Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:42Z-
dc.date.issued2021-09-29
dc.identifier.citationFERNANDES, Marília Monitchele Macêdo. O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como proposta analisar os elementos discursivos da série de filmes Why We Fight, produzida por Frank Capra entre 1942 e 1945, logo após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e suas imbricações com o nacionalismo estadunidense. Para tal, apresentaremos o diretor, indicando algumas de suas visões de mundo e posicionamentos sociais e políticos, falaremos sobre a construção narrativa e os elementos fílmicos dos documentários analisados e nos deteremos em seus elementos retóricos e suas funções sociais e discursivas. Além disso, este material analítico apresenta elementos comparativos, trazendo filmes de Capra em outras fases de sua vida e de outros diretores que produziram no mesmo período, elencando características que podem ser comparáveis com o trabalho do diretor Ítalo-americano e oferecendo uma base mais sólida de análise. Tal esforço nos ajuda a compreender a potência dos objetos de cultura (no nosso caso o cinema) como campo de análise das disputas sociais e militares, bem como seu uso para a propagação e legitimação de políticas de Estado.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFrank Caprapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpor
dc.subjectNacionalismopor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectFrank Capraeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectWorld War IIeng
dc.subjectNationalismeng
dc.subjectPropagandaeng
dc.titleO Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundialpor
dc.title.alternativeCinema at the Front: Frank Capra, Nationalism and propaganda at the World War IIpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this work is to analyze the discursive elements of the film series Why We Fight, produced by Frank Capra between 1942 and 1945, shortly after the official entry of the USA into World War II, and its connections with american nationalism. To this end, we will present the director, indicating some of his worldviews and social and political positions, we also will talk about the narrative construction and the filmic elements of the documentaries, and we will focus on its rhetorical elements and its social and discursive functions. Besides that, this work shows comparative elements, bringing Capra’s movies in different phases of production and movies of others directors that made films in the same time of Capra, listing technical features that can be compared with the italian-american director offering a more solid base of analysis. Such effort helps us to understand the power of cultural objects (in our case, cinema) as a field of analysis of social and military disputes, as well as their use for the propagation and legitimation of State policies.por
dc.contributor.advisor1Moraes, Luis Edmundo de Souza
dc.contributor.advisor1ID950.262.667-20por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7497301779570000por
dc.contributor.referee1Moraes, Luis Edmundo de Souza
dc.contributor.referee1ID950.262.667-20por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7497301779570000por
dc.contributor.referee2Heinz, Flavio Madureira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6016604770248827por
dc.contributor.referee3Gherman, Michel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5419654016461691por
dc.creator.ID166.920.177-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047708554965041por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesANDERSON, Perry. A Política Externa Norte-Americana e seus teóricos. São Paulo: Editora Boitempo, 2015. 148 AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. Tradução de: Danilo Marcondes de Souza Filho. BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. BARTA, Tony. Screening the past: film and the representation of history. Connecticut: Editora Praeger. 1998. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BURNS, Tom. A narrativa norte-americana e a Segunda Guerra Mundial. Aletria, v. 7, n.2, p. 140-159, 2006. CAPRA. Frank. Frank Capra, the name above the title. New York: Macmillan, 1971. CAPRA, Frank. The war years and... [entrevista concedida a] Humphrey Leynse. Washington State University. Mar. 1977. CARTROGA, Fernando. Nação, mito e rito: religião civil e comemoracionismo (EUA, França e Portugal). Ed: NUDOC. Fortaleza, 2005. CRUNDEN, Robert. M. Uma Breve História da Cultura Americana. Ed: Nordica. Rio de Janeiro, 1990. FERRO, Marc. Sobre o Anti-nazismo Americano. In: Cinema e história. Ed: Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1992. GERMAN, Kathleen M. Frank Capra’s Why We Fight Series and American Audience. Western Journal of Speech Comunication, v.54, n. 1, set./nov., p. 237-248. GIRONA, Ramon. Estados Unidos en guerra. “Why we fight” de Frank Capra: la historia al servicio de la causa aliada. Revista de estudios históricos sobre la imagem, n. 55, p. 40-57, 2007 GIRONA, Ramon. La razón frente a la imposición em las estratégias didático-propagandísticas do ejército estadonidense durante la Segunda Guerra Mundial: “Why We Fight” de Frank Capra como ejemplo. História y Comunicacion Social, n. 14, p. 271-284, 2009. HARRIS, Mark. Cinco Voltaram: uma história de Hollywood na Segunda Guerra Mundial. Nova York. Ed: Objetiva, 2016. HARTZ, Louis. The Liberal Tradition in America. Nova York, Editora: Harcourt Brace, 1955. HOFSTADTER, Richard. The American Political Tradition and the Men Who Made it. Nova York, Editora: Randon House Inc, 1989 KLEIN, Stefan. America first? Isolationism in U.S. foreign policy from the 19th to the 21st century. Dissertação (Dissertação em Security Studies) – Naval Postgraduate School. Monterey, CA, 2017. KOPPES, Clayton R. Hollywood goes to war: How Politics, Profits, and Propaganda Shaped World War II Movies. Nova York: Editora Macmillan, 1987. LOURDEAUX, Lee. Italian and Irish Filmmakers in America: Ford, Capra, Coppola e Scorcese. Filadelfia. Ed: Temple University Press, 1990. 149 MALTBY, Richard. Hollywood Cinema. Oxford: Editora Blackwell, 1995. MELLING, Phil. The Mind of the Mob. In: Cinema, Politics and Society, ed. Philip Davies and Brian Neve. Manchester: Editora Manchester University Press, 1981. METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980. Tradução de: Marilda Pereira. MOUNTJOY, Shane. Manifest destiny: westward Expansion. Milestones in American History. Nova York: Editora Infobase Publishing, 2009. NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2005. NEVE, Brian. Film and Politics in America: a Social Tradition. Londres: Editora Routledge, 1992. NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005. ÖZKIRIMLI, Umut. Contemporary Debates on Nationalism: A Critical Engagement. Nova York: Editora: Palgrave Macmillan, 2005. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e Propaganda Política no Fascismo, Nazismo, Salazarismo e Franquismo. História: Questões e Debates. Curitiba, n. 38, 2003. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e política na Era Roosevelt: o “American Dream” nos filmes de Frank Capra (1933 – 1945). In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 06, 2011. Anais eletrônicos... São Paulo, 2011. PHELPS, Glenn Alan. The “populist” films of Frank Capra. Journal of American Studies, Estados Unidos, v.13, n. 3, p. 377-392, out./dez., 2009. RODRIGUES, Pauline Bitzer. Uma Guerra pela Opinião: A Propaganda Político-Ideológica Estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 05, 2011. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Centro de Letras e Ciências Humanas/ UEL, 2013. ROLLINS, Peter C. Frank Capra’s Why We Fight Series and our American Dream. Journal of American Culture, v. 3, n. 1, p. 81-86, 2010. SCOTT, Ian. Frank Capra and Leni Riefenstahl: politcs, propaganda and the personal. Comparative American Studies, v. 7, n. 4, p. 285-297, 2009. SCOTT, Ian. American Politics in Hollywood Films. Edimburgo: Editora, Edinburgh University Press, 2011. SKLAR, Robert. História Social do Cinema Americano. São Paulo: Ed. Cultrix, 1978. SKLAR, Robert. Movie-Made America: a Cultural History of American Movies. Nova York: Editora Randon House Inc, 1994. SMITH, Peter H. La Democracia em América Latina. Madrid: Editora Marcia Pons, 2009. TOLES, George E. Frank Capra: the art of moralist. The Canadian Review of American Studies, Canadá, v.9, n.2, p. 249-260, set./nov. 1996. 150 XIFRA, Jordi; GIRONA, Ramon. Frank Capra’s Why We Fight and film documentary discourse in public relations. Public Relations Review, v. 38, n. 13, p. 40-45, 2011. WOLFE, Charles. Mapping Why We Fight: Frank Capra and the US Army Orientantion film in World War II. In: LUCIA, Cynthia; GRUNDMANN, Roy; SIMON, Art. The Willey- Blackwell history of american film. Ed: Blackwell Publishing Ltda, 2009.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73060/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6548
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-04-28T14:14:26Z No. of bitstreams: 1 2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf: 2962112 bytes, checksum: ff18ce8a4e86349fccbe06478539fc3f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-28T14:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf: 2962112 bytes, checksum: ff18ce8a4e86349fccbe06478539fc3f (MD5) Previous issue date: 2021-09-29eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes2.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.