Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLelis, Francismara de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:21Z-
dc.date.issued2016-05-13
dc.identifier.citationLELIS, Francismara de Oliveira. Discursos e sentidos sobre a educação feminina na corte, século XIX. Uma reflexão histórica da “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13911-
dc.description.abstractNa corte, em 1881, o Imperial Liceu de Artes e Ofícios, instituição que oferecia ensino profissionalizante com ênfase no desenho, abre sua primeira turma feminina. Para comemorar a inauguração do novo curso, o Liceu publica uma coletânea de textos intitulada “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”, reunindo diversos intelectuais brasileiros, dos quais 127 homens e apenas 4 mulheres dissertaram sobre a educação que o Liceu deveria fornecer para o público feminino. O presente trabalho visa historicizar esse documento singular, buscando compreender o papel do Liceu de Artes e Ofícios na educação da Corte, a criação do curso, dentro das possibilidades educativas destinadas ao gênero feminino, além de analisar como os/as autores/as da Polyantheia compreenderam a abertura do curso e a importância e os sentidos atribuídos à da educação feminina.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectMulherespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDiscursospor
dc.subjectGênero.por
dc.subjectEducationpor
dc.subjectSpeechespor
dc.subjectGenre.por
dc.titleDiscursos e sentidos sobre a educação feminina na corte, século XIX. Uma reflexão histórica da “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”por
dc.title.alternativeDiscourses on female education in the court, XIX century. A historical reflection of "Commemorative Polyantheia of classes inauguration for female gender of Imperial Lycêo of Arts and Crafts"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn court, in 1881, the Imperial Lyceum of Arts and Crafts, institution that offered vocational education with an emphasis on design, opens its first female class. To celebrate the inauguration of the new course, the Lyceum publishes a collection of texts entitled "Commemorative Polyantheia of classes inauguration for female gender of Imperial Lycêo of Arts and Crafts" gathering various Brazilian intellectuals, of which 127 men and only 4 women lectured about education that Lyceum should provide for the female public.This study aims to historicize this unique document, seeking to understand the role of the Arts and Crafts Lyceum in court education, the creation of the women's course within the educational possibilities intended for feminine gender, besides to analyze how the authors (men and women) of Polyantheia understood the opening of the course and the importance and the meanings attributed to female educationeng
dc.contributor.advisor1Lopes, Fábio Henrique
dc.contributor.advisor1ID144.373.218-47por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193368748768771por
dc.contributor.referee1Gandelman, Luciana Mendes
dc.contributor.referee2Santos, Claudia Regina Andrade dos
dc.creator.ID123.065.227-23por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190212795635739por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesFontes 1 - Fundação Casa de Rui Barbosa BELLEGARDE, Guilherme; FERREIRA, Felix; SILVA JÚNIOR, José Maria da. (orgs.) Polyantheia Comemmorativa das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios. Rio de Janeiro: Typ. e Lith. Lombaerts & c. 1881. 2 - Biblioteca Nacional RIO DE JANEIRO. LICEU DE ARTES E OFÌCIOS. A imprensa e o Lycêu de artes e ofícios aulas para o sexo feminino. Rio de Janeiro. Typ. Hildebrandt. 1881. RIO DE JANEIRO. LICEU DE ARTES E OFÍCIOS. Inauguração das aulas para o sexo feminino no Imperial Liceu de Artes e Ofícios em 11 de Outubro de 1881. Rio de Janeiro, Typ. Hidebrandt, 1881. SOCIEDADE PROPAGADORA DAS BELAS ARTES. A Sociedade Propagadora das Bellas Artes e o Lyceu de Artes e Officios do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, typ. Hidelbrandt, 1883. 3 - Biblioteca Nacional (Acervo Digital e Hemeroteca Digital) LAEMMERT, Eduardo e Henrique. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial. 1881 e 1882. LIBERAL MINEIRO. ano 5, n.24. Ouro Preto, 9 de março de 1882. O ASPIRANTE – Periódico Literário e Artístico dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios. Ano 1. número 1. 11 de outubro de 1881. 4 - On Line ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, V.III, 1994. Disponível em:<http://www.machadodeassis.ufsc.br/obras/cronicas/CRONICA,%20Cherchez%20la%20Femme,%201881.htm > acessado em 24 de novembro de 2012. BRASIL. Constituição de 1824. Coleção de Leis do Império do Brasil – 1824, Página 7. Vol. 1. (Publicação Original). Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1824-1899/constituicao-35041-25-marco-1824-532540-publicacaooriginal-14770-pl.html> 95 BRASIL. Lei de 15 de Outubro de 1827. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1827, Página 71 Vol. 1 pt. I (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html acessado em: 8 de junho de 2014. BRASIL. Lei nº 16, de 12 de Agosto de 1834. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1834, Página 15 Vol. 1 (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1824-1899/lei-16-12-agosto-1834-532609-publicacaooriginal-14881-pl.html acessado em: 8 de junho de 2014. BRASIL. Decreto nº 1.331-A, de 17 de Fevereiro de 1854. Coleção de Leis do Império do Brasil – 1854, Página 45, Vol. 1 pt. I (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html acessado em: 8 de junho de 2014 BRASIL. Decreto nº 7.247, de 19 de Abril de 1879. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1879, Página 196. Vol. 1 pt. II (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html acessado em: 8 de junho de 2014. BIBLIOTECA DA ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL. Archivos da exposição da indústria nacional: actas, pareceres e decisões do jury geral da exposição da industria nacional realizada no Rio de Janeiro em 1881. Rio de Janeiro: Typ. Nacional 1882. p. 20. Disponível em <http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/222303> acessado em 28/08/2015. SILVA, Innocencio Francisco da. Diccionario Bibliographico portuguez – Estudos de Innocencio Francisco da Silva applicáveis à Portuga ao Brasil. Disponível em < http://www.brasiliana.usp.br/bbd/bitstream/handle/1918/016843-18/016843-18_COMPLETO.pdf.txt> acessado em 27/08/2015. 96 Referências bibliográficas ALONSO, Angela. Apropriação de ideias no Segundo Reinado. In. GRIMBERG, Keila; SALLES, Ricardo. O Brasil Imperial. Vol.III – 1870-1889.2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. ANDRADE, Joaquim Marçal. Processos de reprodução e impressão no Brasil, 1808-1930. In: CARDOSO, Rafael (org.). Impresso no Brasil (1808-1930): destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009. ANDRADE, Sergio Luis Augusto; PIVA, Teresa Cristina de Carvalho. A Influência do Positivismo no Ensino Científico Brasileiro. Annais... Scientiarum História IV. HCTE-UFRJ. p. 682. in http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh4/trabalhos/Sergio%20Luiz.pdf acessado em 20/10/2015. BERNARDES, Maria Thereza Caiuby Crescenti. Mulheres de Ontem? Rio de janeiro, século XIX. São Paulo: T. A. Queiroz, 1988. BIBLIOTECA NACIONAL. A Estação – Jornal Ilustrado para Família. Hemeroteca digital. http://bndigital.bn.br/artigos/a-estacao-jornal-illustrado-para-a-familia/ acessado em 09 de janeiro de 2016. BIELINSKI, Alba Carneiro. Educação profissional no século XIX – Curso Comercial do Liceu de Artes e Ofícios. In: http://www.senac.br/BTS/263/boltec263e.htm. Acessado em 25/08/2014. BIELINSKI, Alba Carneiro. O Liceu de Artes e Ofícios – sua história de 1856 a 1906. In. 19&20. Rio de Janeiro, v. 4, n.1, jan. 2009. http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/liceu_alba.htm. (Acessado em 07/08/2013). CARULA, Karoline. A educação feminina em A Mãe de Família. In. CARULA, Karoline; CORRÊA, Maria Letícia; ENGEL, Magali Gouveia. Os intelectuais e a nação. Educação, saúde e a construção de um Brasil moderno. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013. CARVALHO, José Murilo de Carvalho. A vida política. In: A Construção Nacional, 1830-1889. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. CORREA, Mariza. Gênero, ou a pulseira de Joaquim Nabuco. In. BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz. (org.) Cidadania, um projeto em construção. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012. COSTA, Ana Luiza Jesus. À Luz das Lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889). 2007. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. D’INCAO. Mulher e família burguesa. In: PRIORE, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. 8ª ed. São Paulo: Contexto, 2006. 97 FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In. _____; LOPES, Eliana Marta Teixeira; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. 4ª ed. Belos Horizonte: Autêntica, 2010. FERREIRA, Antonio Celso. A fonte fecunda. In PINSKI, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. Editora Contexto, 2009. FOUCAULT. Michel. A Ordem do Discurso. 16ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. ____. “O que é um Autor?” In. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Coleção Ditos e Escritos III. 2.ed. Editora Forense Universitária, 2006. GONÇALVES, Margareth. Artifício e excesso: narrativa de viagem e a visão sobre as mulheres em Portugal e Brasil. Estudos feministas. Florianópolis, 13(3): setembro – dezembro, 2005. GONÇALVES, Monique de Siqueira. Livros, teses e periódicos médicos na construção do conhecimento médico sobre as doenças nervosas na Corte Imperial (1850-1880). In. FERREIRA, Tânia Bessone da Cruz Ferreira; RIBEIRO, Gladys Sabina; GONÇALVES, Monique de Siqueira. O Oitocentos entre livros, livreiros, impressos, missivas e bibliotecas. São Paulo: Alameda, 2013. GONDRA, José Gonçalves; SHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. HAHNER, June Edith. Emancipação do sexo feminino: a luta pelos direitos da mulher no Brasil. 1850-1940. Tradução Eliane Lisboa. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. HAHNER, June. A escola normal. As professoras primárias e a educação feminina no Rio de Janeiro no fim do século XIX. Gênero. V.10, n.2. 1 semestre de 2010. JINZENJI, Mônica Yumi. Cultura impressa e educação da mulher no século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. O Discurso da Ordem: A constituição docente na Corte Imperial. Dissertação (mestrado). 2006. Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2006. LOPES, Fábio Henrique. Suicídio e saber médico: estratégias históricas de domínio e intervenção no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008. LOPES, Silvana Fernandes. A formação feminina na sociedade brasileira do séc. XIX: um exame de “modelos” veiculados pela literatura de ficção. 1997. 126f. Dissertação (mestrado em educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1997. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 98 ____. Mulheres na sala de aula. In PRIORE, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. 8ª ed. São Paulo: Contexto, 2006. LUCA, Tania Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In. PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. São Paulo: Annablume, 2012. MORAES, Maria Lygia Quartim. Cidadania no Feminino. In PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. 2ªed. São Paulo: Contexto, 2003. MUAZE, Mariana. As memórias da Viscondessa – Família e Poder no Império Brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. MURASSE, Celina Midori. A educação para a ordem e o progresso do Brasil: O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (1856-1888). 2001, 184 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2001. PEDRO, Joana Maria; SOIHET, Rachel. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História, vol.27, n54, dez.2007. PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Tradução de Viviane Pinheiro. Bauru, SP: EDUSC, 2005. PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Igualdade e Especificidade. In PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2003. RIOS FILHO, Adolfo Morales de los. O Rio de Janeiro Imperial. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. RODRIGUES, Rafael Pinto. A educação literária no Colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010. 115f. Dissertação (mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2010. SANTOS. Jailson Alves. A trajetória da educação profissional. In. LOPES, Eliane Maria Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 5. Ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. SILVEIRA, Fernando Torquato. Brasil, pátria do evangelho: a inserção e o desenvolvimento do Espiritismo em Florianópolis (1910 – 1949). Monografia (Graduação em Ciências Sociais). 2015. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Santa Catarina: Santa Catarina, 2015. SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. In. Educação e Realidade. Porto Alegre, 16 (2), jul/dez. 1990. SCOTT, Joan. Prefácio a Gender and político of history. In: Cadernos Pagu. São Paulo: Pagu – Núcleo de estudos de Gênero/Unicamp, 1994. 99 SOIHET, Rachel. Condição feminina e formas de violência: Mulheres pobres e a ordem urbana. 1890-1920. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989. ____. História das Mulheres. In CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História - Ensaios de teoria e metodologia. Rio de janeiro: Campus, 1997. TEIXEIRA, Josele. SHUELER, Alessandra. Experiências profissionais e produção intelectual de professores primários na corte imperial (1860-1889). CONGRESSO LUSO- BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 6, 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006. TELLES, Norma. Encantações – Escritoras e imaginário literário no Brasil, século XIX. São Paulo: Intermeios, 2012. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. TELLES, Norma. Escritoras, escritas e escrituras. In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). In PRIORE, Mary Del (org.). História das História das História das História das História das mulheres no Brasil.mulheres no Brasil.mulheres no Brasil. mulheres no Brasil.mulheres no Brasil.mulheres no Brasil.mulheres no Brasil. mulheres no Brasil. mulheres no Brasil.mulheres no Brasil. mulheres no Brasil. 8ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.ed. São Paulo: Contexto, 2006. ed. São Paulo: Contexto, 2006.ed. São Paulo: Contexto, 2006. ed. São Paulo: Contexto, 2006.ed. São Paulo: Contexto, 2006. ed. São Paulo: Contexto, 2006. ed. São Paulo: Contexto, 2006. ed. São Paulo: Contexto, 2006.ed. São Paulo: Contexto, 2006. ed. São Paulo: Contexto, 2006. VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Vozes femininas do Oitocentos: o papel das preceptoras nas casas brasileiras. In. LÔBO, Yolanda; FARIA, Lia. (orgs.). Vozes femininas do Império e da República. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2008. VERONA, Elisa Maria. Da Feminilidade Oitocentista. 2007. 116f. Dissertação de (mestrado em História). Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista. WOOLF, Virginia. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Tradução Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2013. p.11por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4739/2016%20-%20%20Francismara%20%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11839/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19388/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25689/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32112/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38542/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44922/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51300/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57764/2016%20-%20Francismara%20de%20Oliveira%20Lelis.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1359
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-09T10:45:11Z No. of bitstreams: 1 2016 - Francismara de Oliveira Lelis.pdf: 2980217 bytes, checksum: 7d648305b08763627a67fa6fea461482 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-09T10:45:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Francismara de Oliveira Lelis.pdf: 2980217 bytes, checksum: 7d648305b08763627a67fa6fea461482 (MD5) Previous issue date: 2016-05-13eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Francismara de Oliveira Lelis.pdfDocumento principal2.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.