Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnversa, Suelen de Matos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:57:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:57:12Z-
dc.date.issued2021-05-11
dc.identifier.citationANVERSA, Suelen de Matos. Crenças e a produção textual: uma proposta pedagógica de introdução à escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito- aprendiz. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14184-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral contribuir pedagogicamente para reposicionar o sujeito- aprendiz de língua materna como agente de seu desenvolvimento como escritor. Assumo, assim, a perspectiva de desenvolvimento metatextual como um processo de ensino-aprendizagem situado em relação ao contexto e à experiência dos aprendizes. Sendo assim, conscientizar-se sobre crenças existentes colabora para esse processo de tomada de consciência na produção textual. Esse é um dos passos para que o sujeito-aprendiz se enxergue inserido em um contexto mais complexo de aprendizagem que envolve crenças e experiências e visualiza o texto como processo e não apenas um produto. Para tanto, adoto a perspectiva metacognitivista de aprendizagem que ganhou grande importância com os estudos de Flavell a partir de 1970. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar e debater as crenças dos aprendizes sobre o que representa “saber” escrever bem em sua língua materna e, partindo de tal debate, (2) propor uma unidade didática que propicie a tomada de consciência sobre os principais componentes linguístico-discursivos da organização lógica argumentativa. Com esse propósito, adota-se o tipo qualitativo de pesquisa com caráter bibliográfico, exploratório e propositivo. A parte exploratória apresenta uma diagnose, processo que aconteceu presencialmente com os alunos; e a parte propositiva é composta por uma unidade didática que busca entender comportamentos dos aprendizes em relação à língua e, a partir desse entendimento, procura estimular o desenvolvimento da consciência metatextual do aprendiz pela incorporação de conversas dialógicas à dinâmica pedagógica. O enfoque da produção textual é o parágrafo argumentativo da redação escolar, em sua estrutura, e a estrutura da argumentação. Esse trabalho está embasado em teorias de Charaudeau (2008) e Garcia (2006). A unidade didática proposta é composta por quatro módulos: o primeiro é direcionado a identificar e a mapear as crenças dos aprendizes a respeito da Língua Portuguesa; o segundo, a criar um caminho da oralidade para a escrita na tarefa de argumentar; o terceiro, a pensar e desenvolver o parágrafo argumentativo relacionando a estrutura micro à macrotextual; e, por último, o módulo quatro direcionado à reflexão acerca do caminho percorrido até então considerando as crenças identificadas e os textos produzidos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectParágrafo argumentativopor
dc.subjectPerspectiva metacognitivista.por
dc.subjectBeliefseng
dc.subjectArgumentative paragrapheng
dc.subjectMetacognitive perspectiveeng
dc.titleCrenças e a produção textual: uma proposta pedagógica de introdução à escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito- aprendizpor
dc.title.alternativeBeliefs and the text production: a pedagogical proposal to introduce the argumentative writing from the metacognitive replacement of the learning subjecteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research’s general goal is to pedagogically contribute to replace the native language learning subject as responsible for its own development as a writer. So, I take a metatextual development perspective in a process that understands teaching and learning as situated considering the learner’s context and experiences. This way, being conscious about beliefs cooperates to this process of awareness in writing. This is one of the steps that helps the learning subject to see him/herself into a more complex learning context that involves beliefs as well as experiences and understands the text as a process, not only as a product. With this purpose, I adopt the metacognitive perspective of learning that received great importance with Flavell’s studies since 1970 . The specific goals assumed are: (1) investigating and debating the learners’ beliefs about what represents knowing how to write well in its native language and, from that debate, (2) proposing a didactic unit that provides the awareness about the basic linguistic-discursive characteristics of the argumentative logical organization. With those aims, a qualitative research type is adopted, with a bibliographic, exploratory and purposeful character. The exploratory part presents a diagnose, a process that happened with the students in class, and the purposeful part is composed by a didactic unity that aims to understand learner’s behaviors in relation to the language and, from this understanding, tries to stimulate the student’s metatextual awareness development incorporating dialogical discussions to the pedagogical dynamic. The school essay argumentative paragraph is the focus of the writing process in this research, as well as its structure and the argumentation structure. This research is based in Charaudeau (2008) and Garcia’s (2006) theories. The didactic unit proposed is composed by four modules. The first one is directed to identify and map the learners’ beliefs in relation to the Portuguese Language; the second module creates a way from speaking to writing in the argumentative task; the third one is made to think and develop the argumentative paragraph relating the micro to the macrotextual structure; and the last module is directed to reflecting about the way done, considering the identified beliefs and the texts that were made.eng
dc.contributor.advisor1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.advisor1ID117.039.271- 1por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.referee1ID117.039.271-1por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee2Nogueira, Rafael Guimarães
dc.contributor.referee2ID095.377.197-07por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9636-4551por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3272205325932012por
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.creator.ID116.858.017-06por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesARTINO, A. R.; DURNING, S. J. Situativity theory: A perspective on how participants and the environment can interact. AMEE Guide. Estados Unidos, no 52, p. 188-199, 2011. BAGNO, M. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006. BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA- ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 [Linguagem; 4]. CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008. DAHLET, P. A produção da escrita: abordagens cognitivas e textuais. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 23, Campinas, p.78-95, jan/jun, 1994. DE LUCIA, N. L. de; HOCEVAR, S. O. de. Cognición, metacognición y escritura. Revista Signos, 41(67), pp. 231-255, 2008. FLAVELL, J. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive- developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-9011, 1979. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. London: Harvester-Wheatsheaf, 1992. GOMBERT, J. E. Atividades metalinguísticas e aprendizagem da leitura. In: MALUF, M. R. (Org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 9-59. JOU, G. I. de; SPERB, T. M. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19 (2), 2006. p. 177-185. LESSA, A; RODRIGUES, M. A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático. Revista Letras, v. esp., 2020, n. 1, p. 463-484. LESSA, A; ROXO, M. R. Relações causais da argumentação escrita de alunos brasileiros no Ensino Fundamental, 2019. 10.13140/RG 2.2.12454.55361. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/344445304_Relacoes_causais_na_argumentacao_escrita_de _alunos_brasileiros_do_ensino_fundamental > Acesso em: 10 out. 2020. LESSA, A; SOARES, M. Ensino de Gramática e Metalinguagem: uma revisão de questões 65 fundamentais à perspectiva metacognitivista, 2020. 10.13140/RG.2.2.1106129925. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/344258661_Ensino_de_Gramatica_e_Metalinguagem_uma_ revisao_de_questoes_fundamentais_a_perspectiva_metacognitivista > Acesso em: 10 out. 2020. MYHILL, D.; JONES, S.; WILSON, A. Conversas da escrita: promovendo a discussão metalinguística sobre escrita. University of Exeter, Reino Unido, [S. l.], 2016. PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Camoinas, SP: Pontes Editores, 2017. RIBEIRO, C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Relexão e crítica, 16(1), pp. 109-116. Universidade Católica Portuguesa, 2003. SINHA, C. Pessoas situadas: aprender a ser um aprendiz. In: BLISS, J.; SÃLJÕ, R.; LIGHT, P. (Eds.). Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning. Oxford, Pergamon, 1999. pp 32-48. [Traduzido por Aline Mendes Amantes, revisado por Ana Flávia Gerhardt]. SPINILLO, A. G.; SIMÕES, P. U. O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicos e resultados de pesquisas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(3), pp. 537-546, 2003.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74149/2021%20-%20Suelen%20de%20Matos%20Anversa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6788
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-02T14:39:27Z No. of bitstreams: 1 2021 - Suelen de Matos Anversa.pdf: 7060681 bytes, checksum: aa2e571c02100432eeb757ea1b69d932 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-02T14:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Suelen de Matos Anversa.pdf: 7060681 bytes, checksum: aa2e571c02100432eeb757ea1b69d932 (MD5) Previous issue date: 2021-05-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas)

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Suelen de Matos Anversa.pdf2021 - Suelen de Matos Anversa6.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.