Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Rodrigo Cardoso
dc.date.accessioned2023-12-22T02:53:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:53:10Z-
dc.date.issued2021-04-05
dc.identifier.citationBARBOSA, Rodrigo Cardoso. O fim da história e o último alienígena: o tempo sob uma perspectiva histórica a partir de quadrinhos distópicos norte-americanos no final do século XX. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13965-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar os usos e efeitos da linguagem temporal a partir de quadrinhos distópicos norte-americanos contextualizados no final da década de 1980. As fontes selecionadas para esta proposta foram os quatro volumes de Gilgamesh II (1989), de Jim Starlin, publicado pela DC Comics e os quatro primeiros volumes de Liberdade (1990), de Frank Miller, da Dark Horse Comics. Com base na ideia de que distopias são objetos interessantes para refletir sucessos e receios da Modernidade, o cerne deste redigido é discutir sobre o tempo nos gibis relacionando-os a experiências temporais.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteoria da históriapor
dc.subjecttempopor
dc.subjectdistopiapor
dc.subjecttheory of historyeng
dc.subjecttimeeng
dc.subjectdystopiaeng
dc.titleO fim da história e o último alienígena: o tempo sob uma perspectiva histórica a partir de quadrinhos distópicos norte-americanos no final do século XXpor
dc.title.alternativeThe end of the history and the last alien: the time under a historical perspective from North American dystopian comics in the late 20th centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to investigate the uses and the effects of temporal language of North American dystopian comics contextualized in the late 1980s. The documents selected to this purpose were Jim Starlin’s four volumes of Gilgamesh II (1989) published by DC Comics and Frank Miller’s first four volumes of Give Me Liberty (1990) from Dark Horse Comics. Based on the idea that dystopias are interesting objects to reflect Modernity, the focus of this study is discuss about the time in comic books and correlact them to experiences of time.eng
dc.contributor.advisor1Gontijo Teixeira, Rebeca
dc.contributor.advisor1ID026.559.497-90por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.contributor.referee1Gontijo Teixeira, Rebeca
dc.contributor.referee1ID026.559.497-90por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.contributor.referee2Montenegro, Darlan Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139382919728306por
dc.contributor.referee3Bentivoglio, Julio Cesar
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7424-8733por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740582014272318por
dc.creator.ID154.293.917-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256605595919116por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesAGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, 2002. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 1991. ANDERSON, Perry. O fim da História: de Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. ARAUJO, Valdei; PEREIRA, Mateus. Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI. Mariana: MG Editora, 2018. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997, BARROS, José D’Assunção. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe. São Paulo, vol. 28, n. 1, 2009. p. 547-570. ______. Os tempos da história: do tempo mítico às representações historiográficas do século XIX. Revista Crítica Histórica. Ano 1, n. 2, dez. 2010, p. 180-208. ______. Perspectivas sobre o tempo em Hannah Arendt e Koselleck: duas leituras sobre a quebra entre o presente e o passado. Argumentos, ano 6, n. 12. Fortaleza: jul./dez. 2014, p. 169-189. ______. A cidade-cinema pós-moderna: uma análise das distopias futuristas da segunda metade do século XX. Revista Crítica Cultural, Palhoça: v. 6, n.1, jan./jul. 2011, p. 303- 332. BENTIVOGLIO, Julio. História e distopia: a imaginação histórica no alvorecer do século 21. Espírito Santo: Milfontes. 2017. ______. Distopia, literatura e história. Espírito Santo: Milfontes, 2017. BERNARDO, Thiago Monteiro. História em quadrinhos, historiografia e narrativas: discussões sobre leituras e usos das histórias em quadrinhos pela História e seus regimes de verdade. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, 2011. ______. Sob o manto do morcego: uma análise do imaginário da ameaça nos EUA da Era Reagan através do universo ficcional do Batman. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em História Comparada, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. BERRIEL, Carlos Eduardo Ornelas. Utopia, distopia e história. In: Editorial da MORUS – Utopia e Renascimento 2, 2005, p. 4-10. 111 BIFFI, Luciana Angelice. As complexas camadas do tempo histórico de Koselleck. FÊNIX – Revista de História e Estudos Culturais, vol.14. Ano 14, n. 1. jan.-jun. 2017, p. 1-8. BLOCH, March. Apologia da história e o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2002. BOBBIO, Norberto. Dicionário de política - vol. 1. 13 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008. BOURGUIGNON, Bryan Lopes. Da destruição da matéria à criação do trauma: os ecos das bombas nucleares em Akira de Katsushiro Otomo. In.: BENTIVOGLIO, Julio. (Org.) Distopia, literatura e história. Espírito Santo: Milfontes. 2017. BRAZ, Camilo Albuquerque de. À meia-luz… uma etnografia imprópria em clubes de sexo masculino. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. BURKE, Peter. O testemunho ocular. São Paulo: Editora da Universidade de Sagrado Coração, 2001. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios sobre teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. CIRNE, Moacy. Quadrinhos, memória e realidade textual. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/72812213007608718479513534658721171188.p df>. Acesso em: 2018. ______ . Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiané/Angra, 1982. ______ . A explosão criativa dos quadrinhos. Rio de Janeiro: Vozes, 1972. COIMBRA, Raimundo Olavo. A bandeira do Brasil: raízes histórico-culturais. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: IBGE, 1979. DASTON, Lorraine. Historicidade e objetividade. São Paulo: LiberArs, 2017. DUBY, Georges. O tempo das catedrais: arte e sociedade 980-1420. Rio de Janeiro: Estampa, 1993. DUPAS, Gilberto. O mito do progresso. Revista Novos Estudos. São Paulo, 2006, vol. 77, p. 73-89. ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva. 2006. EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva. 1992. 112 FEIJÓ, Mário. Quadrinhos em ação: um século de história. São Paulo: Moderna, 1997. FELIPE, Cleber Vinicius do Amaral. Ele que o abismo viu: a epopeia de Gilgámesh. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 12, n. 1, jan.-jul. 2019, p. 373-380. FERREIRA, Antonio Celso. A fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi; DE LUCA, Tania Regina (Orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. FIALHO, Carlos Eduardo; DUARTE, Silvia Valéria Borges. Os invisíveis: os hippies na sociedade contemporânea. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói: ANINTER-SH /PPGSD-UFF, 03 set. 2012, ISSN 2316-266X. FIGUEIREDO, Carolina Dantas de. Memória e poder nos regimes distópicos. Papeis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMS, v. 19, n. 38, 2015, p. 83-98. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 18 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. ______. A ordem do discurso. São Paulo: Edição Loyola. 1996. ______. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos: estética – literatura e pintura, música e cinema. vol. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. FUKUYAMA, Francis. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. ______. The End of the History and the Last Man. New York: The Free Press: A division of Macmillan Inc. 1992. GASCA, Luis. Prefácio. In: DE MOYA, Álvaro. (Org.) SHAZAM! São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 1-9. GHIROTTI, Joaquim Cardia. Frank Miller e os quadrinhos: pelo que vale a pena morrer. São Paulo: USP, 2017. GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998. HANSEN, Gilvan Luiz. Espaço e tempo na Modernidade. UFF – GEOgraphia. Ano. 2, n. 3, p. 51-67, 2000. HARTOG, François. Situações postas à História. Revista de História, São Paulo, n. 166, 2012. ______. Tempo desorientado: tempo e História. Como escrever a história da França? Anos 90 – Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. N. 7, jul. 1997, p. 7-28. 113 ______. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1996. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2000. ______. A razão na História: uma introdução à filosofia da História. São Paulo: Centauro. 2001. HILARIO, Leomir Cardoso. Teoria crítica e literatura: a disputa como ferramenta de análise radical da Modernidade. Revista Anuário de Literatura, Florianópolis, vol.18, n. 2, 2013, p. 201-215. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. Guerra, paz e hegemonia no início do século XXI. In: Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. O que a História tem a dizer-nos sobre a sociedade contemporânea? In: ____. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 44-61. JIMENEZ, Eneko Ruiz. Como o LSD criou o Thanos, o grande vilão de Vingadores: Guerra Infinita. El País, Brasil. São Paulo, 26 abr. 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/10/internacional/1523371872_011176.html>. Acesso em: 20 jan. 2019. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: PUC Rio, 1979. KRAKHECKE, C. A. Representações da Guerra Fria nas histórias em quadrinhos Batman, o cavaleiro das trevas e Watchmen (1979-1987). PUC-RS, 2009. ______. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999. ______. Estratos do tempo: estudos sobre História. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2014. LIAKOS, Antonis. Utopian and Historical Thinking: Interplays and Transferences. Historein Magazine. University of Athens, vol. 7, 2007, p. 20-57. LIPSZYK, Enrique. O argumento do quadrinho. In: DE MOYA, Álvaro. (Org.) SHAZAM! São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 237-260. LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio Ltda., 2009. 114 MAYO, Bernard. Myths and Men. Athens, Georgia: The University of Georgia Press, 2010. MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Markoon Books, 1995. MILLER, Frank; GIBBONS, Dave. Liberdade. São Paulo: Globo, 1992. NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da História para a vida. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, 2003. ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1990. PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2012. QUINN, Malcolm. The Swastika: Constructing the Symbol. New York: Routledge, 1994. RAMOS, Paulo. História em quadrinhos: um novo objeto de estudos. Revista GEL (Grupo de Estudos Linguísticos): São Paulo, vol. 35, 2006, p. 1574-1583. REIS, José Carlos. História e teoria: historicismo, Modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: FGV, 2006. RICOEUR, Paul. A tríplice mimese. In: RICOEUR, PAUL. Tempo e Narrativa. Tomo I. Campinas: Papirus, 1994. ______. Tempo e narrativa. Tomo III. Campinas: Papirus, 1994. RIBEIRO, Thiago Henrique Pereira. Cosmologia e morte no Antigo Egito: o tribunal de Osíris. Monografia (Graduação em História). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. RIZZO, Marcelo Augusto Parrilo. A história de meta-história: um estudo sobre a teoria da História de Hayden White. Universidade Federal de Goiás, 2009. SANTOS, Roberto Elísio dos et al. Narrativas gráficas como expressões do ser humano. In: Trama Interdisciplinar. Ano 1, vol. 2, 2010, p. 46-60. SCALFADERRO, MaikonChaider Silva. Hegel e o fim da História. Polymatheia – Revista de Filosofia. Fortaleza, vol.5, n. 8, p. 212-230, 2009. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras. 1993. STARLIN, Jim. Gilgamesh II. São Paulo: Globo, 1991. TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges; CORREA, Wyllian Eduardo de Souza. Watchmen e o discurso distópico do bem maior. FÊNIX – Revista de História e Estudos Culturais, vol. 6, ano 6, n. 2, abr./mai. /jun. 2009, p. 2-21. 115 TONIN, Thays. Os fantasmas da Modernidade e as imagens distópicas em quadrinhos e outras artes. UFSC, 2015. TURIN, Rodrigo. As (des)classificações do tempo: linguagens teóricas, historiografia e normatividade. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, p. 586-601, jul./dez. 2016. TURIN, Rodrigo. A polifonia do tempo: ficção, trauma e aceleração no Brasil contemporâneo. ArtCultura, Uberlândia, v. 19, n. 35, p. 55-70, jul.-dez 2017, p. 55-70. ______. Tempos precários: aceleração, historicidade e semântica neoliberal. Zazie Edições Copenhague, 2019. TURNER, Frederick Jackson. The Significance of the Frontier in American History. Chicago: Wisconsin Journal, 1893. VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS, Roberto Elísio. A produção acadêmica sobre histórias em quadrinhos das universidades brasileiras estaduais e federais: análise de 1972 a 2013. In: Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais3asjornadas/artigo_080620152101332.pdf>. Acesso em 2020. VILELA, Túlio. Os quadrinhos na aula de História. In: VERGUEIRO, Waldomiro. (Org.) Como usar os quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. WORCESTER. Donald E. The Apaches: The Eagles of Southwest. Oklahoma: University of Oklahoma Press, 1979. ZILBERMAN, Regina. Nos princípios da epopeia: Gilgamesh. In: BAKOS, Margaret Marchiori; POZZER, Katia Maria Paim (Orgs.). III Jornada de Estudos do Oriente Antigo: línguas, escritos e imaginários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74903/2021%20-%20Rodrigo%20Cardoso%20Barbosa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6951
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-09-26T14:56:47Z No. of bitstreams: 1 2021 - Rodrigo Cardoso Barbosa.pdf: 16905995 bytes, checksum: c53ffd9710eaeb157e7b400022b7f60f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T14:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Rodrigo Cardoso Barbosa.pdf: 16905995 bytes, checksum: c53ffd9710eaeb157e7b400022b7f60f (MD5) Previous issue date: 2021-04-05eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Rodrigo Cardoso Barbosa.pdf2021 - Rodrigo Cardoso Barbosa16.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.