Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCordeiro, Tatiane Oliveira de Assumpção
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:18Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:18Z-
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.citationCORDEIRO, Tatiane Oliveira de Assumpção. “Seu lugar é no museu!” A atuação do Museu Vivo do São Bento na construção de sentidos sobre o patrimônio da Baixada Fluminense. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14360-
dc.description.abstractEssa pesquisa, no âmbito de um mestrado interdisciplinar em patrimônio, cultura e sociedade, optou por estudar uma instituição expoente na Baixada Fluminense que versa sobre questões pertinentes a ampliação do campo patrimonial: o Museu Vivo do São Bento. Tal escolha se deu pela necessidade e importância de valorizar e potencializar iniciativas que têm como foco o patrimônio, a memória e a história da Baixada Fluminense, questões tão caras para a região. Para tanto, a pesquisa compreende o Museu Vivo do São Bento como um espaço de luta e resistência desde a sua criação e, ainda, investe na percepção e caracterização do sentido das múltiplas atividades desenvolvidas no âmbito da instituição. Toma, assim, a museologia social, da qual o Museu Vivo do São Bento tem por práxis, como importante referencial, que demonstra a partir das frentes de ações e sentidos do museu, quais são os usos e apropriações que são feitos dos saberes e fazeres locais e que contribuem para a construção de sentimentos de pertencimento e de coletividade, além de incentivar a experimentação da perspectiva dos campos do patrimônio cultural, da educação patrimonial e da museologia social. Esse trabalho, portanto, anuncia esses campos como ferramentas inclusivas e democráticas a serem utilizadas e apropriadas à serviço da justiça social e da dignidade humana.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseu Vivo do São Bentopor
dc.subjectMuseologia Socialpor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectEducação Patrimonialpor
dc.subjectSocial Museologyeng
dc.subjectCultural Heritageeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectPatrimonial Education.eng
dc.title“Seu lugar é no museu!” A atuação do Museu Vivo do São Bento na construção de sentidos sobre o patrimônio da Baixada Fluminensepor
dc.title.alternative"Its place is in the museum!" The performance of the Museu Vivo do São Bento in the construction of meanings on the heritage of the Baixada Fluminenseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research, within the scope of an interdisciplinary masters, in heritage, culture, and society, has chosen to study an institution that is outstanding in the Baixada Fluminense that deals with issues related to the expansion of the patrimonial field: the "Museu Vivo de São Bento". This choice was due to the need and importance of valuing and strengthening initiatives that focus on the heritage, memory, and history of the Baixada Fluminense, issues which are so expensive for the region. To do so, the research includes the "Museu Vivo de São Bento" as a space of struggle and resistance since its creation and also invests in the perception and characterization of the meaning of the multiple activities developed within the institution. It thus takes the social museology, of which the "Museu Vivo de São Bento" has praxis, as an important reference, which demonstrates from the fronts of actions and senses of the museum, what are the uses and appropriations knowledge and practices that contribute to the construction of feelings of belonging and of collectivity, as well as encouraging experimentation from the perspective of the fields of cultural heritage, patrimonial education and social museology. This work, therefore, announces these fields as inclusive and democratic tools to be used and appropriated in the service of social justice and human dignity.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Raquel Alvitos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 072.904.097-60por
dc.contributor.referee1Carlos, Claudio Antonio Santos Lima
dc.contributor.referee2Chagas, Mario de Souza
dc.contributor.referee3Viana, Uhelinton Fonseca
dc.creator.IDCPF: 150.087.177-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6322467932194022por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpor
dc.relation.referencesABREU, Regina. A emergência do patrimônio genético. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2a ed. Rio de Janeiro: Lamparina: 2009, p. 34-48. ANGELO, Elis Regina Barbosa. Os caminhos do processo de formação do patrimônio cultural: Ideais e perspectivas contemporâneas sobre a educação para a memória e o pertencimento. In: ANGELO, Elis Regina Barbosa; SIQUEIRA, Euler David (Org.). Concepções, Memória e Patrimônio Cultural. História, Sociedade e Educação em foco. Curitiba: Editora Prismas, 2016. BARRETO, Alessandra Siqueira. Um olhar sobre a Baixada: usos e representações sobre o poder local e seus atores. Campos (UFPR), Curitiba, Paraná, v. 5, n.2, p. 45-64, 2004. BARROS, José D’Assunção. O campo da História – Especialidades e Abordagens. 9ª Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2013. BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo – antologia. Rio de Janeiro: Objetiva – 1ª ed., 168 p., 2015. BRASIL. Lei nº11.904 de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Brasília, DF, 14 de jan. 2009. ________. Lei nº 11.906 de 20 de janeiro de 2009. Cria o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Brasília, DF, 20 de jan. 2009 CASTELLO, Lineu. Repensando o lugar no projeto urbano. Variações na percepção de lugar na virada do milênio (1985-2004). Tese. (Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, 2005. CASTRO, Fernanda Santana Rabello; SOARES, Ozias de Jesus. Políticas públicas: garantia do direito à cultura e à memória. Mouseion, Canoas, ISSN: 1981-7207, n. 30, ago.2018, p. 29-42 CHAGAS, Mario de Souza. Patrimônio é o caminho das formigas.... In: Anais do Museu Histórico Nacional, 2016. ______________________. A imaginação museal. Museu, Memória e Poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPCIS) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. ______________________. Museu, literatura e a emoção de lidar. In: Cadernos de Sociomuseologia, 2002, nº 19, p. 5-41. _______________________. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais. Vol. 1, nº1, p.135- 146 – Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. _______________________. Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. In: Átila Bezerra Tolentino. (Org.). Educação Patrimonial - educação, memórias e identidades. Caderno Temático 3.. 1a.ed.João Pessoa: Iphan, 2013, v. 3, p. 27- 31. CHAGAS, Mario de Souza; VLADIMIR SIBYLLA PIRES (ORGS.). Território, museus e sociedade: práticas, poéticas e políticas na contemporaneidade. Rio de Janeiro: UNIRIO; Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2018. CHAGAS, Mario de Souza; JUNIOR, José do Nascimento. Musas, museus e ritmos. In: Revista MUSAS, 2009, nº 4, p. 4-5. CHAGAS, Mario de Souza; GOUVEIA, Inês. Museologia social: reflexões e práticas (à guisa de apresentação). Cadernos do CEOM - Ano 27, n 41 - Museologia Social. Dez. de 2014, p. 9-22. CHAGAS, Mario de Souza; ASSUNÇÃO, Paula; GLAS, Tamara. Museologia social em movimento. Cadernos do CEOM - Ano 27, n 41 - Museologia Social. Dez. de 2014, p.429- 436. CHAGAS, Mario de Souza; STORINO, CLAUDIA. Museu, Patrimônio e Cidade: camadas de sentido em Paraty. Cadernos de Sociomuseologia 3-2014, vol. 47, p. 71-90. CHAGAS, Mario de Souza; et al. A museologia e a construção de sua dimensão social: olhares e caminhos. Cadernos de Sociomuseologia, vol. 55, nº 11, 2018. CHAGAS, Mario de Souza; LARDOSA, Nathália; CALIXTO, Luísa. Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro: uma experiência de diagnóstico e cartografia. [2015?]. Disponível em: <http://rededemuseologiasocialdorj.blogspot.com.br/p/rede-de-museologiasocial- do-rio-de.html> Último acesso em 11 de abril de 2018. CHUVA, Márcia. Por uma História da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n° 33, p. 147-165, 2012. _____________. Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: Uma Perspectiva Histórica, Ética e Política. In: Patrimônio Cultural Políticas e Perspectivas de Preservação no Brasil. Organizadores: Márcia Chuva e Antonio Gilberto Ramos Nogueira. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012. CURY, Marília Xavier. Museologia – marcos referenciais. In: Cadernos do CEOM – Ano 18, nº 21 – Museus: pesquisa, acervo, comunicação. 2005, p. 45-74. DECLARAÇÃO DE CÓRBODA/MINOM-ICOM. XVII Conferência Internacional do MINOM – A museologia que não serve para a vida, não serve para nada. Córdoba, Argentina – 12, 13 e 14 de outubro de 2017. Disponível em: <http://www.minomicom. net/files/minom_2017_-_declaracion_de_cordoba_-_esp-port-fr-ing_1.pdf> Último acesso: 14 de jan de 2019. DECLARAÇÃO DE QUEBEC, 1984. Declaração de Quebec, princípios de base de uma nova museologia - 1984. Cadernos de Sociomuseologia, América do Norte, v.15, n. 15, p.223-225, 15 jun. 2009. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/342/251>. Último acesso em março de 2018. DECLARAÇÃO DE MOURA. MINOM-ICOM, Movimento Internacional para uma nova museologia, Jornadas sobre a função social do Museu, Moura, 7 e 8 de novembro de 2014. Disponível em: <http://www.minomicom. net/files/declaracao_de_moura_2014_minom.pdf>. Último acesso em março de 2018. ENNE, Ana Lúcia Silva. Memória e Identidade Social. Revista Contracampo, Niterói, v. 6, 2002. ____________________. Fluxos e interações da rede de memória e história na Baixada Fluminense. Revista Pilares da História - Duque de Caxias e Baixada Fluminense, ano II, n° 02, p. 37-52, 2003. ___________________. Imprensa e Baixada Fluminense: múltiplas representações. Ciberlegenda (UFF), n.n.14, 2004. FEIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora: Paz e Terra, Rio de Janeiro, exemplar nº 1405ª, 1967. ____________. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 64º ed. Rio de Janeiro/São Paulo, 2017. FONSECA, Maria Cecilia Londres da. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2a ed. Rio de Janeiro: Lamparina: 2009, p. 59-79. GOMES, Marta Taets. Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória no Museu Vivo do São Bento. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFHISTORIA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. GONÇALVES, Janice. Pierre Nora e o Tempo Presente: entre a memória e o patrimônio cultural. Historiae, Rio Grande, 3 (3): p. 27-46, 2012. GOUVEIA, Inês; PEREIRA, Marcelle. A emergência da museologia social. Pol. Cult. Rev., Salvador, v.9, n.2, p.726-745, jun./dez. 2016. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Edições Vértice. Editora Revista dos Tribunais LTDA. 1990. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9a Ed. Rio de Janeiro: DP&A, P. 07- 97, 2004. INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO - IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Texto de Sônia Rampim Florêncio (et al.) Brasília, DF: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014. _____________________________________________________________. Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Texto, Sônia Regina Rampim Florêncio (et al.) – Brasília- DF, 2016. MAGALHÃES, Alex Lamonica (et al.). Alma(naque)... da Baixada! Rio de Janeiro: APPH-CLIO, 2013 MEDEIROS, Mércia Carréra; SURYA, Leandro. A importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio. In: Patrimônio Cultural Políticas e Perspectivas de Preservação no Brasil. Organizadores: Márcia Chuva e Antonio Gilberto Ramos Nogueira. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012. MESA REDONDA DE SANTIAGO DO CHILE – ICOM, 1972. Princípios de base do museu integral. ICOM, 1972. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (RIEB) nº 34– Universidade de São Paulo, p. 9-24, 1992. ________________________________. Os museus e as ambiguidades da memória: a memória traumática. Conferência 10º Encontro Paulista de Museus – Memorial da América Latina, 18.07.2018 ________________________________. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural. Sistema Nacional de Patrimônio Cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão – Ouro Preto/MG. P.25-39. 2009 MINISTÉRIO DA CULTURA; INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS – MinC/Ibram. Plano Nacional Setorial de Museus – 2010/2020. Brasília, DF: MinC/Ibram, 2010. MINISTÉRIO DA CULTURA – BRASIL. Política Nacional de Museus. MinC, IPHAN, DMCC. Organização e Textos: José do Nascimento Junior, Mario de Souza Chagas. – Brasília: MinC, 2007. ____________________________________. Política Nacional de Museus: memória e cidadania. Brasília: MinC, 2003. MOUTINHO, Mário. Sobre o conceito de museologia social. In: Cadernos de Museologia, 1993, nº 1, p. 7-9. _________________. Definição evolutiva de sociomuseologia: proposta de reflexão. Cadernos do CEOM - Ano 27, n 41 - Museologia Social. Dez. de 2014, p.423-427. MUSEU VIVO DO SÃO BENTO (MVSB). Um OLHAR para o Museu VIVO do São Bento: Novos Caminhos para a Cidade de Duque de Caxias. Duque de Caxias. [entre 2008 e 2016]. _____________________________________. Dossiê: Campanha cidadã pelo direito a memória, a história e preservação patrimonial: do SOS Sambaqui do São Bento à construção do eco-museu no município de Duque de Caxias. Escrito por: Marisa Gonzaga da Sliva e Marlucia Santos de Souza. Duque de Caxias. [entre 2008 e 2016]. _____________________________________. Museu Vivo do São Bento – Introdução. Instituto Rio Carioca - Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias. [entre 2008 e 2016]. ______________________________________. Museu Vivo do São Bento – Histórico do Projeto. Instituto Rio Carioca - Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias. [entre 2008 e 2016]. NAJJAR, Jorge. Educação Patrimonial e Identidade: Algumas questões em debate. In: CARNEIRO, Waldeck (et al) (org). Movimentos Instituintes em Educação: políticas e práticas. Niterói, Intertexto, p. 141-153, 2010. NOGUEIRA, Risonete Martiniano de. Desamparo... Patrimônio: Eco e Oco no corpo do Museu Vivo do São Bento. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj, Duque de Caxias, 2018. NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História, São Paulo, nº.10, dez, 1993. ____________. Memória: da liberdade à tirania. IN: Revista MUSAS, 2009, nº 4, p. 6- 10. PINTO, Suely Lima de Assis. Museu e Arquivo como lugares de memória. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 11, nº3, maio/junho de 2013. PIRES, Vladimir Sibylla. Metrópole, cultura e breve reflexões sobre os novos museus cariocas. In: Lugar Comum – Estudos de mídia, cultura e democracia, UFRJ, nº 35-36, SET. de 2011-ABR. de 2012, p. 191-199. POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Associação de Pesquisa e Documentação Histórica, v. 5, n. 10, 1992, p. 200- 215. PRIMO, Judite. Museologia e Patrimônio: Documentos Fundamentais – Organização e Apresentação. Cadernos de Sociomuseologia/ Declaração de Quebec – princípios de base de uma nova museologia, 1984. nº 15, Págs.223-225; ULHT, 1999; Lisboa, Portugal. RIVIÈRE, Georges Henri. Seminario Regional de la Unesco sobre la función educativa de los museos. Unesco. 7-30 de septiembre de 1958. SCHWARTZ, Suzana; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O óbvio na relação pedagógica. In: Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 339-345, set./dez. 2009 SILVA, R. M.; JANUÁRIO, R. Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro. In: Cadernos do CEOM - Ano 27, n 41 - Museologia Social. Dez. de 2014, p.415-420. SIQUEIRA, Euler David. Vale Tudo? Identidade, Cultura e Patrimônio na Pós- Modernidade. In: ANGELO, Elis Regina Barbosa; SIQUEIRA, Euler David (Org.). Concepções, Memória e Patrimônio Cultural. História, Sociedade e Educação em foco. Curitiba: Editora Prismas, 2016. SOUZA, Marlucia Santos de. IV Curso de Estudos Avançados em Museologia – Relatório Final. (IV Curso de Estudos Avançados em Museologia) - Museu da República e Museu da Maré – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. 2018. TRAMPE, Alan. Recuperando um tempo perdido. In: Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporâneo: Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972 / José do Nascimento Junior, Alan Trampe, Paula Assunção dos Santos (organización). – Brasília: Ibram/MinC; Programa Ibermuseos, 2012. UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade. Aprovada em 17 de novembro de 2015 pela conferência geral da UNESCO em sua 38ª sessão. UNESCO, Paris, 2015. Tradução: Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). VARINE, Hugues. O museu comunitário como processo continuado. Cadernos do CEOM - Ano 27, n 41 - Museologia Social. Dez. de 2014, p. 25-35. _______________. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Tradução: Maria de Lourdes Parreiras Horta. 1ª Reimpressão – Porto Alegre: Medianiz, 2013. VEIGA, Juliana Leite Tavares. A experiência da rede de museologia social do RJ no fortalecimento de políticas de direito à memória das comunidades. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades) – Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, 2017. VELLOSO, Mônica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. Fundação Getúlio Vargas: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro, 1987. VIANA, Uhelinton Fonseca. Patrimônio e Educação: Desafios para o processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009. _______________________. A educação com o patrimônio e a educação como patrimônio: uma política na formação de professores. Tese. (Programa de Pós- Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói, 2016.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67582/2019%20-%20Tatiane%20Oliveira%20de%20Assump%c3%a7%c3%a3o%20Cordeiro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5247
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-20T23:03:54Z No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiane Oliveira de Assumpção Cordeiro.pdf: 2051364 bytes, checksum: ed665bf5ea10d0669b9dbe18dd5d129e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-20T23:03:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiane Oliveira de Assumpção Cordeiro.pdf: 2051364 bytes, checksum: ed665bf5ea10d0669b9dbe18dd5d129e (MD5) Previous issue date: 2019-02-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Tatiane Oliveira de Assumpção Cordeiro.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.