Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, Laíne Soares
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:18Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:18Z-
dc.date.issued2020-02-18
dc.identifier.citationMENDES, Laíne Soares. Vida elegante: as damas na sociedade da Belle Époque carioca (Rio de Janeiro - 1903 a 1914). 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13907-
dc.description.abstractO meu trabalho tem como objetivo central identificar e analisar as relações sociais e as hierarquias entre as damas da alta sociedade carioca. Ao mesmo tempo, historicizar os sentidos, imagens e referências que a imprensa do Rio de Janeiro, nos tempos da Belle Époque, atribuiu a essas mulheres. Por isso, a Belle Époque no contexto carioca foi focalizada, sobretudo a partir do advento do início da República no Brasil. Simultaneamente, identificarei e explorarei os sentidos atribuídos às damas e a relação histórica com a moda. Sugiro que essa última, a moda, atuou como um fator social de mudança fundamental na vida coletiva, além de possuir significação e distinção social, ou seja, se transformou em uma problemática para a sociedade e para a modernidade. Portanto, esse trabalho articulou três temas, Belle Époque Carioca, Moda e Condição Feminina. Para dar conta dos objetivos centrais, o gênero como categoria de análise tornou-se referência. Dessa maneira, é possível analisar as relações, hierarquias e tensões entre a considerada “moda masculina” e a “feminina”, efeitos de relações sociais, culturais e históricas. Paralelamente, busquei explorar a análise conceitual e a análise de discurso dos periódicos da época, utilizando como fonte principal a revista chamada A Vida Elegante – O Jornal das Senhoras. Assim, indago o porquê da imprensa, discurso basicamente masculino, produziu matérias, referências e imagens sobre as damas cariocas, analisando não só os sentidos atribuídos àquelas mulheres, como também questionando as condições de produção e circulação dos periódicos e técnicas de impressão.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBelle Époque cariocapor
dc.subjectModapor
dc.subjectCondição femininapor
dc.subjectFashioneng
dc.subjectFeminine conditioneng
dc.titleVida elegante: as damas na sociedade da Belle Époque carioca (Rio de Janeiro - 1903 a 1914)por
dc.title.alternativeElegant life: ladies in the Belle Époque carioca society (Rio de Janeiro - 1903-1914)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation has a main objective to identify and analize the social relations and hierarchies among the ladies of high society carioca. At the same time, historicize the senses, images and references that the Rio de Janeiro press, in the times Belle Epoque, attributed to these women. For this, the Belle Epoque in the context of Rio de Janeiro was focused, especially since the advent of the beggining of the Republic in Brazil. Simultaneously, I can identify and explore the senses attributed to the ladies and the relation with fashion. This last one, the fashion, will act as a social fator of fundamental change in collective life, besides possessing signification and social distinction, that is, it turned a problematic for society and for modernity. Therefore, this work articulated three themes, Belle Epoque Carioca, Fashion and Feminine Condition. To account for the above core objectives, gender as a category of analysis becomes reference. In this way, it´s possible to analyze the relations, hierarchies and tensions between the considered “masculine fashion” and the “feminine”, effects of social, cultural and historical relations. In parallel, I sought to explore conceptual analysis and discourse analysis of periodicals of the time, using as main source the magazine called A Vida Elegante – O Jornal das Senhoras. Thus, I inquire into the reason and why of the press, basically male speech, to produce material,references and images about the cariocas ladies, analysing not only the mean attributed to those women, but also questioning the conditions of production and circulation of periodicals and printing tecniques.eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Fabio Henrique
dc.contributor.advisor1ID144.373.218-47por
dc.contributor.referee1Lopes, Fabio Henrique
dc.contributor.referee2Santos, Rafael França Gonçalves dos
dc.contributor.referee3Brandão, Renata Rodrigues
dc.creator.ID116.427.207-12por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350992747637700por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesASSUNÇÃO, Beatriz Albarez de; ITALIANO, Isabel Cristina. Moda e vestuário nos periódicos femininos brasileiros do século XIX. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n.71, p. 232-251, 2018. AZEVEDO, André Nunes de. A grande reforma urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016. AZEVEDO NETO, Joachin. Uma outra face da Belle Époque Carioca: o cotidiano nos subúrbios nas crônicas de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011. BENCHIMOL, Jaime. Reforma urbana e revolta da Vacina na cidade do rio de Janeiro. In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo do liberalismo excludente: da proclamação da república à revolução de 1930. 2 ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1986. BLOM, Philipp. Os anos vertiginosos: Mudança e cultura no ocidente, 1900-1914. Rio de Janeiro: Record, 2015. BONADIO, Maria Claudia. Moda! Um perigo para as boas moças. Estudo sobre a imagem feminina (1900-1930). (Monografia em história), UEC, Campinas, 1996. ________. Moda: costurando mulher e espaço público. Estudo sobre a sociabilidade feminina na Cidade de São Paulo 1913-1929. Dissertação (mestrado), UNICAMP, Campinas, 2000. ________; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Alceu Penna e a construção de um estilo Brasileiro: modas e figurinos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.16, n.33, 2010. BORGES, Vavy Pacheco. Em busca de Gabrielle: séculos XIX e XX. São Paulo:Alameda, 2009. BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 5 ed., Rio de Janeiro: BestBolso, 2017. BURITI, Iranilson. Corpo feminino em detalhes: honra e modernidade no brasil dos anos 20 (século XX). Saeculum - revista de história, v.27, p. 143-151, 2012. BUTLER, Judith. Regulações de Gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 42, p.249-274, 2004. CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011. CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. CAUFIELD, Sueann. Em defesa da honra – modernidade, moralidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). Campinas, SP: Editora da UNICAMP/CECULT, 2000. CHALHOUB, Sidney. A Cidade Febril: Cortiços e Epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996. ________. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. 3 ed., Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. CHATAIGNIER, Gilda. História da Moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010. CORBIN, Alain. A relação íntima ou os prazeres da troca. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. (Org.). História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. DE SOUZA, Fernando Gralha. A Belle Époque Carioca: imagens da modernidade na obra de Augusto Malta (1900-1920), 2008. Dissertação (mestrado), UFJF, Juiz de Fora, 2008 DEL PRIORE, Mary. Conversas e histórias de Mulher. São Paulo: Planeta, 2013. D´INCAO, Maria Ângela. Mulher e família burguesa. In: Mary Del Priore (org.); Carla Bassanezi Pinsk (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2017. EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo - Volume 1. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011. FEIJÃO, Rosane. Moda e Modernidade na Belle Époque Carioca. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Edições Graal, 2011. FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48 ed., São Paulo: Global, 2003. FURTADO, Rafael Nogueira. Baudelaire e a modernidade: um diálogo entre Walter Benjamin e Michel Foucault. Kinesis, São Paulo, v.4, n.7, p.345-361, 2012. GORBERG, Marissa. Parc Royal: um magazine na modernidade carioca, 2013. Dissertação (mestrado), FGV, Rio de Janeiro, 2013. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro. DP&A, 2006. HARAWAY, Donna. Manifesto Cyborg: ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX. In: Tomaz Tadeu (org.). Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. KESSEL, Carlos. A vitrine e o espelho: O Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001. LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. LEE, Anna. O sorriso da sociedade: o crime que matou um tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. LESSA, Carlos. O Rio de todos os brasis. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 2005. LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo, Companhia das Letras, 2009. LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, v.22, n.3, p. 935-952, 2014. LURIE, Alison. A Linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. MACENA, Fabiana Francisca. Sobre a complexa “arte de prender maridos”: a construção da “verdadeira mulher” nas páginas da revista Fon-Fon (1907-1914). Caderno Espaço Feminino, v.23, n.1/2, p. 103-129, 2010. ________. Madames, mademoiselles, melindrosas: "feminino" e modernidade na revista Fon-Fon (1907-1914), 2010. Dissertação (mestrado), UNB, Brasília, 2010. MAIA, Claúdia de Jesus. A invenção da Solteirona: conjugalidade moderna e terror moral - Minas Gerais (1890-1948). Doutorado em História, UNB, Brasília, 2007. MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do Mundo Feminino. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da Vida Privada no Brasil – Volume 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. MARINS, Paulo César Garcez. Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da Vida Privada no Brasil – Volume 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. MATOS, Maria Izilda S. Estudos de gênero: percursos e possibilidades na historiografia contemporânea. Cadernos Pagu, v. 11, p. 67-75, 1998. MOUTINHO, Maria Rita, VALENÇA, Máslova Teixeira. A Moda no século XX. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2000. NEEDEL, Jeffrey D. – Belle Époque tropical: Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. NOVAES, Joana de Vilhena. Beleza e feiura: corpo feminino e regulação social. In: DEL PRIORE, M.; AMARANTINO, M. (Org.). História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011. OLIVEIRA, Claúdia de. As Pérfidas Salomés: o ideal feminino simbolista e a representação da mulher urbana nas ilustradas Fon-Fon1 e Para Todos - 1900-1930. XXIX Encontro annual da ANPOCS, 2005. PEDRO, Joana; SOIHET, Rachel. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História, v.27, n.54, p. 281-300, 2007. PERROT, Michelle. Escrever uma História das Mulheres. Cadernos Pagu, n.4, p. 9-28, 1995. PIRES, Isabelle. Entrevista com Fabiane Popiginis. Mosaico, v.7. n.11, 2016. PISSETTI, R. F.; SOUZA, C. F. Art Nouveau e Art Déco: confluências”. Revista Imagem, Caxias do Sul, v.1, n.1, p. 17-24, 2011. RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos Pagu, n.11, p. 89-98, 1998. RASPANTI, Márcia Pinna. Vestindo o corpo: breve história da indumentária e da moda no Brasil, desde os primórdios da colonização ao final do Império. In: DEL PRIORE, Mary; AMARANTINO, Marcia. (Org.). História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ________. O que ‘eles’ vestem: moda, vaidade e masculinidade. In: DEL PRIORE, Mary; AMARANTINO, Marcia. (Org.). História dos homens no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2013. SALIBA, Elias Thomé. A Dimensão Pública da vida Privada na República. In: SEVCENKO, Nicolau (Org). História da Vida Privada no Brasil - Volume 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. Masculinidade e virilidade entre a Belle Époque e a República. In: DEL PRIORE, M.; AMARANTINO, M. (Org.). História dos homens no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2013. SCHETTINI, Cristiana; e POPINIGIS, Fabiane. Empregados do comércio e prostitutas na formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro republicano. ArtCultura (UFU). v.11, p. 57-74, 2009. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v.20, n. 2, p. 71-99, 1995. SEVCENKO, Nicolau. A Capital Irradiante: técnicas, ritmos e ritos do Rio. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da Vida Privada no Brasil – Volume 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. ________. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2 ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2014. SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2014. SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História, v.27, n.54, p. 281-300, 2007. SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupa, memória, dor. 5 ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. VOLPI, Maria Cristina. Modos masculinos de vestir na Belle Époque Carioca. In: SIMILI, Ivana Guilherme.; BONADIO, Maria Cristina. (Org.). Histórias do vestir masculino: narrativas de moda, beleza, elegância. Maringá: Eduem, 2017. ________. Estilo urbano: modos de vestir na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018. WORSLEY, Harriet. Décadas de Moda – Desde 1900 hasta hoy. Barcelona: h.f.ullmann publishing GmbH, 2012. XIMENES, Maria Alice. Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. 2 ed., São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71902/2020%20-%20La%c3%adne%20Soares%20Mendes.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6258
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-24T18:06:51Z No. of bitstreams: 1 2020 - Laíne Soares Mendes.Pdf: 2651474 bytes, checksum: 966ca2fcbb6fc123d4cc921b3ae2e12b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T18:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Laíne Soares Mendes.Pdf: 2651474 bytes, checksum: 966ca2fcbb6fc123d4cc921b3ae2e12b (MD5) Previous issue date: 2020-02-18eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Laíne Soares Mendes.Pdf2.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.