil; 2) published from 2010 to 2019; 3) animal assisted interventions (AAI) directed at psychic development and human well-being; and 4) that had an analysis of the psychotherapeutic process from the perspective of phenomenology. With these criteria, only 5 papers were found, all from the same research group, from the Federal University of Maranhão. This result, added to the results of the pilot project, showed that, despite the many published works on animal-assisted interventions showing the success of the practice, few perform a psychological, theoretical and in-depth analysis of the interventions. The second stage consisted of performing a qualitative and phenomenological analysis of the data collected from the selected works, aiming to identify elements in the practice of IAA correlated with the practice of phenomenological psychology, based on Husserl's concepts, with a view to understanding its success. The reflections showed that, from a phenomenological point of view, the success of psychotherapy in AAI is due to the link established in the relationship between human and non-human, so a procedure or a technical script cannot be created in the interventions, because each wight (animal human and non-human) is unique, and the bond established, the empathic experience, are also unique. Success is in the bond and not in the technique, or in the practical procedure. Additionally, the reflections showed that phenomenological psychology, which places the person, and not the functioning of the psyche as the center of therapeutic activity, has much to gain if performed with AAI. The phenomenological perspective aims to make sense of the meaning, seeks the essence of the phenomena, through a series of psychotherapeutic actions, which can be facilitated by AAI. Animal assisted interventions can provide psychotherapists with direct observation of phenomena.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.advisor-co1Senra, André Vinícius Dias
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee2Barreira, Anna Paula Balesdent
dc.contributor.referee3Borba, Jean Marlos Pinheiro
dc.contributor.referee4Alves, Priscila Pires
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0172068187078416por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesABRAHÃO, F., CARVALHO, M. C. C. Educação assistida por animais como recurso pedagógico na educação regular e especial - uma revisão bibliográfica. Revista Científica Digital da FAETEC, Ano VIII, Nr. 1, Rio de Janeiro, RJ. 2015. Disponível em: <https://docplayer.com.br/19081374-Educacao-assistida-por-animais-como-recursopedagogico- na-educacao-regular-e-especial-uma-revisao-bibliografica.html>. Acessado em: 02/05/2018. ALMEIDA, E. A. Educação, atividade e terapia assistida por animais: revisão integrativa de produções científicas brasileiras. Dissertação de mestrado em educação: Psicologia da educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP. 2014. Disponível em <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16154>. Acesso em 28/09/2019. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (ABINPET). Disponível em:<http://abinpet.org.br/mercado/>. Acessado em: 28/09/2019. BASTOS, F. F. Acompanhamento terapêutico (AT), terapia assistida por animais (TAA) e psicologia fenomenológica: diálogos de uma prática integrada sustentada pelo conceito de mundo-da-vida. Monografia apresentada ao Curso de Psicologia da UFMA para obtenção de grau de Psicólogo, 84f. 2018. Disponível em: <https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream- /123456789/3054/1/FELIPE-BASTOS.pdf>. Acessado em: 10/02/2019. BASTOS, F. F.; BORBA, J. M. P. A terapia assistida por animais (TAA) e a psicologia: um estudo fenomenológico das deferentes modalidades de vínculos entre humanos e demais animais na terapêutica. Ambivalências, V. 6, N. 11, pp.242-267. 2018. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/article/view/7639>. Acessado em: 10/02/2019. BORBA, J. M. P. Contribuições da educação assistida por animais – EAA para a psicologia da educação: uma análise fenomenológica. InterEspaço Grajaú/MA, V. 3, N. 11, pp. 187- 210. 2017. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php- /interespaco/article/view/6088#:~:text=O%20artigo%20tem%20como%20objetivo,para%20a %20Psicologia%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.&text=Ap%C3%B3s%20essa%20etap a%20foram%20descritas,de%20animais%20em%20atividades%20educacionais.>. Acessado em: 10/11/2018. BUCKINGHAM, W, BURNHAM, D., HILL, C., KING, P. J., MARENBON, J., WEEKS, M. O livro da filosofia. São Paulo, SP: Globo, 2011. CAPOTE, P. S. O. Terapia assistida por animais (TAA) e deficiência mental: análise do desenvolvimento psicomotor. Dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. 2009. Disponível em <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/- handle/ufscar/3025/2393.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acessado em: 28/09/2019. CARDOSO, C. L. Apontamentos sobre a utilização do método fenomenológico na psicoterapia. In: GIOVANETTI, J. P. Fenomenologia e psicologia clínica. Belo Horizonte: Artesã, 2018. CARVALHO, A. L. L.; WAIZBORT, R. Os mártires de Bernard: a sensibilidade do animal experimental como dilema ético do darwinismo na Inglaterra vitoriana. Sci. stud., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 355-400. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_- arttext&pid=S167831662012000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 Dez. 2018. CERBONE, D. R. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. CHAGAS, J. N. M., SANTOS, A. M. T., IVO, J. E. S., VALENÇA, T. R. Terapia Ocupacional e a Utilização da Terapia Assistida por Animais (TAA) em Crianças e Adolescentes Institucionalizados. 2009. Disponível em<http://patastherapeutas.org/wpcontent/ uploads/2015/07/TO-e-adolescentes-institucionalizados.pdf>. Acessado em: 02/05/2018. CRIPPA, A; ISIDORO, T.; FEIJÓ, A. G. S. Utilização da Atividade Assistida por Animais na Odontopediatria. Rev. SORBI, Vol. 2, N.1, pp. 56-63. 2014. Disponível em: <http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/29/34>. Acessado em: 16/07/2019. CUNHA, A. B., SACRAMENTO, B. C., FERRARI, L. A., FAVARO, H. F. L., HADDAD, C. M. Equoterapia. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. (Coords.). Terapia assistida por animais. Barueri: Manole, 2016. p. 178-194. DARTIGUES, A. O QUE É A FENOMENOLOGIA? São Paulo, SP: Moraes, 1992. EMBRAPA Suínos e aves. Embrapa, 2019. Disponível em: <https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/estatisticas/frangos/mundo>. Acessado em: 01/12/2020. GOTO, T. A. Introdução à psicologia fenomenológica: A nova psicologia de Edmundo Husserl. São Paulo: Paulus. 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GIOVANETTI, J. P. Fenomenologia e prática clínica. In: ______. Fenomenologia e psicologia clínica. Belo Horizonte: Artesã, 2018. HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Coleção Multilíngues de Filosofia da Unicamp. Campinas, SP: Unicamp, 2012. LAWSON, C. A. Equine-assisted psychotherapy in New Zealand: A Phenomenological Investigation. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade Massey, Campus Albany, Nova Zelândia. 2016. Disponível em:<http://mro.massey.ac.nz/handle/10179/10055>. Acessado em: 01/05/2017. LIMA, A. B. M. Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. Ilhéus, BA: Editus, 2014. MACHADO, J. A. C., ROCHA, J. R., SANTOS, L. M., PICCININ, A. Terapia assistida por animais (TAA). Revista Científica Eletônica de Medicina Veterinária, Ano VI, N° 10. 2008. Disponível em: < http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/yBDakPBzygjagIw_ 2013-5-28-12-0-12.pdf>. Acessado em: 07/06/2020. MARTINO, L. M. S. Comunicação e empatia: explorações na trilha de Husserl e Stein. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 7, nº 14. 2019. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19787>. Acessado em: 07/06/2020. MENDONÇA, M. E. F. SILVA, R. R., FEITOSA, M. J. S., PEIXOTO, S. P. L. A terapia assistida por cães no desenvolvimento socioafetivo de crianças com deficiência intelectual. Cadernos de Graduação: Ciências Biológicas e da Saúde, Maceió, v. 2, n. 2, p. 11-30. 2014. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitsbiosaude/article/view/1372>. Acessado em: 20/04/2018. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MIRANDA, L. Brasil torna-se o segundo maior mercado de produtos pet. Forbes, 2020. Disponível em < https://forbes.com.br/principal/2020/08/brasil-torna-se-o-segundo-maiormercado- de-produtospet/#:~: text=De%20acordo%20com%20levantamento%20da,t%C3%AAm%20assombrosos% 2050%25%20do%20mercado.> Acessado em: 01/12/2020. MISSAGGIA, J. Heidegger e a transformação da fenomenologia: a aproximação da hermenêutica e o afastamento de Husserl. Ágora Filosófica, Universidade Católica de Pernambuco, Ano15, n.1, pp. 135-148, jan./jun. 2015. Disponível em <http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/619/488>. Acesso em 28/05/2019. MOTTI, G. S. A prática da equoterapia como tratamento para pessoas com ansiedade. Dissertação de mestrado em psicologia, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande-MS. 2007. Disponível em: <http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7977-a-praticada- equoterapia-como-tratamento-para-pessoas-com-ansiedade.pdf>. Acessado em: 01/05/2017. MUÑOZ, P. de O. L. Terapia assistida por animais: Interação entre cães e crianças autistas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013. Disponível em: <http://dedalus.usp.br/F/X3MJ6IA6F6UIDGA7MVE4BRLJJU113H88YB4VGENYFCYX4 H7DQJ-8004?func=direct&doc%5Fnumber=002662711&pds_handle=GUEST>. Acessado em 18/07/2019. NISE: o coração da loucura. Direção: Roberto Berliner. Produção de Lorena Bondarovsky e Rodrigo Letier. Brasil: Netflix, 2016. NOBRE, M. de O.; KRUG, F. D. M.; CAPELLA, S. de O.; CANIELLES, C., PEREIRA, C. S. Intervenções assistidas por animais: uma nova perspectiva na educação. Revista eletrônica de Veterinária – REDVET, V. 18, N. 2, 2017. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/636/63651262005.pdf>. Acessado em: 18/07/2019. OLIVEIRA, G. R., ICHITANI, T., CUNHA, M. C. Atividade Assistida por Animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar. Revista Distúrbios da Comunicação, Vol. 28, n. 4: pp. 759-763, PUC-SP, São Paulo. 2016. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/28017>. Acessado em: 01/05/2018. PETENUCCI, A. L. Educação assistida por animais. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. (Coords.). Terapia assistida por animais. Barueri: Manole, 2016. p. 297-311. PIRES, J. J. Considerações sobre o conceito de intencionalidade em Edmund Husserl. Kínesis, V. 4, n° 7, pp. 286-302. 2012. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br- /Home/RevistasEletronicas/Kinesis/jesuinopires286-302.pdf> Acessado em: 18/06/2020. RANIERI, L. P.; BARREIRA, C. R. A. A empatia como vivência. Memoradum. Belo Horizonte, v. 23, p. 12-31. 2012. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/- wp-content/uploads/2012/10/ranieribarreira01.pdf>. Acessado em: 06/06/2020. RAMOS, C. de M.; PRADO, S. F.; MANGABEIRA, V. Psicoterapia e terapia assistida por animais. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. (Coords.). Terapia assistida por animais. Barueri: Manole, 2016. p. 225-233. REVISTA AGROPECUÁRIA. Pecuária no Brasil: Por que a atividade é tão importante? Disponível em: <http://www.revistaagropecuaria.com.br/2019/03/27/pecuaria-no-brasil-porque- a-atividade-e-tao-importante/>. Acessado em: 28/09/2019. RICARDO, P. Guia de Terapia Assistida Por Animais. eBook Kindle, 2018. ROCHA, C. F. P. G., MUÑOZ, P. O. L., ROMA, R. P. S. História do relacionamento entre animais humanos e não humanos e da TAA. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. (Coords.). Terapia assistida por animais. Barueri: Manole, 2016. p. 45-59. RODRIGUES, C. V. M. Pesquisa científica em terapia assistida por animais. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. (Coords.). Terapia assistida por animais. Barueri: Manole, 2016. p. 327-360. ROMA, R. P. S. A relação entre o terapeuta, o condutor e o cão no contexto da terapia assistida por animais. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. (Coords.). Terapia assistida por animais. Barueri: Manole, 2016. p. 132-148. SANTOS, P. F. B. Educação Não Formal e Equoterapia: o galope do educador na arena da terapia. Dissertação de mestrado em Educação, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, Americana, SP, 2012. SILVA, L. V. C. Diálogos entre as intervenções assistidas por animais – IAA’s e a psicopatologia fenomenológica: possibilidades clínicas de intervenção em psicologia. Dissertação (mestrado), 145f., programa de pós-graduação em psicologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luis, MA. 2019. Disponível em: <https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2774>. Acessado em: 10/07/2019. SILVEIRA, N. O mundo das Imagens. São Paulo: Ática, 1992 SOUZA, R. L. V. A equoterapia enquanto possibilidade de vivência empática. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Psicologia da UFMA para obtenção do grau de Bacharel em Psicologia 66 f. 2017. Disponível em: <https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/3043/1/RAYANA-SOUZA.pdf>. Acessado em: 10/11/2018. SOKOLOWSKI, R. Introdução à fenomenologia. São Paulo: Edições Loyola, 2012. STEFANI, J.O Logos em Heidegger: lógica, verdade e metafísica. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 14, n. 1. 2009. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/- conjectura/article/view/3>.Acessado em: 01/05/2017. THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudança de atitude em relação às plantas e aos animais. São Paulo: Companhia das letras, 2010. VIEIRA, A. J. Redução fenomenológica, idealismo transcendental e intersubjetividade: o problema da quinta meditação cartesiana de Husserl. Dissertação (mestrado), 228f., programa de pós-graduação em filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/168- 253/339530.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acessado em: 18/06/2020.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74286/2020%20-%20Danusa%20Teixeira%20Moraes.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6823
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-08-08T16:56:32Z No. of bitstreams: 1 2020 - Danusa Teixeira Moraes.Pdf: 1405445 bytes, checksum: 0402f391478c7f58dcc52ce2a708c773 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T16:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Danusa Teixeira Moraes.Pdf: 1405445 bytes, checksum: 0402f391478c7f58dcc52ce2a708c773 (MD5) Previous issue date: 2020-11-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Danusa Teixeira Moraes.Pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.