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Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre modernidades desarticuladas, tradições e nação: uma análise dos textos autorais e das encenações da Companhia Negra de Revistas - Rio de Janeiro, 1926
Authors: Bongiovanni, Luca
Orientador(a): Nascimento, Álvaro Pereira do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Álvaro Pereira do
Segundo membro da banca: Barros, José D’Assunção
Terceiro membro da banca: Domingues, Petrônio José
Keywords: Teatro de revista;Modernidade negra;Afro-diáspora atlântica;Black Modernity;Atlantic afro-diaspora
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 8-May-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: BONGIOVANNI, Luca. Entre modernidades desarticuladas, tradições e nação: uma análise dos textos autorais e das encenações da Companhia Negra de Revistas - Rio de Janeiro, 1926. 2015. 275 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: A análise das encenações das peças teatrais revisteiras que a Companhia Negra de Revistas do cenógrafo português Jaime Silva e do autor e ator baiano De Chocolat apresentou no Teatro Rialto de Rio de Janeiro em 1926 releva a evidente presença de uma proposta que redimensiona no sentido “negro” muitos dos elementos culturais mais identificáveis com o caráter brasileiro. Nesse contexto formado pela pluralidade dos diálogos que se instituem entre modernidade, nacionalismo e questão racial, destaca-se também a marcada presença de um discurso propriamente afro-diaspórico de acordo com o conceito de “sistema do Atlântico Negro” elaborado pelo sociólogo britânico Paul Gilroy. Utilizando uma perspectiva transnacional e intercultural, a análise das peças é feita a partir dos textos autorais das peças e dos comentários da imprensa e dos intelectuais que assistiram aos espetáculos e tenta evidenciar a importância dos aspectos performáticos das encenações propostas ao público.
Abstract: The analysis of the stageplays that Jaime Silva’s and De Chocolat’s Companhia Negra de Revistas presented in the Rio de Janeiro’s Teatro Rialto in 1926 reveals the presence of a “black” proposal about many of the most recognizable cultural elements of the Brazilian character. In this context formed by the plurality of the dialogues that modernity, nationalism and racial problem institued between them, also stands out the strong presence of an african-diasporic discourse according to the concept of “Black-Atlantic system” elaborated by Paul Gilroy. Using a transnational and intercultural perspective, the analysis of the stageplays is made from the authors’ scripts and the comments of the press and tries to highlight the relevance of the performative aspects on stage.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14015
Appears in Collections:Mestrado em História

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