Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Vinicius Miranda
dc.date.accessioned2023-12-22T02:53:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:53:22Z-
dc.date.issued2010-05-07
dc.identifier.citationCARDOSO, Vinicius Miranda. Emblema Sagitado: os jesuítas e o patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVII. 2010. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13979-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação de mestrado é identificar, analisar e explicar os fundamentos do culto a São Sebastião como santo patrono citadino do Rio de Janeiro tal como a Companhia de Jesus o concebeu, utilizou e deu a ler, entre a segunda metade do século XVI e a primeira do século XVII. A veneração e o simbolismo do santo ganharam uma forma inaciana com a atualização, adequação e ritualização de suas representações concernentes à fundação e à proteção perene da urbe de Estácio de Sá. Com base na correspondência da ordem de Santo Inácio, na narrativa de uma visitação jesuítica e em certos “autos” ou “poesias” atribuídos a José de Anchieta, procurar-se-á demonstrar como os padres da Companhia se fizeram promotores da declarada proteção do patrono flechado, representado como emblema perpétuo da cidade. Inserindo-se na perspectiva retórico-político-teológica que embasava a atuação dos padres e irmãos da Companhia na América portuguesa, a lembrança do santo foi registrada, formalizada e cultivada na cidade através de escritos e ritos que se destinavam ao heterogêneo auditório citadino, propondo aos diferentes habitantes uma relação de clientela (patrocinium) com o santo protetor. O discurso propagado pelos jesuítas acerca do patrocínio de São Sebastião ao Rio de janeiro se baseava fundamentalmente na relação de identidade que ligava o santo à cidade desde a fundação, especialmente no que diz respeito ao nome da urbe e à memória de casos milagrosos que revelariam o zelo e a proteção do padroeiro à campanha de conquista da Guanabara, ante franceses e índios Tamoio (1565-1567).por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaint Sebastianeng
dc.subjectJesuitseng
dc.subjectSão Sebastiãopor
dc.subjectRio de Janeiropor
dc.subjectJesuítaspor
dc.titleEmblema Sagitado: os jesuítas e o patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVIIpor
dc.title.alternativeArrowed Emblem: Jesuits and the patrocinium of Saint Sebastian on Rio de Janeiro, XVI-XVIIth centurieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to identify, analyze and explain the foundations of Saint Sebastian’s cult as Rio de Janeiro’s city patron saint, in the way Society of Jesus has conceived, used and read, between the second half of XVIth century and the first of XVIIth. The veneration and the symbolism of that saint has assumed an ignatian form by means of actualization, adaptation and ritualizing of his representations concerned with Rio’s foundation and continuous protection. Based on Saint Ignatius Order lettering, on a narrative about a Jesuit visitation and on certain acts or poetry attributed to José de Anchieta, this work intends to demonstrate how fathers of that Society turned into promoters of the declared protection furnished by that arrowed patron, represented as an eternal emblem of the city. Within the rhetoric-politicaltheological perspective that sustained the members of Society of Jesus’ actuation in Portuguese America, that saint’s recordation was registered, formalized and cultivated in the city through writings and rites that were destined to the heterogeneous urban audience, proposing to that different inhabitants a clientele relationship (patrocinium) with the protector saint. The discourse propagated by Jesuits about Saint Sebastian’s supporting to Rio de Janeiro was based primordially on a relation of identity linking the saint to the city since its foundation, especially regarding to the city’s name and the memory of miraculous cases that would reveal zeal care and protection offered by the patron for Guanabara Bay’s conquest campaign, against French people and Tamoyo Indians (1565-1567).eng
dc.contributor.advisor1Santos, Beatriz Catão Cruz
dc.contributor.advisor1ID859.908.097-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9235997733221109por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Margareth de Almeida
dc.contributor.referee2Hermann, Jacqueline
dc.creator.ID106.520.227-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940188787871622por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesI. Jesuíticas a) Cartas ANCHIETA, Joseph de. Cartas, Informações, Fragmentos Históricos e Sermões (1554- 1594). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933. (Cartas Jesuíticas III). NAVARRO, Azpilcueta, et. al. Cartas Avulsas. Belo Horizonte : São Paulo : Ed. Itatiaia; EDUSP, 1988. (Cartas jesuíticas II) (Reconquista do Brasil. 2. série ; v.148) b) Biografias do Padre Anchieta. BERETTARI, Sebastiano. Vida del Padre Joseph de Ancheta de la Compañia de Jesus, y Provincial del Brasil, traduzida de latin en castellano por el padre Estevan de Paternina de la misma Compañia. Salamanca: en la emprenta de Antonio Ramirez Viuda, 1618. RODRIGUES, Pero. “Vida do Padre José de Anchieta pelo Padre Pero Rodrigues, conforme a copia existente na Bibliotheca Nacional de Lisboa” [1606]. In: Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Officina de Artes Graphicas da Bibliotheca Nacional, 1909. vol. XXIX/1907. VASCONCELLOS, Simão de. Vida do veneravel padre Ioseph de Anchieta da companhia de Iesv, tavmatvrgo do nouo mundo, na prouincia do Brasil. Composto pello p. Simam de Vasconcellos da mesma companhia... Lisboa: na Officina de Ioam da Costa, 1672. c) Crônica VASCONCELLOS, Simão de. Chronica da Companhia de Jesv do Estado do Brasil: e do que obrarão seus filhos nesta parte do Novo Mundo; tomo primeiro, da entrada da Companhia de Jesu nas partes do Brasil e dos fundamentos que nellas lançárão, & continuarão seus religiosos em quanto alli trabalhou o padre Manoel da Nobrega... e algu[m]as noticias antecedentes curiosas, & necessarias das cousas daquelle estado. Lisboa: na oficina de Henrique Valente de Oliveira, 1663. d) Fragmentos, Narrativas e Notícias de Viagem ANCHIETA, José de. Textos históricos. Pesquisa, introdução e notas do Pe. Hélio Abranches Viotti. São Paulo: Edições Loyola, 1989 (Monumenta Anchietana – Obras Completas do Pe. José de Anchieta, 9). CARDIM, Fernão. Tratado da terra e gente do Brasil [ca.1580]. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1980. (Reconquista do Brasil, 13). 162 MONTEIRO, Jácome. Relação da província do Brasil, 1610. In: LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil, vol.VIII. Suplemento Biobibliográfico – Escritores Jesuítas no Brasil, I (Da letra A a M). Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1949 e) “Autos” e “poesias” ANCHIETA, José de. Poesias Completas. Transcrições, traduções e notas de M. de Lourdes de Paula Martins. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. ANCHIETA, José de. Teatro de Anchieta. Tradução, introdução e notas de Armando Cardoso. São Paulo: Loyola, 1977. (Obras completas, 3). II. Não-jesuíticas BERNARDES, Diogo, (ca. 1530-1596). Varias rimas ao Bom Jesus e à Virgem Gloriosa Sua Mãi e a Santos Particulares : com outras mais de honesta, e proveitosa liçam (...). Lisboa: Na Of. de Miguel Rodrigues, 1770. Retirado de http://purl.pt/181. CAMÕES, Luís de, JUROMENHA, João A. L. P., PETRARCA, Francesco. Obras de Luiz de Camões: precedidas de um ensaio biographico, no qual se relatam alguns factos não conhecidos da sua vida, vol.II. Lisboa: Imprensa Nacional, 1861. CASTRO, João Bautista de. Mappa de Portugal antigo, e moderno (...), t.II, parte III. Lisboa : Na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1763. D’HOLANDA, Francisco. Da Fábrica que falece à cidade de Lisboa [1571]. Ed. Fac-sim. Introdução, notas e comentários de José da Felicidade Alves. Lisboa: Horizonte, 1984. FARIA Y SOUSA, Manuel de. Europa Portuguesa, Segunda Edición correcta, ilustrada y añadida em tantos lugares, y con tales ventajas, que és labor nueva por su autor Manuel de Faria, y Sousa (…). Tomo III. Lisboa: Antonio Craesbeeck de Mello, 1680. MENEZES, Manuel de. Chronica do muito alto, e muito esclarecido príncipe D. Sebastiaõ decimosexto Rey de Portugal; composta por D. Manoel de Menezes, Chroni ta mòr do Reyno, e General da Armada Real, &c. Primeira Parte; Que contém os uce os de te Reyno, e Conqui tas em ua menoridade. [1628] Lisboa Occidental: na Officina Ferreyriana, 1730. REBELLO, Amador. Crônica de El-Rei Dom Sebastião, único dêste nome e dos Reis de Portugal o I6º, compósta pelo Padre Amador Rebelo, companheiro do Padre Luís Gonçalves da Câmara, Mestre do dito Rei Dom Sebastião. Porto: Livraria e Imprensa Civilização, 1925. SANTOS, Manoel dos. [O.S.B.] Historia Sebástica, contém a vida do Augusto Principe o Senhor D. Sebastiaõ, Rey de Portugal, e os successos memoraveis do Reyno, e Conqui tas no eu tempo. Lisboa Occidental: Na Officina de Antonio Pedrozo Galram, 1735. SERRÃO, Joaquim Veríssimo. Documentos inéditos para a história do reinado de D. Sebastião. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1958. Separata do “Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra”, vol. XXIV. 163 III. Documentos sobre o Rio de Janeiro no século XVI SERRÃO, Joaquim Veríssimo. O Rio de Janeiro no século XVI. Documentos dos arquivos portugueses, v.II. Lisboa: Comissão Nacional das comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro, 1965. IV. Hagiografias ROSÁRIO, Fr. Diogo do. Flos Sanctorum das vidas e obras insignes dos Santos vista [et] cotejadas co os seus originaes authenticos, polo padre Frey Diogo do Rosayro. Lisboa: per Balthesar Ribeiro, 1590. VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea. Vidas de Santos. Tradução do latim, apresentação, notas e seleção iconográfica de Hilário Franco Júnior. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. AGNOLIN, Adone. Jesuítas e selvagens. A negociação da fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (séc. XVI-XVII). São Paulo: Humanitas, 2007. ALDEN, Dauril. The making of an enterprise. The Society of Jesus in Portugal, Its Empire, and Beyond. 1540-1750. Stanford: Stanford University Press, 1996. ALENCASTRO, Luís Filipe de. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses indígenas. Identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003 (Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, 16). ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. De Araribóia a Martim Afonso: lideranças indígenas, mestiçagens étnico-culturais e hierarquias sociais na colônia. In: VAINFAS, Ronaldo, NEVES, Guilherme P., SANTOS, Georgina (org.). Retratos do Império – trajetórias individuais no mundo português nos séculos XVI a XIX. Niterói: Eduff, 2006. ÁLVARO, Bruno G. A espada, a lança e a cruz: reflexões acerca da presença da militia na legenda áurea através das vidas de São Jorge e São Mercúrio. In: SILVA, Andréia C. L. Frazão. (org.) Hagiografia e história: reflexões sobre a Igreja e o fenômeno da santidade na Idade Média central. Rio de Janeiro: HP comunicação editora, 2008. APOSTOLIDÈS, Jean-Marie. O rei-máquina: espetáculo e política no tempo de Luís XIV. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: EdUNB, 1993. ARAÚJO, Norberto de. Pequena monografia de São Vicente. Lisboa: Tipografia da Empresa do Anuário Comercial, Edição do Grupo dos Amigos de Lisboa, s/d. AZZI, Riolando. A Teologia Católica na Formação da Sociedade Colônia Brasileira. Petrópolis: Vozes, 2004. BACZKO, Bronislaw. Imaginação Social. In: Enciclopédia Einaudi, Anthropos-Homem, vol.5. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1985. BARKER, Sheila. The making of a plague saint. Saint Sebastian’s imagery and cult before the Counter-Reformation. In: MORMANDO, Franco, WORCESTER, Thomas (Ed.). Piety and plague: from Byzantium to the Baroque. Kirksville: Truman State University Press, 2007 (Sixteenth Century Essays & Studies Series, 78). 164 BASTOS, Mario J. M. O Rei e a Saúde do Reino. A Peste e o Poder Real em Portugal (Século XIV/XVI). Dissertação de Mestrado. Niterói: Uff, 1995. BASTOS, Mario J. M. Pecado, Castigo e Redenção: a Peste como Elemento do Proselitismo Cristão (Portugal, Séculos. XIV/XVI). In: Tempo. Rio de Janeiro, v.2, n.3, 183-205, 1997. BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. Trad. Marcelo Rede. Pref. Jacques Le Goff. São Paulo: Globo, 2006. BAUMANN, Thereza de Barcelos. A Gesta de Anchieta: a construção do “outro” nas idéias e práticas jesuítas no quinhentos. Dissertação de mestrado. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1993. BEAUJARD, Brigitte. Cités, évéques et martyrs em gaule à la fin de l’époque romaine. In: Les fonctions des saints dans le monde occidental (IIIe-XIIIe siècle). Actes du colloque organisé par l’École française de Rome avec le concours de l’Université de Rome « La Sapienza ». Rome, 27-29 octobre 1988. Roma : École Française de Rome, 1991 (Collection de L’École Française de Rome, 149). BELCHIOR, Elysio de Oliveira. Conquistadores e povoadores do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Ed., 1965 (Vieira Fazenda, I). BERNAND, Carmen & GRUZINSKI, Serge. História do Novo Mundo 2: as mestiçagens. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Edusp, 2006. BICALHO, Maria Fernanda Baptista. A Cidade e o Império. O Rio de Janeiro no século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. BICALHO, Maria Fernanda. Conquista, Mercês e Poder Local: a nobreza da terra na América portuguesa e a cultura política do Antigo Regime. In: Almanack Brasiliense, 2, nov. 2005. BICALHO, Maria Fernanda. O que significava ser cidadão nos tempos coloniais. In: ABREU, Martha, SOIHET, Rachel (org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. BLOCH, Marc. Os reis taumaturgos. O caráter sobrenatural do poder régio. França e Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. 2ªed. São Paulo: Edusp, 1998. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. BOUZA, Fernando. Memoria de memorias. La experiência imperial y las formas de comunicación. In: CHARTIER, Roger FERROS, Antonio (dir.). Europa, América y el Mundo. Tiempos Históricos. Madrid: Marcial Pons, 2006. BOXER, Charles R. O Império Marítimo Português. 1415-1825. São Paulo: Companhia das letras, 2002. BOXER, Charles R. Portuguese society in the tropics. The municipal councils of Goa, Macao, Bahia and Luanda – 1510-1800. Madison, Milwaukee: University of Wisconsin Press, 1965. BRADING, David A. La Virgen de Guadalupe: imagen y tradición. México D.F.: Taurus, 2002. BRADING, David. La Monarquía Católica. In: Orbe indiano. De la Monarquia Católica a la República Criolla. 1492-1867. México: Fondo de Cultura Econômico, 1994. BROWN, Peter. The cult of the saints. Its rise and function in Latin Christianity. Chicago: The University of Chicago Press, 1981 (The Haskell Lectures on History of Religions, new ser., 2). BUESCU, Ana Isabel. A memória das Origens. Ourique e a fundação do reino (séculos XVXVIII). In: Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (Séculos XV-XVIII). Lisboa: Cosmos, 2000. 165 BUSHNELL, Amy Turner, GREENE, Jack P. Peripheries, Centers, and the Construction of Early Modern American Empires. In: Negotiated Empires. Centers and peripheries in the Americas, 1500-1820. New York, London: Routledge, 2002. CAPISTRANO DE ABREU, João. Fernão Cardim. In: Ensaios e estudos: crítica e história. 2ª série. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 2003 (Edições do Senado Federal, v.9). CARDIM, Pedro. Entradas solenes: rituais comunitários e festas políticas, Portugal e Brasil, séculos XVI e XVII. In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.I. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001. CARDIM, Pedro. Religião e ordem social. Em torno dos fundamentos católicos do sistema político do Antigo Regime. In: Revista de História das Idéias, Coimbra, v.22, 2001. CASTELNAU-L’ESTOILE, Charlotte de. Operários de uma vinha estéril: os jesuítas e a conversão dos índios no Brasil – 1580-1620. Trad. Ilka Stern Cohen. Bauru: Edusc, 2006. CASTRO, C. A invenção do Exército brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (Descobrindo o Brasil). CASTRO, Eduardo Viveiros. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2ªed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2002. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990 (Memória e Sociedade). CLARK, Stuart. Pensando com Demônios. A idéia de bruxaria no princípio da Europa moderna. Trad. Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Edusp, 2006. COSTA, Soledade Martinho. Festas e tradições portuguesas. Janeiro. Ed. il. Lisboa: Círculo de Leitores, 2002. COSTIGAN, Lúcia Helena (org.) Diálogos da conversão: missionários, índios, negros e judeus no contexto ibero-americano do período barroco. Campinas: Unicamp, 2005. COURTINE, Jean-François. Direito natural e direito das gentes. A refundação moderna, de Vitoria a Suárez. In: NOVAES, Adauto (org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, Fapesp, 1992. CUNHA, Manuela Carneiro da. Da guerra das relíquias ao Quinto Império – importação e exportação da história no Brasil. In: Novos Estudos CEBRAP. São Paulo: Cebrap, n.44, 47-72, março 1996. CURTO, Diogo Ramada. A literatura e o império: entre o espírito cavaleiroso, as trocas da corte e o humanismo cívico. In: BETHENCOURT, Francisco; CHAUDHURI, Kirti. História da expansão portuguesa, v.I. Lisboa: Círculo dos Leitores, 1997. CYMBALISTA, Renato. Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Moderna. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo, v.14, n.2, 11-50, jul-dez 2006. Consultado em http://www.revistausp.sibi.usp.br/pdf/anaismp/v14n2/a02v14n2.pdf. Acesso em: 17 de maio de 2008. DAHER, Andrea. O Brasil francês. As singularidades da França Equinocial. 1612-1615. Rio de Janeiro: Record, 2007. DANIELI, Francesco. La freccia e la palma. San Sebastiano tra storia e pittura con 100 capolavori dell’arte. Roma: Edizioni Universitaire Romane, 2007. DELFOSSE, Annick. Élections collectives d’un « Patron et Protecteur ». Mises en scène jésuites dans les Pays-Bas espagnols. In : DOMPNIER, B. (dir.). Les cérémonies 166 extraordinaires du catholicisme baroque. Actes du colloque international du Puy-en-Velay (27-29 octobre 2005). Clermont-Ferrand : Presses Universitaires Blaise Pascal, 2009. Acessado em http://hdl.handle.net/2268/785, autorizado gentilmente pela autora. Acesso em 2 de maio de 2009. DEL PRIORE, Mary L. Festas e utopias no Brasil colonial. São Paulo: Brasiliense, 2000 (O caminho das utopias). DELOOZ, Pierre. Towards a sociological study of canonized sainthood. In: WILSON, Stephen E. (org.). Saints and their cults: studies in religious sociology, folklore and history. Cambridge/ Londres/ Nova York: Cambridge University Press, 1985. DELUMEAU, Jean. Rassurer et Protéger. Le sentiment de sécurité dans l’Occident d’autrefois. Paris: Fayard, 1989. DORÉ, Andréa, LIMA, Luís Filipe Silvério, SILVA, Luiz Geraldo (Orgs.). Facetas do Império na História: conceitos e métodos. São Paulo: Hucitec, 2008. DUVAL, Yvette. « Sanctorum Sepulcris Sociari ». In : Les fonctions des saints dans le monde occidental (IIIe-XIIIe siècle). Actes du colloque organisé par l’École française de Rome avec le concours de l’Université de Rome « La Sapienza ». Rome, 27-29 octobre 1988. Roma : École Française de Rome, 1991 (Collection de L’École Française de Rome, 149). EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Político Moderno. Encontros Culturais, Aventuras Teóricas. Belo Horizonte: UFMG, 2000 (Humanitas). ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 6ed. São Paulo: Perspectiva, 2002 (Debates, 52). ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992 (Tópicos). ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Investigação sobre a realeza e a aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. ELIAS, Norbert. Sobre a Sociogênese do Estado. In: O Processo Civilizador, v.2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. ELLIOT, John H. España en Europa. Estúdios de História Comparada. Valéncia: Universitat de Valéncia, 2002. ELLIOT, John H. Impérios del mundo Atlântico. España y Gran Bretaña en América. 1492- 1830. Madrid: Taurus, 2006. FAZENDA, José Vieira. Antiqualhas e memórias do Rio de Janeiro, v.I. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: t.86, v.140, IHGB, 1919. FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade tupinambá. São Paulo: Globo, 2006. FERNANDES, Florestan. A organização social dos tupinambá. São Paulo: Hucitec, Brasília: UNB, 1989. FERRUA, Antonio. La basilica e la catacomba di San Sebastiano. Vaticano: Pontificia comissione di Archeologia Sacra, 1979. FILHO, Rubem Barboza. Tradição e artifício. Iberismo e Barroco na formação americana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Rio de Janeiro: Iuperj, 2000. FRAGOSO, João L. R., ALMEIDA, Carla M. C., SAMPAIO, Antonio C. Jucá de. Conquistadores e negociantes. Histórias de elites no Antigo Regime nos trópicos. América lusa, séculos XVI a XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. FRAGOSO, João. A nobreza da república: notas sobre a formação da primeira elite senhorial do Rio de Janeiro (séculos XVI e XVII). In: Topoi. Rio de Janeiro, n.1, 45-122, 2000. FRANCO, José Eduardo. O Mito dos Jesuítas. Em Portugal, no Brasil e no Oriente (Séculos XVI a XX). Lisboa: Gradiva, 2006-2007. 2v. FRANCO, José Eduardo & TAVARES, Célia Cristina. Jesuítas e inquisição. Cumplicidades e confrontações. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2007. 167 FRANCO JR., Hilário. A Eva barbada. Ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Edusp, 1996. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23ªed. Rio de Janeiro: Graal, 2007. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 10ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. FUCHS, Juan Carlos Estenssoro. Del paganismo a la santidad: la incorporación de los indios del Perú al catolicismo, 1532-1750. Trad. Gabriela Ramos. Lima: Instituto Francés de Estudios Andinos, Pontificia Universidad Católica del Perú, 2003. FUCHS, Juan Carlos Estenssoro. O símio de Deus. In: In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. GAJANO, Sofia Boesch. Santidade. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean Claude (org.). Dicionário temático do Ocidente medieval, v.2. Trad. Hilário Franco Júnior.Bauru: Edusc, 2006. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. GEERTZ, Clifford. Negara. O Estado teatro no século XIX. Trad. Miguel Vale de Almeida. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991 (Memória e Sociedade). GINZBURG, Carlo. História Noturna: decifrando o Sabá. Trad. Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. GINZBURG, Carlo. Relações de força. História, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1997 (Memória e Sociedade). GONÇALVES, Margareth A. Império da fé. Andarilhas da alma na era barroca. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. GOODICH, Michael. The politics of canonization in the thirteenth century: lay and Mendincant saints. In: WILSON, Stephen E. (org.). Saints and their cults: studies in religious sociology, folklore and history. Cambridge/ Londres/ Nova York: Cambridge University Press, 1985. GRUZINSKI, Serge. A colonização do imaginário. Sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol – séculos XVI e XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens. De Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492- 2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006. GRUZINSKI, Serge. O Renascimento ameríndio. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. HANKE, Lewis. Aristóteles e os índios americanos. Trad. Maria Lucia Galvão Carneiro. São Paulo: Martins, 1962. HANSEN, João Adolfo. A categoria “representação” nas festas coloniais dos séculos XVII e XVIII. In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.II. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001. HANSEN, João Adolfo. A escrita da conversão. In: COSTIGAN, Lúcia Helena (org.) Diálogos da conversão: missionários, índios, negros e judeus no contexto ibero-americano do período barroco. Campinas: Unicamp, 2005. HANSEN, J. A. A Civilização pela Palavra. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive Veiga (org.). 500 Anos de Educação no Brasil, v.I. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 168 HANSEN, João Adolfo. A servidão natural do selvagem e a guerra justa contra o bárbaro. In: NOVAES, Adauto (org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. HANSEN, João Adolfo. Barroco Brasileiro, Petit Palais & Ruína. In: PRADO, Maria Lígia C., VIDAL, Diana G. (org.). À Margem dos 500 Anos: reflexões irreverentes. São Paulo: Edusp, 2002 (Estante Usp: Brasil 500 Anos, 7). HERMANN, Jacqueline. No Reino do Desejado. A construção do sebastianismo em Portugal, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. HESPANHA, António Manuel. Às vésperas do Leviathan. Instituições e poder político. Portugal, século XVII. Coimbra: Livraria Almedina, 1994. HESPANHA, António Manuel, XAVIER, Angela B. A representação da sociedade e do poder. In: MATTOSO, José (ed.). História de Portugal. O Antigo Regime. 1620-1807. Lisboa: Estampa, 1993 (História de Portugal, v.4). HESPANHA, Antonio Manuel. La Economia de la Gracia. In: La Gracia del derecho. Madrid: Centro de Estúdios Constitucionales, 1993. HESPANHA, António Manuel, SILVA, Ana Cristina Nogueira da. A identidade portuguesa. In: MATTOSO, José (ed.). História de Portugal. O Antigo Regime. 1620-1807. Lisboa: Estampa, 1993 (História de Portugal, v.4). HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Org). A invenção das tradições. 3ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 (Pensamento Crítico, 55). HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 4ªed. Brasília: UNB, 1963. (Biblioteca Básica Brasileira, v.10). HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. 6ªed. São Paulo: Brasiliense, 1996. HOLANDA, Sérgio Buarque (dir.). História Geral da Civilização Brasileira, t.I: A época colonial, v.I, Do descobrimento à expansão territorial. 14ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. HOLANDA, Sérgio Buarque de (dir.). História geral da civilização brasileira, t.I: A época colonial, v.2, Administração, economia, sociedade. 11ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. JOLLES, André. A Legenda. In: Formas simples: legenda, saga, mito, adivinha, ditado, caso, memorável, conto, chiste. São Paulo: Cultrix, 1929. KARNAL, Leandro. Teatro da fé: representação religiosa no Brasil e no México do Século XVI. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1998. KANTOROWICZ, Ernst. Os dois corpos do Rei. Um estudo sobre teologia política medieval. São Paulo: Companhia das letras, 1998. KANTOROWICZ, Ernst H. Le lever du roi. In : Le lever du roi. Trad. Franz Regnot. Paris : Bayard, 2004. KANTOROWICZ, Ernst. Mysteries of State. An absolutist concept and its late mediaeval origins. In: Selected Studies. Locust Valley: J.J. Augustin, 1965. KEHL, Luis Augusto Bicalho. Simbolismo e profecia na fundação de São Paulo: a casa de Piratininga. São Paulo: Terceiro Nome, 2005. KOSELLECK, Reinhardt. O futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. LACOUTURE, Jean. Os Jesuítas, vol. I, os conquistadores,. Porto Alegre: L&PM, 1994. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003. LE GOFF, Jacques. Cultura clerical e tradições folclóricas na civilização merovíngia. In: Para um novo conceito de Idade Média. Tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1980. 169 LE GOFF, Jacques. Cultura eclesiástica e cultura folclórica na Idade Média: S. Marcelo de Paris e o dragão. In: Para um novo conceito de Idade Média. Tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1980. LEITE, Serafim. Breve Itinerário para uma biografia do P. Manuel da Nóbrega, fundador da Província do Brasil e da Cidade de São Paulo (1517-1570). Lisboa: Ed. Brotéria; Rio de Janeiro: Livros de Portugal, 1955. LEITE, Serafim. Cartas do Brasil e mais escritos do Padre Manuel da Nóbrega. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Portugália, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938-1949. LEITE, Serafim. Novas Páginas de História do Brasil. Edição completa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, s/d. (Brasiliana, 32). LEITE, Serafim. Vicente Rodrigues, primeiro mestre-escola do Brasil. (1568-1600). Separata da Revista Brotéria. Vol. LII, Fasc.3. Lisboa: Março 1951. LÉSTRINGANT, Frank. Le huguenot et le sauvage. L’Amérique et la controverse coloniale, en France, au temps des guerres de Religion. Paris: Klincksieck, 1990. LÉSTRINGANT, Frank. O Canibal: grandeza e decadência. Trad. Mary del Priore. Brasília: UNB, 1997. LÉSTRINGANT, Frank. A outra conquista: os huguenotes no Brasil. In: NOVAES, Adauto (org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. LINK, Luther. O Diabo: a máscara sem rosto. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. LISBOA. Junta da Freguesia de São Sebastião da Pedreira, Câmara Municipal de Lisboa. A Freguesia de São Sebastião da Pedreira. Imprensa Municipal, 2001. LUZ, Guilherme Amaral. Carne Humana: canibalismo e retórica jesuítica na América Portuguesa (1549-1587). Uberlândia: Ed. Ufu, 2007. LUZ, Guilherme Amaral. Os justos fins da França Antártica. In: Locus. Revista de História. Juiz de Fora, v.7 n.I, jan-jun 2001. LUZ, Guilherme Amaral. Produção da concórdia – a poética do poder na América portuguesa. In: Varia Historia. Belo Horizonte: v.23, n.38, 543-560, Jul/Dez 2007. LUZ, Guilherme Amaral. Palavras em movimento: as diversas imagens quinhentistas e a universalidade da revelação. In: In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.II. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001. LUZ, Guilherme Amaral, DUARTE, Stela Beatriz. A representação do martírio no “teatro jesuítico da missão”: exemplificação das virtudes na busca pela extinção dos vícios. In: Horizonte científico – a revista eletrônica da Propp, v.I, n.10, 2009, http://www.horizontecientifico.propp.ufu.br/include/getdoc.php?id=1553&article=62&mode =pdf (acessado em 22 de janeiro de 2010). MARAVALL, José. Estado Moderno y Mentalidad Social. Siglos XV-XVII. Madrid: Alianza, 1986. MARKUS, Robert. O fim do cristianismo antigo. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997. MARQUES, João Francisco. A primeira Jornada de D. Sebastião a Marrocos, no verão de 1574, e a actuação dos pregadores portugueses. In: Colóquio o sebastianismo: política, doutrina e mito (Sécs.XVI-XIX). Actas. Lisboa: Colibri, 2004 (Academia Portuguesa da História). MAURÍCIO, Augusto. Algo do meu velho Rio. Rio de Janeiro: Livraria Editora Brasiliana, 1966 (Vieira Fazenda, VIII). 170 MEGIANI, Ana Paula Torres. O jovem rei encantado: expectativas do messianismo régio em Portugal, séculos XIII a XVI. São Paulo: Hucitec, 2003 (Estudos Históricos, 47). MEGIANI, Ana Paula Torres. A escrita da festa: os panfletos das jornadas filipinas a Lisboa de 1581 e 1619. In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.I. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001. MELLO, Evaldo Cabral de. Rubro Veio. O Imaginário da Restauração Pernambucana. 2ªed. rev. aum. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. MELLO, Evaldo Cabral de. Um imenso Portugal. História e historiografia. São Paulo: ed.34, 2002. MENDONÇA, Paulo Knauss de. O Rio de Janeiro da Pacificação: franceses e portugueses na disputa colonial. Rio de Janeiro: Secr. Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1991 (Biblioteca Carioca, 18). MENESES, José N.C. Iconografia de São Sebastião: plasticidade e devoção popular. In: Revista do IFAC. Ouro Preto: Ufop, n.3, 52-59, dez. 1996. MENGET, Patrick. A política do espírito. In: In: NOVAES, Adauto (org.). A Outra Margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. MÉTRAUX, Alfred. A religião dos tupinambás e suas relações com a das demais tribos tupiguaranis. Trad. Estevão Pinto; apres. Egon Schaden. 2ed. São Paulo: Editora Nacional, Ed. da Universidade de São Paulo, 1979 (Brasiliana, 267). MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra. Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. MONTEIRO, John Manuel. Tupis, tapuias e historiadores. Tese de livre-docência. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2001. MONTEIRO, Paula (org.). Deus na aldeia. Missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006. MOTT, Luiz. Santos e santas no Brasil colonial. In: Varia Historia, 13, Belo Horizonte, jun.1994, 44-66. NEVES, L. F. Baeta. O combate dos soldados de Cristo na Terra dos Papagaios. Colonialismo e repressão cultural. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. OLIVAL, Fernanda. As Ordens Militares e o Estado Moderno. Honra, Mercê e Venalidade em Portugal (1641-1789). Lisboa: Estar, 2001. OLIVAL, Fernanda. Structural changes within the 16th-century Portuguese military orders. In: e-Journal of Portuguese History. Brown University, Universidade do Porto, v.2, n.2, Winter 2004. Disponível em http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/html/issue4/pdf/foliva l.pdf (último acesso em 2 de março de 2010). OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção negra: santos pretos e catequese no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2008. OLIVEIRA, Eduardo Freyre de. Elementos para a História do Município de Lisboa, v.I. Lisboa: Typographia Universal, 1882. O’MALLEY, John. Os primeiros jesuítas. Trad. Domingos Armando Donida. São Leopoldo: Unisinos; Bauru: Edusc, 2004 (História). ORSELLI, Alba Maria. L’idea e il culto del santo patrono cittadino en la letteratura cristiana. In: L’immaginario religioso della città medievale. Ravenna: Edizioni del Girasole, 1985. OSSWALD, Maria Cristina. The Society of Jesus and the diffusion of the cult and iconography of Saint Ursula and the Eleven Thousand Virgins in the Portuguese Empire during the second half of the 16th century. In: A Companhia de Jesus na Península Ibérica nos séculos XVI e XVII – espiritualidade e cultura. Actas do colóquio internacional – maio 2004, vol.I. Porto: Instituto de Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Centro Inter-Universitário de História da Espiritualidade da Universidade do Porto, 2004. 171 PAGDEN, Anthony. Señores de todo el Mundo. Ideologías del imperio en España, Inglaterra y Francia (en los siglos XVI, XVII y XVIII). Trad. Dolors Gallart Iglesias. Barcelona: Ediciones Península, 1997. PALAZZOLO, P. Fr. Jacinto de. Estácio de Sá. In: Crônica dos capuchinhos do Rio de Janeiro. Petrópolis: Vozes, 1965. PÉCORA, A. Alcir B. Máquina de gêneros: novamente descoberta e aplicada a Castiglione, Della Casa, Nóbrega, Camões, Vieira, La Rouchefoucauld, Gonzaga, Silva Alvarenga e Bocage. São Paulo: Edusp, 2001. PÉCORA, A. Alcir B. Teatro do sacramento: a unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira. São Paulo: Edusp; Campinas: Ed. Unicamp, 1994. PÉCORA, A. Alcir B. A conversão pela política. In: Máquina de gêneros: novamente descoberta e aplicada a Castiglione, Della Casa, Nóbrega, Camões, Vieira, La Rouchefoucauld, Gonzaga, Silva Alvarenga e Bocage. São Paulo: Edusp, 2001. PÉCORA, A. Alcir B. As artes e os feitos. In: Máquina de gêneros: novamente descoberta e aplicada a Castiglione, Della Casa, Nóbrega, Camões, Vieira, La Rouchefoucauld, Gonzaga, Silva Alvarenga e Bocage. São Paulo: Edusp, 2001. PÉCORA, A. Alcir B. Cartas à segunda escolástica. In: NOVAES, Adauto (org.). A Outra Margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. PÉCORA, A. Alcir B. Sermões: o modelo sacramental. In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.II. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001. PÉCORA, A. Alcir B. Vieira, o índio e o Corpo Místico. In: NOVAES, Adauto (org). Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, 1992. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 (História &... Reflexões, 5). PIETRI, Charles. L’évolution du culte des saints aux premiers siècles chrétiens : du témoin a l’intercesseur. In : Les fonctions des saints dans le monde occidental (IIIe-XIIIe siècle). Actes du colloque organisé par l’École française de Rome avec le concours de l’Université de Rome « La Sapienza ». Rome, 27-29 octobre 1988. Roma : École Française de Rome, 1991 (Collection de L’École Française de Rome, 149). PIETRI, Luce. Culte des saints et religiosité politique dans la Gaule du Ve et du Ve siècle. In : Les fonctions des saints dans le monde occidental (IIIe-XIIIe siècle). Actes du colloque organisé par l’École française de Rome avec le concours de l’Université de Rome « La Sapienza ». Rome, 27-29 octobre 1988. Roma : École Française de Rome, 1991 (Collection de L’École Française de Rome, 149). POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 3-15, 1989. POMPA, Cristina. Religião como tradução. Missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. Bauru: Edusc, 2003. PUJOL, Xavier Gil. Centralismo e Localismo? Sobre as Relações Políticas e Culturais entre Capital e Territórios nas Monarquias Européias dos Séculos XVI e XVII. In: Penélope. Fazer e Desfazer a História, Nº6, Lisboa, 1991. RAMINELLI, Ronald J. Imagens da colonização: a representação do índio de Caminha a Vieira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996. RAMINELLI, Ronald. Viagens ultramarinas. Monarcas, vassalos e governo à distância. São Paulo: Alameda, 2008. RAMINELLI, Ronald. Simbolismos do espaço urbano colonial. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). América em tempo de conquista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992 (Jubileu). 172 REIS, Maria de Fátima. Medo e Devoção. A “peste grande” de 1569 em Lisboa e a Procissão da Saúde. In: Colóquio o sebastianismo: política, doutrina e mito (Sécs.XVI-XIX). Actas. Lisboa: Colibri, 2004 (Academia Portuguesa da História). REIS, Maria de Fátima. Saúde pública e assistência em Lisboa no tempo de D. Sebastião. Comunicação apresentada no VII Congreso de la Asociación de Demografía Histórica (ADEH). Granada, 2004. Retirado de http://www.ugr.es/~adeh/comunicaciones/Fatima_Reis_M_d.pdf. Último acesso em 2 de março de 2010. RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (dir.). Para uma História Cultural. Lisboa: Ed. Estampa, 1998. ROSENDAHL, Zeny. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. 2ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002 (Geografia Cultural). ROSENDAHL, Zeny. Hierópolis: o sagrado e o urbano. 2ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009 (Geografia Cultural). RUCQUOI, Adeline. De los reyes que no son taumaturgos: los fundamentos de la realeza en España. In: Relaciones. Estudios de Historia y Sociedad. 13:51, 1992, 55-100. RYKWERT, Joseph. A idéia de cidade. A antropologia da forma urbana em Roma, Itália e no mundo Antigo. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Estudos, 234). SANTOS, Beatriz Catão C. O Corpo de Deus na América: a festa de Corpus Christi nas cidades da América Portuguesa – século XVIII. São Paulo: Annablume, 2005. SANTOS, Beatriz Catão C. O Pináculo do Temp(l)o: o Sermão do Padre Antônio Vieira e o Maranhão do século XVII. SANTOS, Beatriz Catão C. The feast of Corpus Christi: artisan crafts and skilled trades in Eighteenth-century Rio de Janeiro. In: The Americas, 65, 2, 193-216, Out. 2008. SANTOS, Beatriz Catão C. Unidade e diversidade através da festa de Corpus Christi. In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.II. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001. SANTOS, Georgina. Ofício e Sangue. A irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa moderna. Lisboa: Edições Colibri, ICIA, 2005 (Travessias; 5). SÉRGIO, Antonio. Breve interpretação da História de Portugal. 9 ed. Crítica. Lisboa: Livraria Sá da Costa Ed., 1979 (Obras completas). SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru: Edusc, 2007. SEED, Patricia. Cerimônias de posse na conquista européia do Novo Mundo (1492-1640). Trad. Lenita Esteves. São Paulo: Ed. Unesp, 1999 (UNESP/Cambridge). SENELLART, Michel. As artes de governar. Do regimen medieval ao conceito de governo. Trad. Paulo Neves. São Paulo: ed.34, 2006. SERRÃO, Joaquim Veríssimo. O Rio de Janeiro no século XVI. Estudo histórico, v.I. Lisboa: Comissão Nacional das comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro, 1965. SILVA, Ricardo Mariella da. São Sebastião do Rio de Janeiro. Religiosidade e segurança no século XVI. Dissertação de mestrado: PUC-RJ, 1996. SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SOUZA, Laura de Mello e. Inferno Atlântico: demonologia e colonização – séculos XVIXVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. SOUZA, Laura de Mello e (org.). História da Vida Privada no Brasil. Cotidiano e vida privada na América portuguesa, v. I. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 173 SOUZA, Laura de Mello e. Os Novos Mundos e o Velho Mundo: confrontos e inter-relações. In: PRADO, Maria Lígia C., VIDAL, Diana G. (org.). À Margem dos 500 Anos: reflexões irreverentes. São Paulo: Edusp, 2002 (Estante Usp: Brasil 500 Anos, 7). SOUZA, Néri de Almeida. Palavra de púlpito e erudição no século XIII. A Legenda áurea de Jacopo de Varazze. In: Revista Brasileira de História. São Paulo: Anpuh, v.22, n.43, 67-84, 2002. TAVARES, Célia C. S. Entre a Cruz e a Espada: Jesuítas e a América Portuguesa. Dissertação de mestrado. Niterói, Uff, 1995. TELLES, Isadora T. A “fundação escrituraria” do Rio de Janeiro: um estudo de caso do auto Na festa de São Lourenço (ca.1583) de José de Anchieta. Campinas: Unicamp, dissertação de mestrado, 2004. THOMAZ, Luiz Filipe. De Ceuta a Timor. Lisboa: Difel, 1994. TORRES, Magda M. Jaolino. As práticas discursivas da Companhia de Jesus e a emergência do “teatro jesuítico da missão” no Brasil do século XVI. Tese de doutorado. Brasília: Universidade de Brasília, 2006, pp.2-6 e ss. http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=804. Acesso em 26 de julho de 2008. TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Trad. Fabiano de Morais. Niterói: Eduff, 2008. VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. VAINFAS, Ronaldo. Da festa tupinambá ao sabá tropical. In: KANTOR, Íris, JANCSÓ, Istvan (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa, v.I. São Paulo: Hucitec, Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2001(Estante Usp – Brasil 500 anos, 3). VAINFAS, Ronaldo, SOUZA, Juliana Beatriz de. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 (Descobrindo o Brasil). VAUCHEZ, André. La Sainteté en Occident aux derniers siècles du Moyen Age. D’après les procès de canonisation et les documents hagiographiques. Paris : École Française de Rome, 1988. VAUCHEZ, André. Milagre. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean Claude. (org.). Dicionário temático do Ocidente medieval, v.2. Trad. Hilário Franco Júnior.Bauru: Edusc, 2006, pp.199-200. VAUCHEZ, André. O santo. In: LE GOFF (org.). O Homem Medieval. Lisboa: Presença, 1989. VAUCHEZ, André. Santidade. In: Enciclopédia Einaudi, v.12. Mythos/logos, Sagrado/profano. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. VEYNE, Paul. O império romano. In: Idem (org.). História da vida privada. Do império romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das letras, 1989. WEBB, Diana. Patrons and defenders. The saints in the Italian city-states. London, New York: Tauris Academic Studies, 1996 (International Library of Historical Studies, 4). WETZEL, Herbert Ewaldo. Mem de Sá: Terceiro Governador Geral. 1557-1572. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1972. WORTLEY, John. The origins of Christian veneration of body-parts. In: Revue de l’histoire des religions, t. 223, 5-28, 1/2006. http://www.armandcolin. com/revues_article_info.php?idr=10&idnum=271454&idart=747 (16 de agosto de 2009). YATES, Frances Amelia. Astraea. The Imperial Theme in the Sixteenth Century. London: Pimlico, 1993.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53520/2010%20-%20Vinicius%20Miranda%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2283
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2018-05-09T16:27:54Z No. of bitstreams: 1 2010 - Vinicius Miranda Cardoso.pdf: 2390491 bytes, checksum: e41c7d30ef97dece59f6e36aba7d6b0a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T16:27:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Vinicius Miranda Cardoso.pdf: 2390491 bytes, checksum: e41c7d30ef97dece59f6e36aba7d6b0a (MD5) Previous issue date: 2010-05-07eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Vinicius Miranda Cardoso.pdfVinicius Miranda Cardoso.2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.