Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14404
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavotti, Marco Mendes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:42Z-
dc.date.issued2021-08-06
dc.identifier.citationCAVOTTI, Marco Mendes. Educação Superior Militar & Tipologia Psicológica Junguiana: Um estudo sobre a escolha da especialização com cadetes do Exército Brasileiro. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14404-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa a associação entre o constructo identidade social, elaborado pelo antropólogo social Celso Castro, na sua obra O espírito militar, definido como o espírito das armas, e o conceito de tipos psicológicos, elaborado pelo psicólogo Carl Gustav Jung, na sua obra Tipos psicológicos. A análise ocorreu apoiada com base em dados do processo de educação corporativa de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição que forma oficiais combatentes do Exército Brasileiro nas seguintes especialidades ou armas: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico. O objetivo geral da pesquisa foi relacionar características do espírito militar de cada arma com a tipologia psicológica elaborada por Carl Gustav Jung, a fim de verificar se haveria alguma correlação entre o espírito militar e o perfil psicológico dos cadetes, segundo a especialidade/arma escolhida pelo cadete. A pesquisa foi realizada com cadetes do 4º ano da AMAN, a partir de uma metodologia qualitativa e quantitativa durante a coleta de dados. O teste QUATI, desenvolvido para auxiliar na análise do perfil psicológico de uma pessoa, foi aplicado em 328 cadetes, sendo a amostra estratificada para as sete especialidades/armas mencionadas. A mesma amostra de cadetes foi submetida a um questionário elaborado pelo pesquisador, com o intuito de se verificar: em que nível alguns fatores sociais/pessoais influenciaram na escolha da arma; como se deu a adaptação a esta especialidade; o nível de motivação para desempenhar as atividades relativas à arma escolhida. Além disso, uma entrevista semiestruturada foi realizada individualmente com 21 oficiais, professores e instrutores da AMAN de diferentes especialidades, dos quais foram computados três oficiais de cada uma das sete armas. Os resultados mostraram uma relação entre alguns tipos psicológicos e o espírito das armas, e foi confirmado que há prevalência de alguns tipos dentro de cada especialidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAMANpor
dc.subjectespírito das armaspor
dc.subjecttipos psicológicospor
dc.subjectQUATIpor
dc.subjecteducação militarpor
dc.subjectAMANeng
dc.subjectspirit of the brancheseng
dc.subjectpsychological typeseng
dc.subjectQUATIeng
dc.subjectmilitary educationeng
dc.titleEducação Superior Militar & Tipologia Psicológica Junguiana: Um estudo sobre a escolha da especialização com cadetes do Exército Brasileiropor
dc.title.alternativeHigher Military Education & Junguian Psychological Typology: A study on the choice of specialization with Brazilian Army cadetseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation analyzed the association between the construct social identity, elaborated by social anthropologist Celso Castro, in his work The Military Spirit, and the concept of psychological types, elaborated by the psychologist Carl Gustav Jung, in his Psychological Types. The analysis was based on data from the corporate education process of cadets of the Agulhas Negras Military Academy (AMAN), an institution that trains combat officers of the Brazilian Army in one of the following specialties or branches: Infantry, Cavalry, Artillery, Engineering, Signal Corps, Quartermaster and Ordnance. The general objective of the research is to relate the characteristics of the military spirit of each branch with the psychologically typology developed by Carl Gustav Jung, in order to verify if there is any correlation between the military spirit and the psychological profile of the cadets, according to the specialty chosen by them. The research was carried out with cadets from the 4th year of AMAN, using a qualitative and quantitative methodology during data collection. The QUATI test, developed to assist the analysis of the psychological profile, was applied to 328 cadets, with the sample being stratified into the seven specialties mentioned above. The same sample of cadets was submitted to a questionnaire prepared by the researcher, in order to verify: how the adaptation to this specialty took place; the level of motivation to perform the activities related to the chosen branch. In addition, a semi-structured interview was carried out individually with 21 AMAN officers, professors and instructors from different specialties, of which three officers from each of the seven branches were counted. The results showed a relationship between some psychological types and the spirit of weapons, and it was confirmed that there is a prevalence of some types within each specialty.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Nilton Sousa da
dc.contributor.advisor1ID543.220.307-34por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2663-3995por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803335892269540por
dc.contributor.referee1Silva, Nilton Sousa da
dc.contributor.referee1ID543.220.307-34por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2663-3995por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803335892269540por
dc.contributor.referee2Zacharias, José Jorge de Morais
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0927893406184591por
dc.contributor.referee3Miranda, Denis de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0308153049865655por
dc.contributor.referee4Souza, Adriana Barreto de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0877530912088444por
dc.creator.ID070.435.327-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6021252876353451por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesASSIS, M. de. O Espelho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. v. II. (Obra Completa) Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000240.pdf>. Acesso em: 20 de março 2021. BARDIN, L., Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BRAGA, G. L., Da casa do Trem à AMAN. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2011. BRASIL. Regulamento da Academia Militar das Agulhas Negras (EB10-R-05.004) Portaria n º 1.357 do Exército Brasileiro, Brasília, 2014. ______. Manual de Campanha – A Infantaria nas Operações (EB70-MC-10.228), Portaria nº 126-COTER, de 08 de novembro de 2018, Brasília, 2018. ______. Manual de Campanha– A Cavalaria nas Operações (EB70-MC-10.222), Portaria nº 127-COTER, de 31 de outubro de 2018, Brasília, 2018. ______. Manual de Campanha – Artilharia de Campanha nas Operações (EB70-MC-10.224), Portaria nº159 -COTER, de 02 de outubro de 2019, Brasília, 2019. ______. Manual de Campanha - A Engenharia de Corpo de Exército e de Divisão de Exército (EB70-MC-10.245), Portaria Nº 048, de 29 de abril de 2020, Brasília, 2020. ______. Manual de Campanha - A Guerra Eletrônica na Força Terrestre (EB70-MC- 10.201), Portaria Nº 019, de 07 de março de 2019, Brasília, 2019. ______. Manual de Campanha - Batalhão De Comunicações (C 11-20), Portaria Nº 075, de 08 de setembro de 2003, Brasília, 2003. ______. Manual de Campanha - Logística Militar Terrestre (EB70-MC-10.238), Portaria Nº 131, de 08 de novembro de 2018, Brasília, 2018. 139 ______. Manual de Campanha - Emprego do Material Bélico (C9-1), 1986. ______. Normas para desenvolvimento de avaliação dos conteúdos atitudinais (NDACA-EB60-N-05.013), Portaria Nº 143 - DECEX, de 25 de novembro de 2014, Brasília, 2014. CASTRO, C. O espírito militar: Um Antropólogo na Caserna. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. CONDÉ, V. G. A produtividade do sufixo eria na língua portuguesa do brasil. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. Simelp, 2008. p. 1-11. EXÉRCITO BRASILEIRO. Armas, Quadros e Serviços. Disponível em:<http://www.eb.mil.br/armas-quadros-e-servicos>. Acesso em: 16 Jun 2020. ______. Uniformes. Disponível em:<http://www.sgex.eb.mil.br/index.php/rue-online>. Acesso em: 23 Jun 2020. FRANZ, M. L. V. A interpretação dos contos de fada. 3. ed. São Paulo, SP: Paulus, 1990. JUNG, C. G. Tipos Psicológicos. Obras Completas 6. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013a. JUNG, C. G. A dinâmica do Inconsciente. Obras Completas 8.2. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013b. MARIANE, P. Projeto Laços de Honra, disponível em: <http://paulamariane.com.br/tag/lacos-de-honra/>, acesso em 12/02/2020. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016. MIRANDA, D. de. A construção da identidade do oficial do Exército Brasileiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2018. SILVA, N. S. Subjetividade, Ciência Moderna & Psicologia Junguiana. Seropédica: UFRRJ, 2010. 140 SCHIRMER, P. Das Virtudes Militares. Rio de janeiro. Biblioteca do Exército Editora, 2007. SURVEYMONKEY. Calculadora de margem de erro. disponível em <https://pt.surveymonkey.com/mp/margin-of-error-calculator/>, acesso em 26/06/2021. TESTE QUATI disponível em https://www.vetoreditora.com.br/produto/1807375/colecao-quati-questionario-e-avaliacao-tipologica, acesso em 09 de junho de 2020. ZACHARIAS, J. J. de M. Tipos: a diversidade humana. São Paulo: Vetor, 2006. ______. Questionário de Avaliação Tipológica (versão II - manual). São Paulo: Vetor, 2003. ______. Diagnóstico Tipológico Organizacional II (DTO II). São Paulo: Vetor, 2014. ______. Tipos Psicológicos Junguianos e escolha profissional: uma investigação com policiais militares da Cidade de São Paulo, São Paulo: Vetor, 1995. 16PERSONALITIES. Teste de personalidade. Disponível em: <https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade>. acesso em: 20 abril 2021. ______. Confiabilidade e Validade. Disponível em: <https://www.16personalities.com/articles/reliability-and-validity>. Acesso em: 22 abril 2021. ______. Teoria Central. Disponível em: <https://www.16personalities.com/articles/our-theory>. Acesso em 20 abril 2021.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73670/2021%20-%20Marco%20Mendes%20Cavotti.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6694
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-06-20T12:27:06Z No. of bitstreams: 1 2021 - Marco Mendes Cavotti.pdf: 2786980 bytes, checksum: cb6cc9d26c3c02649bd56413d75a215c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-20T12:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Marco Mendes Cavotti.pdf: 2786980 bytes, checksum: cb6cc9d26c3c02649bd56413d75a215c (MD5) Previous issue date: 2021-08-06eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Marco Mendes Cavotti.pdf2021 - Marco Mendes Cavotti2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.