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Tipo do documento: Dissertação
Title: “Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã”: escolarização e trabalho para os filhos dos operários do Matadouro na Escola Santa Isabel (1885-1889).
Other Titles: “For yesterday's slaves may be tomorrow's free workers”: schooling and work for the children of the slaughterhouse workers at the Santa Isabel School (1885-1889).
Authors: Ramos Junior, Edmar Soares
Orientador(a): Popinigis, Fabiane
Primeiro membro da banca: Popinigis, Fabiane
Segundo membro da banca: Gonçalves, Margareth de Almeida
Terceiro membro da banca: Moraes, Renata Figueiredo
Keywords: Instrução;História da educação;Fazenda de Santa Cruz;Matadouro;Education;History of education;Santa Cruz farm;Slaughterhouse
Área(s) do CNPq: História
Ciências Sociais
Idioma: por
Issue Date: 19-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: RAMOS JUNIOR, Edmar Soares. “Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã”: escolarização e trabalho para os filhos dos operários do Matadouro na Escola Santa Isabel (1885-1889). 111 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2019.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é discutir o impacto sobre o trabalho e a escolarização de trabalhadores e seus filhos na Imperial Fazenda de Santa Cruz nos anos 1880, tendo a Escola Santa Isabel como protagonista. Analisamos um conjunto de fontes diversificadas: discursos oficiais da Câmara Municipal, solicitações formais da população da Fazenda a respeito da ausência de instrução aos seus filhos, obras de intelectuais defensores do ensino técnico, notas e debates na imprensa. Pretende-se pontuar as condições socioeconômico da educação e do trabalho na Fazenda de Santa Cruz nos anos 1880 e discutir como a instrução e escolarização de trabalhadores aparecem nas diversas vozes entrelaçadas do processo: comissão de instrução da Câmara Municipal, pessoas “do povo”, intelectuais defensores da instrução profissional. Assim, nossa interpretação das fontes enfatiza as demandas sociais e a ação paternalista do poder público envolvendo a instituição escolar e o trabalho como palco de conflitos e lutas sociais pela educação na Capital da Corte nos nas últimas décadas do século XIX.
Abstract: The objective of this research is to discuss the impact on work and professional schooling at Santa Cruz Farm in the 1880s, with Santa Isabel School as its protagonist. The paper analyzes a set of diverse historical documents: official speeches by the City Council about the School, formal requests from the people of the Treasury regarding the lack of education to their children, books by intellectual defenders of technical education. It is intended to point out the socioeconomic impact on education and work caused by the transfer from the Slaughterhouse to the Santa Cruz Farm in the 1880s and to discuss how professional instruction appears in the various intertwined voices of the process: the City Council's instruction committee, people from people”, intellectuals who defend professional education. Thus, our interpretation of the sources emphasizes the social demands and the paternalistic action of the government involving the school institution and the works as the scene of conflicts and social struggles for education in the Capital of the Imperial Court.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14026
Appears in Collections:Mestrado em História

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